Primeiro aqua, muitos erros, muitas dúvidas


RonDeco

Recommended Posts

Obrigado a todos neste forum.

Sou completamente novo neste mundo e estou a iniciar a minha aprendizagem. Como quero fazer as coisas bem tenho devorado este forum que tem sido uma grande fonte de ensinamentos para mim. Este fim de semana lá montei o meu aquário, depois de ter gasto umas massas, bem mais do que o que estava à espera. No início pensei que isto fosse só comprar o aqua, meter água, aquecê-la e meter peixes..... Já vi que estou enganado e estou fascinado. Bom vamos ao que interessa. O meu setup é o seguinte:

 

Aquário

Data de montagem 14.03.2015

 

Dimensões 80x40x40 - 128L

Filtro Eheim Ecco pro 200

Termostato aquecedor Eheim 150w - 25 graus

Co2 Kit Ista co2 0,5l

Iluminação Calha Boyu PLB 80H, 2x 36w PLL

 

Hardscape

 

Subtrato fértil ELOS Mineral Bottom 5L

Substrato não fértil ELOS Terra Black 9L

Tronco Tronco Tanwood

Pedras Dragonstones x 2

 

Flora

 

Ludwigia repens 4 pés

cryptocoryne costata 4 pés

cryptocoryne wendtii 1 pé

pogostemon helferi 2 pé

pogostemon octopus 3 pés

Nymphaea Lotus bulb 1 bolbo

Feto de java 3 pés no troco

Hemianthus "Cuba" várioa pés

 

Fica aqui uma foto do aqua. Fica a ressalva que eu de decoração não percebo nada. Coloquei as plantas onde achei que ficariam bem quando crescerem...

 

IMG_6859_zps2ax98z0h.jpg

 

Bom, alguns erros de iniciante que fiz. Coloquei o substrato fértil e depois o substrato não fértil por cima. Quando enchi o aqua, não tive o cuidado suficiente e os substratos remexeram um bocado (vê-se na imagem) o que me turvou a água com um tom esbranquiçado. Estava mesmo tudo turvo. Fiz uma troca de água, quase completa, mas ainda se nota. espero que passe.

Outro erro que fiz e já corrigi foi o seguinte. Quando enchi o aqua o tronco começou a boiar. Bom, para resolver o caso amarrei uma pedra de mármore na base. Depois li que isso não deve ser feito pq altera muito o ph da água. Por isso, quando fiz a troca de água retirei essa pedra e aproveitei para ferver as pedras (dragonstone, acho eu) e o tronco, que não tinha feito, e coloquei uma das pedras em cima do tronco... Pergunto se o tronco vai boiar sempre ou se com o tempo vai ficar no fundo do aqua para eu poder por a pedra noutro sítio.

 

Quanto à flora, que percebo ainda menos, coloquei umas plantas que gostei e que me aconselharam na loja sem saber muito bem no que me vou meter. Espero que sejam de tratamento fácil... logo se vê.

Encomendei já os testes básicos (amónia, nitritos, nitratos, Ph e Kh) que devem chegar para a semana.

 

O aqua está a ciclar e assim ficará algum tempo até sentir o aqua estável e os testes me indicarem que posso começar a meter peixes.

 

Dúvidas:

- Face ao meu setup, que quantidade de CO2 devo usar (bolhas por minuto, acho eu)

- Durante o ciclo deve-se ou não trocar parcialmente a água.

- Devo colocar algum produto anti-cloro (já me recomendaram um da Sera)...

- Quantas horas de luz devo ter ligado?

 

Bem, qualquer ajuda, comentário, correcção, sugestão ou crítica são bem vindas.

Quero mesmo aprender.

Lourenço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Sê muito bem-vindo.

Para já dou-te os meus parabéns pela atitude de modéstia.

Tomara eu que todos os iniciados conseguissem ter aquários tão bonitos, que pesquisassem tanto e que dessem tanta informação.

 

 

Em relação às tuas questões:

1) CO2 - Não sou o mais indicado para falar disso. Não uso CO2.

2) Ciclo - Sou de opinião que as TPA's não devam ser feitas durante o ciclo, pois irão afectar a formação das colónias de bactérias.

3) Anti-cloro - Não uso anti-cloro. Prefiro deixar a água a "envelhecer" em garrafões.

4) Foto-período - Creio que um foto-período de 8 horas seja o mais comum. Poderá, pontualmente, haver plantas que necessitem de mais.

Discus,Escalares e outros amazonenses de um meu amigo DJ-vivaldi

 

"De nada serve tentar ajudar quem não se ajuda a si mesmo."

Confúcio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bem vindo a este hobby que também para mim é fascinante,

 

Desde já os meus parabéns pelo aquário bonito que montaste, as pedras são bonitas (vai tomando cuidado com o ph, se vires que este está a subir é provável que as pedras sejam calcárias) , se fosse meu o aquário somente colocaria o tronco no meio (em relação ao tronco, ele irá perder a sua flutuabilidade quando a madeira absorver a água, fazendo com fique mais pesado, recentemente montei um novo aquário e tive de colocar os troncos dentro da banheira dois a 3 dias antes de o montar).

Dúvidas:

- Face ao meu setup, que quantidade de CO2 devo usar (bolhas por minuto, acho eu) - Não te sei responder, uma vez que não uso co2 nos meus aquários, mas garanto-te que pelo menos nos meus aquários não sinto necessidade de adicionar co2 e consigo manter as plantas bem verdinhas. No entanto há aquariofilistas que não dispensam a adição de co2, pelo que verás futuramente que isto da aquariofilia não é uma ciência exacta, dependende bastante de pessoa para pessoa.

 

- Durante o ciclo deve-se ou não trocar parcialmente a água - Há quem vá fazendo trocas parciais durante a estabilização do aquário e há quem não as faça, uns dizem que não se deve fazer trocas parciais, por exemplo quando se adiciona bactérias através de produtos, uma vez ao fazer as trocas parciais está se a desperdiçar o produto. Eu no meu caso, fiz trocas parciais e não foram poucas, adicionei bactérias e passados 3 dias adicionei os primeiros peixes, claro que o aquário não estava estabilizados e os indices da amonia subiram, daí a necessidade de efectuar trocas parciais. No teu caso se não vais adicionar peixes para já, não vejo necessidade de o fazeres.

 

- Devo colocar algum produto anti-cloro (já me recomendaram um da Sera)..- É obrigatório o uso de um anti-cloro( esse da sera que mencionas é o que eu tenho é bastante bom) é obrigatório no caso de usares água da torneira para colocar no aquário de modo a retirares o cloro, as cloraminas e os metais pesados (todos eles bastantes prejudiciais ao nossos peixinhos) no caso de usares água engarrafada, não precisas de usar anti-cloro.

 

- Quantas horas de luz devo ter ligado? O ideal são as 8 horas diárias, para que consigamos "imitar" ao máximo o que se passa na natureza.

 

Espero ter ajudado...

Editado por smld4898
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelos comentários, claro que ajudam.

A minha dúvida em relação às luzes tem a ver com o sítio onde o aquário está que, apesar de não receber luz directa do sol, é bastante iluminado e recebe a luz do dia normal. Por isso imaginei que se calhar não fosse necessário tanto tempo de luz. Mas já percebi que isto é para se ir aprendendo e fazendo conforme as plantas evoluírem.

A minha preocupação agora tem a ver com a água pouco cristalina, no início mesmo muito turva. Tenho a certeza que foi da forma pouco cuidada com que meti a água no aquário o que remexeu o substrato fértil. Estou esperançado que a coisa melhore e a água fique completamente limpa. Também já retirei todo o substrato fértil (bolinhas brancas) do cimo pois li que é meio caminho andado para aparecerem algas mais tarde.

Como vou para fora e só regresso no dia 31 só tenciono adicionar os peixinhos por essa altura.

Vou fazendo o update.

Lourenço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

 

 

Eu no meu caso, fiz trocas parciais e não foram poucas, adicionei bactérias e passados 3 dias adicionei os primeiros peixes, claro que o aquário não estava estabilizados e os indices da amonia subiram, daí a necessidade de efectuar trocas parciais.

 

 

 

Claro que os níveis de amónia subiram.

E devem atingir um pico até por volta dos 12 dias.

É nessa altura que as bactérias nitrosomonas se instalam e começam a transformar a amónia em nitrito.

A partir dessa etapa, começam a estabelecer-se as bactérias nitrobacter, que vão transformar o nitrito em nitrato.

Só após os valores dos nitritos atingirem um pico, é que o ciclo se pode considerar concluído e começar a colocar os peixes.

 

n-cycle.gif

Se efectuares trocas durante o ciclo as bactérias não se vão instalar, e o aquário não ficará com o ciclo do azoto concluído.

 

Ainda não tinha visto alguém a aconselhar a colocação dos peixes ao terceiro dia...

 

 

 

É obrigatório o uso de um anti-cloro

 

 

Também não posso concordar com esta obrigatoriedade.

Há quem use o anti-cloro, assim como quem não use. Dependerá de cada um.

Pela pouca experiência que terei, basta deixar a água num recipiente destapado, durante umas 24 horas, para que o cloro se evapore.

 

 

Agradecia que os moderadores, me corrigissem, caso eu esteja a dizer alguma barbaridade.

Editado por capagebe

Discus,Escalares e outros amazonenses de um meu amigo DJ-vivaldi

 

"De nada serve tentar ajudar quem não se ajuda a si mesmo."

Confúcio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois já vi que o cloro tem que ser eliminado, ou com produtos ou deixando a água a respirar... Mas como eu enchi o meu aqua directamente da torneira se calhar é melhor adicional produto anti-cloro.

Quanto às TPA durante o ciclo continuo com dúvidas. Percebo a razão pela qual não faça tpa durante o ciclo. O que me causou confisão é o site da Trópica, que tenho lido, que diz que ao fim do 3º e 7º .... dias se deve fazzer troca parcial. Deixo o link a seguir.

 

http://tropica.com/en/guide/get-the-right-start/tropica-app/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá capagebe,

 

Penso que me percebeu mal, eu não aconselhei ninguém a colocar peixes no aquário passados 3 dias da montagem, eu é que fiz isso e devo dizer que que coloquei 2 danio zebra que são conhecidos por ser bastante resistentes, num aquário de 200l, peixes esses que se encontram no meu aquário e bastante saudáveis.

 

O meu intuito era mesmo de criar o pico de amonia para as primeiras bactéria (que por acaso não sabia o nome delas mas agradeço a informação ) Nitrosomonas começarem a converter a amonia em nitritos,

 

Uma pergunta para ti como é que fazes para que amónia apareça no aquário? Sem amónia não há bacterias nitrosomonas correcto? A mim ensinaram-me que seria através da colocação de um peixe para que este comece a produzir matéria orgânica responsável pelo aparecimento de amónia no aquário, ou então através da adição de comida.

 

Relativamente á adição de anti-cloro, primeiro não o coloco directamente no aquário, mas sim nos garrafões de agua da torneira antes de os colocar no aquário para que assim não prejudique os peixes que já se encontram no interior do aquário. Segundo os produtos anti-cloro não se resumem á remoção/eliminação de cloro na água, pelo menos o que uso remove o cloro, as cloraminas e os metais pesados.

Pergunta para ti capagebe, como é que removes as cloraminas e os metais pesados da água? pelo que sei, ao deixar a água repousar nos garrafões durante alguns dias somente faz com que o cloro se evapore da água, no entanto as cloraminas e os metais pesados permanecem na mesma.

Devo confessar que também eu fazia assim logo quando comecei nisto da aquariofilia, deixava apenas a água repousar durante uns dias e depois colocava a água no aquário, depois lá aconteciam os dissabores, lá apareciam alguns peixinhos mortos após as tpa.

 

Temos de ter em conta os peixes que temos no aquário, se forem peixes resistentes como os danios ou do mesmo genero de peixe, os cuidados a ter são menores, no caso de possuir peixes como discos ou ramirezis, peixes que são bastante sensiveis, os cuidados têm de ser redobrados, daí que a adição de produtos que removam substâncias nocivas aos peixes seja essencial e obrigatória.

Uma vez mais ressalvo que no caso de uso de agua engarrafada não seja necessária a adição de anti-cloros, mas por vias das dúvidas...

 

Espero ter te elucidado sobre a minha opinião e a minha maneira de praticar aquariofilia. Que irá variar de aquariofilistas para aquariofilista.

 

Caso esteja a errado peço aos mais entendidos que corrigam, uma vez que o sabe tudo não existe e estamos todos os dias a aprender.

 

Editado por smld4898
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Respondendo por partes:

 

a) Para que se inicie a formação da amónia, muitos acham que se deite um pouco de comida, que ao ser degradada por fungos, irá produzir amónia.

Outros indicam que se coloque um único peixe resistente. ( acho preferível a primeira opção)

 

b) Posso estar a dar uma grande argolada, porque nem sou Químico, mas, pelo que tenho lido, a cloramina forma-se pela reacção do cloro com a amónia.

Uma vez eliminado o cloro por evaporação, a cloramina fica fora da equação.

 

c) Um anti-cloro é mais uma (ou mais) substância química a introduzir no aquário. Na minha opinião, quanto menos químicos, melhor. Chegado aqui, perguntaria eu: será que aconselhas o uso de carvão activado, para retirar os combinados da precipitação do cloro com o anti-cloro, durante o ciclo do azoto?

 

d) Este tópico foi iniciado pelo RonDeco, que se está a iniciar na aquariofilia e não tem Discus no seu aquário ( nem eu ache que sejam indicados para principiantes).

 

e) Continuo a achar que a palavra "Obrigatório" é demasiado castrante. Conheço muitos aquarófilos experimentados (criadores de discus, inclusive) que não usam quaisquer anti-cloro e têm peixes saudáveis.

 

f) Quem me conhece minimamente, sabe que eu não me considero nenhum "SABE TUDO" e que deixo sempre a escolha ao critério de cada um. VIVA A LIBERDADE.

Se assim não fosse, talvez então eu dissesse que consideraria OBRIGATÓRIO não usar anti-cloro.

Editado por capagebe

Discus,Escalares e outros amazonenses de um meu amigo DJ-vivaldi

 

"De nada serve tentar ajudar quem não se ajuda a si mesmo."

Confúcio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois já vi que o cloro tem que ser eliminado, ou com produtos ou deixando a água a respirar... Mas como eu enchi o meu aqua directamente da torneira se calhar é melhor adicional produto anti-cloro.

Quanto às TPA durante o ciclo continuo com dúvidas. Percebo a razão pela qual não faça tpa durante o ciclo. O que me causou confisão é o site da Trópica, que tenho lido, que diz que ao fim do 3º e 7º .... dias se deve fazzer troca parcial. Deixo o link a seguir.

 

http://tropica.com/en/guide/get-the-right-start/tropica-app/

 

 

Nesse tópico mencionam o uso de camarões durante o ciclo. Talvez nessa situação seja diferente...Não tenho experiência com camarões, nem durante o ciclo, nem após.

Discus,Escalares e outros amazonenses de um meu amigo DJ-vivaldi

 

"De nada serve tentar ajudar quem não se ajuda a si mesmo."

Confúcio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou a ficar preocupado. A água está a ficar toda turva e quase não se vê o fundo.

Estou convencido que foi da forma como meti a água que remexeu o fundo, misturando o substrato fértil (Elos Bottom) e o Substrato não fértil (Elos terra black). Já li que o substrato fértil não pode estar em contacto com a água pois alés de a turvar, é meio caminho andado para aparecerem algas. Cada dia que passa tem ficado pior.

Deixo aqui uma foto.

 

IMG_6889_zps5dizfypd.jpg

 

Confesso que não sei o que fazer. Já ponderei várias soluções: esperar que passe, fazer TPA's, deitar os substratos todos fora e voltar ao início, comprar areão e colocar por cima dos substratos...

Enfim, queria ver tudo limpinho......

Aconselham?

Editado por RonDeco
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas RonDeco

 

Desde já parabéns pelo projeto que está a ficar muito bom..

Em relação á água não será o tronco que ainda esteja a libertar tamino?

 

Não faço ideia do que é tamino, mas o tronco está a ficar com uma fina camada esbranquiçada. Achas que pode ser a causa da água turva?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas RonDeco.

 

Sendo eu um principiante que sei tanto ou menos que tu (basta leres o meu tópico), penso que o problema aí é a dissolução dos taninos do "tronco" (como já te disseram anteriormente), eu tenho um parecido a esse mas avisaram-me que para estar nas devidas condições teria de passar pelo menos um mês,porque iria escurecer bastante a água e poderia não afundar na primeira semana, daí eu ter comprado um que já estava há 2 meses dentro de um aquário. Quanto a essa camada esbranquiçada creio que é um fungo que te vai aparecer nos primeiros tempos, sugiro que o laves e que o removas bem com uma escova de dentes (pelo menos foi isto que me disse alguém que considero experiente neste tema). Se estou a dizer algo de errado espero que alguém me corrija porque sou apenas um mero "rookie".

 

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou lavar o tronco e limpar a camada esbranquiçada. Depois, como vou esta semana para fora, quando regressar vejo como estão as coisas e logo decido o que fazer.

Vou dando notícias.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A água branca é devido ao boom bacteriano muito normal no início, não te preocupes que desaparece, esse esbranquiçado no tronco também é normal. Vai aspirando nas tpa. Otocinclus, ancistrus e caridinas costumam comer isso.

Deves fazer tpa para eliminar o que está a mais na coluna de água, ao não fazeres estás a potenciar o aparecimento de algas. Não te preocupes que não afecta a colónia de bactérias, até porque elas estão em todo lado. Convém retirares o cloro nas tpa para evitar matar a colónia de bactérias para já.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um pequeno update. Regressado de mini-férias verifiquei que:

  • As plantas estão a crescer bem, principalmente a Ludwigia repens que está espetacular, acho eu, claro.
  • Acrescentei uma anúbia Barteri var nana, que já sei que fiz asneira porque não deve ser enterrada mas pousada ou presa a pedra ou tronco.
  • A água está menos turva
  • O Co2 tem um problema qualquer porque a garrafa de 0,5l acabou em 10 dias, com 2 bolhas por segundo. Já a dificil regulação me fez supor que tinha um problema qualquer, talvez uma fuga. tenho que ver.
  • A camada esbranquiçada e do tronco aumentou exponencialmente (estou preocupado)
  • Chegados os teste verifiquei que o Ph anda pelos 7 e o Kh anda pelos 6, valores dentro da normalidade, acho eu. No fim-de-semana farei os testes de amonia.

Deixo aqui algumas fotos:

IMG_7584_zpshx1ws21l.jpg

 

IMG_7587_zpsoi2xauwm.jpg

 

IMG_7589_zpscdsoroub.jpg

 

Tenciono:

  • Fazer tpa no fim-de-semana (30%) e nessa altura retirar o tronco para o limpar.
  • Prender a anúbia ao tronco
  • Introduzir 2 ou 3 peixes limpadores de algas para acelerar o ciclo (talvez comedores de algas chinês ou siamês).

Obrigado a todos pelas dicas e, como sempre, agradeço críticas e sugestões.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Tem calma com a introdução dos peixes, para depois não teres dissabores.

O teu ciclo só irá estar completo depois de ultrapassado o pico máximo dos nitritos. Pelas minhas contas de merceeiro, só lá para meados de Abril.

Deverias ir medindo os níveis de nitritos. Só quando começarem a diminuir é que o ciclo acaba.

Se os peixes entrarem antes...o mais certo é a morte.

Discus,Escalares e outros amazonenses de um meu amigo DJ-vivaldi

 

"De nada serve tentar ajudar quem não se ajuda a si mesmo."

Confúcio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Tem calma com a introdução dos peixes, para depois não teres dissabores.

O teu ciclo só irá estar completo depois de ultrapassado o pico máximo dos nitritos. Pelas minhas contas de merceeiro, só lá para meados de Abril.

Deverias ir medindo os níveis de nitritos. Só quando começarem a diminuir é que o ciclo acaba.

Se os peixes entrarem antes...o mais certo é a morte.

 

Já limpei o tronco e amarrei a anúbia a ele. Achas que ainda é demasiado cedo para por 2 peixes? Já está a ciclar há cerca de 10 dias. Não acelera o ciclo?

Vou ver como andam amónia e nitritos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá boa noite,

 

Tenho um aquário em ciclo desde o dia 16 de março. Portanto estou mais ou menos " a par e passo" do teu. O meu um bocadinho bem mais plantado do que o teu. O único conselho que te posso dar é que deixes o ciclo completar-se, o que com plantas pode demorar um pouco mais. E para que tal aconteça convém fazeres um pouco de "sujeira" no aquário, não com peixes mas experimenta comida de peixes e uns caracóis (planorbis rubrum ou umas neritinas). São bons a produzir matéria orgânica e ajudam-te na limpeza de algas.

Se não acrescentares matéria orgânica que se transforme em amónia (mais do que aquela que as plantas consomem ) o ciclo vai demorar mais...

Cuba não é um tapete fácil para início...Monte Carlo; Eleocharis Parvula bem mais simples ou Marsilea Hirsuta que muito bonita e cresce bem rápido.

Ainda estou a aprender ...espero ter ajudado

Até já

Editado por JotaCruz
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois. Vou esperar mais um pouco... A vontade de os ver a mexer é muita e esperar um mês num primeiro aquário...

Quanto ao tapete pus o Cuba porque era o único que a loja tinha. Mas fui avisado que não era um tapete fácil. Mas acho que pegou bem e está a crescer. Vou esperar um pouco mais e ver como se desenvolve. Se não se desenvolver ponho outro mais fácil que cresça melhor.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Como está essa aquariofilia?? Tenho curiosidade em saber e ver como está o teu projecto uma vez que começámos ao mesmo tempo com esta 'pancada' e com bastantes duvidas em comum creio eu...

 

Cumprimentos

 

Guilherme Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.