Dosagem de fertilizantes


Foca

Recommended Posts

Oi Pessoal

 

Estou com umas dúvidas sobre com saber a quantidade de fertilizantes a utilizar e quando é que existe efectivamente necessidade de fertilizar sem correr o risco de estar a exagerar.

Pelo que sei existe o teste de ferro, mas é de facto esse o único nutriente que se deve medir ou existem outras formas de analise :shock:

 

É que tenho o meu AQ montado há duas semanas com bastantes plantas, coloquei debaixo do areão 8Kg de substrato da PRODAC, quando plantei as primeiras plantas coloquei mais uns comprimidos da JBL e ainda fertelizante líquido Plantamin, já cheguei a conclusão que exagerei porque as algas estão a aparecer. Estou a tentar minorar fazendo mudas de água diárias 10%.

 

Agadecia algum comentário sobre se estou a ir bem ou não.

 

 

Obrigado

FOCA

Salgados é que esta a dar

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

 

Agadecia algum comentário sobre se estou a ir bem ou não

Tirando o excesso de fertilizante acho que sim.

Não sei a quantidade nem o tipo de plantas que tens, mas deves colocar muitas plantas de crescimento rapido.

Podes tambem começar já a colocar peixes que comam as algas, e continua com as trocas de agua.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OK.

Ainda não comecei a colocar peixes porque axei que era muito cedo, mas já fiz análizes e os valores da amónia estão baixos e penso que já não deve haver problemas, só existe um senão é que comecei a injectar CO2 e queria intruduzir omax possível só que tenho medo de que venha a prejudicar os peixes. O aparelho de CO2 é um daqueles da NUTRAFIN de produção Biológica que dá para AQ de 180 Litros.

Poderá o CO2 em demasia vir a prejudicar os peixes :shock:

Abraços

FOCA

Salgados é que esta a dar

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OK

 

O meu PH é de 7.4

KG 4º

O CO2 na tabela dá 5 mgl

 

Isso quer dizer que devo injectar CO2 até atingir outros valores ou é o valor correcto para os valores de PH e KG que tenho, é que eu ainda não percebi muito bem.

 

FOCA

Salgados é que esta a dar

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Tens que aumentar o CO2.

Segundo o grafico o valor de CO2 deve estar entre 10 ppm e 20 ppm.

Ao adicionares CO2, o Ph tem tendencia para diminuir e o KH para aumentar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá mais uma vez

 

Fiquei mais ou menos esclarecido na maioria das questões mas ainda ficou a duvida sobre as formas de análize dos nutrientes,pelo que sei existe o teste de ferro, mas é de facto esse o único nutriente que se deve medir ou existem outras formas de analise e outros parametros que devem ser medidos.

 

Obrigado

FOCA

Salgados é que esta a dar

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o ferro é extremamente dificil de se medir, este ficam rapidamente na forma não solúvel Fe3+ (não acessivel pelas plantas)...

é o que acontece no meu aquário...

 

nunca consegui medir o ferro.

 

tenta ver as coisas desta maneira, o ferro e alguns outros traces são dos elementos menos usados pelas plantas (são chamados traces por isso), embora de todos os traces os ferro é o mais usado, mas não deixa de ser um trace...

 

se ainda não metestes peixes e tens CO2 (mesmo que seja entre 10 e 20, acima de 15 já é suficiente para se ter um aquário densamente plantado num instante), podes vir a ter problema com as plantas, é que elas consomem em largas quantidades outros elementos (nitrato/amónia/nitrito, fosfatos, magnésio, cálcio, etc...

sem peixes alguns destes valores andarão por baixo, (no caso da amónia é preferivel que ande por baixo...algas...).

 

eu não me preocuparia muito com fertilizante só de traces, desde que faças boas mudas de água e coloques traces q.b. para que este se mantenha em crescimento tudo bem...

 

eu comecei a reduzir a reduzir os traces e agora ando a usar nem 10% do que ponha...com os mesmo resultados.

:D

 

Abraços!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais