vitamina c


senna

Recommended Posts

Olá Senna!!!

 

Alguns aquaristas brasileiros colocam ração e artêmias em um recipiente contendo água doce com vitamina C efervescente, esperam algum tempo, depois separam a ração e as artêmias com uma redinha e as colocam no reef. Dizem que é bom para aumentar a resistência dos peixes doentes.

 

Nunca li nenhum artigo científico falando que isto realmente funciona.

Muitas pessoas também usam alho para aumentar a resistência dos peixes.

 

Por enquanto isto é muito empírico, precisamos de pesquisas sérias que realmente comprovem a eficácias destas técnicas.

 

Normalmente quando o peixe tem uma alimentação boa e variada, boa qualidade da água, além da ausência de fatores estressantes, ele se recupera sozinho no reef.

 

Abraços.

Eduardo Avelar

 

Conheçam o www.ipaq.org.br

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Eduardo Avelar!!!

 

pois essa do alho eu tb ja ouvi mas nao acredito, pois tenho ca disso e nao me parece que de resultados, acho que nem com os vampiros resulta. :P

 

acho que a vitamina C ate pode resultar, mas como nunca testei....ja tenho lido algumas coisas sobre isso, mas queria ouvir mais opinioes aqui da malta do forum, visto que o que tenho lido sobre isso é tudo nos EUA e UK.

se souberes de outros metodos de admnistracao das vitaminas diz.

 

obg

um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Senna!!!

 

Aqui no Brasil há um ditado popular: " o que não mata, engorda ".

Já ouvi alguns aquaristas dizendo que usam complexo vitamínico da mesma maneira que citei na mensagem anterior.

Como eu disse anteriormente, não existem estudos científicos provando a eficácia destes medicamentos, por enquanto eles estão se encaixando no ditado brasileiro.

 

Abraços

Eduardo Avelar

 

Conheçam o www.ipaq.org.br

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Vou postar um antigo topico do IPAq que escrevi

 

Encontrei uma referencia sobre o assunto

"Vitamin C has many beneficial properties, here are some of them:

 

detoxifies the livers of the fish. This may be really important if your fish were caught using the cyanide method, still too frequently practiced

prevents to a large degree bacterial infections from spreading rapidly and becoming sores on the body of fishes

can deal with minor outbreaks of common parasites and keep them from becoming widespread, negating the need to use other treatment to rid the fishes of them

builds up and strengthens the immune system of the fishes by allowing the evacuation of heavy metals, for instance

heals wounds

heals mouth rot scars

heals lesions from black spot disease

effective in combatting lateral line disease when used in the proper amounts (large dosages which are listed later)

effective in combatting hole-in-the-head disease, again, if used in large dosages (as explained later)

greatly reduces the outbreak of parasitic attacks as the fishes are strengthened and able to :D them off, thus preventing large scale parasitic infestations

cleans up the water to some degree

beneficial to most corals on which we have tried as well

can very safely be used in reef tanks. Many other medications cannot as many of you who have tried have experienced

much better than copper and/or antibiotics

safe for use in all aquariums, including reefs "

 

http://members.fortunecity.com/norbalt/

 

Existem alguns procedimentos para aclimatar antes os animais e cuidados a serem tomados antes de administrar vitamina C no reef, pois o mesmo não é encontrado normalmente em condições naturais

 

A Vit c é produzida em pequenas quantidade pelas plantas e no mar provavelmente exista em macro e micro algas. Seria esse um dos elementos que explicaria um dos motivos da debilidade de alguns animais em nossos reefs como o Powder Blue ??? Alguns animais não se alimentam de rações industrializadas e acabamos ofertando a eles apenas artemias ... que nutricionalmente são pobres.

 

Um links sobre tangs e Vit C

http://www.athiel.com/lib/tangs1.html

 

Tenho algumas ponderações qto ao uso direto no sump como prega o artigo, mas acho a idéia de aditivarmos artemias válida. Inclusive já houve um caso de sucesso reportado em outro forum no tratamento de parasitas

 

A Vitamina C tem importante ação anti-oxidante protegendo o organismo do estresse oxidativo, "conflito" máximo de ação deletéria dos radicais livres. Além disto, a vitamina C é essencial para a formação de colágeno (fibras de proteínas que mantêm as células unidas e formam tecidos conjuntivos).

 

Concordo que quantidades superiores a IRD (Ingestão Diaria Recomendada) são desnecessários, mas será que temos a quantidade adequada ??? Mesmo em doses elevadas a vitamina C não é considerada tóxica.

 

O maior problema que vejo na introdução direta de vitamina C em reefs seria a briga deste elemento com o PH, RA e ORP, isso no caso do ácido ascórbico, não sei com o ascorbato de sódio que seria uma Vit. C com proteção Gástrica...

 

Note-se que a maioria dos alimentos industrializados já possui este elemento adicionado, faço referencia principalmente a animais que se alimentem exclusivamente de artemias.

 

Já ouvi um relato de uma cura de um leather com esse metodo (adicionar diretamente),... mas apenas UM relato

Celso e-mail: celsois@ipaq.org.br

IPAq. Aquicultura e Aquariologia ao seu alcance. em www.ipaq.org.br

logo.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Recentemente vi o tal produto que tanto anunciam no tratamento de parasitas... confesso que ao ler a embalagem li na composição garlic + vitamina C.

 

SC4811.jpg

 

Garlic para os que nao conhecem na realidade eh o caldo que sobra qdo amassamos um dente de alho.

 

Sempre fui muito cético na administração deste produto, inclusive antes do falecimento do PBT tentei em vão seu uso...

 

Em vários artigos (advanced e reefkeeping) satirizam o uso do alho no combate a parasitas, na realidade parece que a lenda surgiu qdo começaram a comercializar um produto a base de alho com essa finalidade, mas nunca se comprovou sua real eficácia

 

O alho tem um efeito antibiotico, mas ele não aumenta a temperatura corporea nem a resistencia do peixe, seu principio ativo eh o Allicin (Dialil dissulfêto) um agente de largo-espectro contra Gram+ e Grama - bactérias. bem como algumas bacterias e protozoários, mas sua ação eh branda.

 

Entre suas propriedades destaca-se a facilidade em penetrar pelo tecido vivo e de certa forma ele ajuda a tratar as lesoes causadas pelos protozoarios (Cryptocaryon) e as infecções secundárias causadas por estes, mas existem alguns efeitos colaterais em seu uso tbem assim como toda terapia embora seje "natural"....

 

Exame foram feitos de algumas limitações e complicações qto ao uso de allicin, começando pela sua instabilidade e potencial para prejudicar o sistema circulatório do animal (pode produzir danos ao figado e hemoglobina).

 

Surtos de parasitismo normalmente acontecem qdo algo de errado debilita o sistema imunologico ou stress do animal, por isso com uma ótima qualidade da água e farta alimentação normalmente o peixe se recupera sozinho.

 

 

http://reefkeeping.com/issues/2003-10/sp/f...ature/index.htm

 

"My biggest problem with the use of garlic is the mythology that has developed regarding it. This all began quite simply and innocently. Kelly Jedlicki was studying the use of garlic as an intestinal dewormer. For those who don't know who Kelly is, she is affectionately referred to as the "Puffer Queen" as they are her favorite fishes and oftentimes are brought into the trade polluted with various worms. As I said, she was examining the effectiveness of garlic against nematodes and cestodes on impacted puffers when she noticed a general decrease in Cryptocaryon irritans incidence. Later on, she proposed feeding garlic to fish as a preventative for Cryptocaryon irritans. From there the legend of garlic has spread. Feeding garlic to fish is now an accepted cure for Marine Ich by some individuals. Furthermore, I have read of people merely hanging cloves of garlic in their tank in an effort to ward off the parasites, like some sort of bad vampire movie. And lastly, I have recently heard of a surprising number of hobbyists who soak their corals' food in garlic in an effort to combat possible pathogens when target feeding them. It goes to show that garlic has become an all-purpose wonder drug in some peoples' eyes based on little more than anecdotal observations."

 

Creio que o uso do garlic aumente o apetite do animal e indiretamente ajude em sua recuperação bem como de infecções secundárias que surjam durante a infestação, mas nao atribuo a cura de animais exclusivamente a este produto... engraçado que na reefcentral tem muito neguinho usando...

Celso e-mail: celsois@ipaq.org.br

IPAq. Aquicultura e Aquariologia ao seu alcance. em www.ipaq.org.br

logo.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No que respeita ao uso do alho, costumo esmagá-lo e misturar o líquido na comida dos peixes em períodos em que vejo algum(ns) ponto(s) branco(s). Se resulta ou não, não o posso dizer. O que é certo é que tenho mantido os pontos brancos erradicados do meu aquário, incluindo de cirurgiões como o A. leucosternon. É evidente que poderá ser motivado por outro tipo de factor, mas pelo sim, pelo não, vou continuar a usar este método.

Quanto à vitamina C, antigamente utilizava o Cebiolon (solução de vit.C vendida nas farmácias e vulgarmente administrada a crianças) e misturava também na comida dos peixes.

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

João

 

Entre suas propriedades destaca-se a facilidade em penetrar pelo tecido vivo e de certa forma ele ajuda a tratar as lesoes causadas pelos protozoarios (Cryptocaryon) e as infecções secundárias causadas por estes,

 

Eu atribuo ao Garlic um beneficio indireto e nao propriamente a cura do ictio.

 

Qto ao uso da Vitamina C... ela é muito instável na água e facilmente se perde... seu uso combinado com alimentos sim pode ser eficaz.

 

Qualquer falta de nutrientes eh prejudicial, mas nao significa que o excesso possa curar.

Celso e-mail: celsois@ipaq.org.br

IPAq. Aquicultura e Aquariologia ao seu alcance. em www.ipaq.org.br

logo.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

porquê tanta coisa sobre a vitamina c ?

 

não há duvida que é importante mas só por si é pouco .

 

as vit. não trabalham sozinhas .

 

eu no meu aquario uso vit. da boyd com esponja (unico que conheço com ela )que tem não só vit c em forma estável mas complexo b e amino-ácidos importantes para a sua assimilação .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

eu no meu aquario uso vit. da boyd com esponja (unico que conheço com ela )que tem não só vit c em forma estável mas complexo b e amino-ácidos importantes para a sua assimilação .

 

Também uso essas vitaminas há alguns anos (nas duas versões, água doce e salgada) -> Vita-chem.

Não sei se segues o que diz na embalagem (deitar umas gotas na água, acho que 1 vez por semana), mas se o fazes aconselho-te a deixar de fazer e a juntar as vitaminas apenas na comida, em grandes quantidades.

Uma boa técnica para "ensopar" bem a comida congelada com vitaminas, é descongelar numa rede de malha muito fina e secar posteriormente com um papel ou pano por baixo da rede. A comida fica mais seca, e absorve melhor as vitaminas...

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

nas instruções tambem dizem para pôr as vit. na comida em vez da água se quizer . mas melhor ainda do que a comida congelada é o granulado ou flocos,( apesar dos flocos ficarem muito pastoso ew não gosto ) pois absorve mais que a congelada ou então numa comida da omegaone que é artémia seca em cubos . poem-se as gotas que se quer e vê-se elas deasparecerem todas chupadas pelos cubos .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais