RonDeco

Membro
  • #Conteúdo

    12
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Tudo publicado por RonDeco

  1. Pois. Vou esperar mais um pouco... A vontade de os ver a mexer é muita e esperar um mês num primeiro aquário... Quanto ao tapete pus o Cuba porque era o único que a loja tinha. Mas fui avisado que não era um tapete fácil. Mas acho que pegou bem e está a crescer. Vou esperar um pouco mais e ver como se desenvolve. Se não se desenvolver ponho outro mais fácil que cresça melhor.
  2. Já limpei o tronco e amarrei a anúbia a ele. Achas que ainda é demasiado cedo para por 2 peixes? Já está a ciclar há cerca de 10 dias. Não acelera o ciclo? Vou ver como andam amónia e nitritos.
  3. Um pequeno update. Regressado de mini-férias verifiquei que: As plantas estão a crescer bem, principalmente a Ludwigia repens que está espetacular, acho eu, claro. Acrescentei uma anúbia Barteri var nana, que já sei que fiz asneira porque não deve ser enterrada mas pousada ou presa a pedra ou tronco. A água está menos turva O Co2 tem um problema qualquer porque a garrafa de 0,5l acabou em 10 dias, com 2 bolhas por segundo. Já a dificil regulação me fez supor que tinha um problema qualquer, talvez uma fuga. tenho que ver. A camada esbranquiçada e do tronco aumentou exponencialmente (estou preocupado) Chegados os teste verifiquei que o Ph anda pelos 7 e o Kh anda pelos 6, valores dentro da normalidade, acho eu. No fim-de-semana farei os testes de amonia. Deixo aqui algumas fotos: Tenciono: Fazer tpa no fim-de-semana (30%) e nessa altura retirar o tronco para o limpar. Prender a anúbia ao tronco Introduzir 2 ou 3 peixes limpadores de algas para acelerar o ciclo (talvez comedores de algas chinês ou siamês). Obrigado a todos pelas dicas e, como sempre, agradeço críticas e sugestões.
  4. Vou lavar o tronco e limpar a camada esbranquiçada. Depois, como vou esta semana para fora, quando regressar vejo como estão as coisas e logo decido o que fazer. Vou dando notícias.
  5. Não faço ideia do que é tamino, mas o tronco está a ficar com uma fina camada esbranquiçada. Achas que pode ser a causa da água turva?
  6. Estou a ficar preocupado. A água está a ficar toda turva e quase não se vê o fundo. Estou convencido que foi da forma como meti a água que remexeu o fundo, misturando o substrato fértil (Elos Bottom) e o Substrato não fértil (Elos terra black). Já li que o substrato fértil não pode estar em contacto com a água pois alés de a turvar, é meio caminho andado para aparecerem algas. Cada dia que passa tem ficado pior. Deixo aqui uma foto. Confesso que não sei o que fazer. Já ponderei várias soluções: esperar que passe, fazer TPA's, deitar os substratos todos fora e voltar ao início, comprar areão e colocar por cima dos substratos... Enfim, queria ver tudo limpinho...... Aconselham?
  7. Pois já vi que o cloro tem que ser eliminado, ou com produtos ou deixando a água a respirar... Mas como eu enchi o meu aqua directamente da torneira se calhar é melhor adicional produto anti-cloro. Quanto às TPA durante o ciclo continuo com dúvidas. Percebo a razão pela qual não faça tpa durante o ciclo. O que me causou confisão é o site da Trópica, que tenho lido, que diz que ao fim do 3º e 7º .... dias se deve fazzer troca parcial. Deixo o link a seguir. http://tropica.com/en/guide/get-the-right-start/tropica-app/
  8. Obrigado pelos comentários, claro que ajudam. A minha dúvida em relação às luzes tem a ver com o sítio onde o aquário está que, apesar de não receber luz directa do sol, é bastante iluminado e recebe a luz do dia normal. Por isso imaginei que se calhar não fosse necessário tanto tempo de luz. Mas já percebi que isto é para se ir aprendendo e fazendo conforme as plantas evoluírem. A minha preocupação agora tem a ver com a água pouco cristalina, no início mesmo muito turva. Tenho a certeza que foi da forma pouco cuidada com que meti a água no aquário o que remexeu o substrato fértil. Estou esperançado que a coisa melhore e a água fique completamente limpa. Também já retirei todo o substrato fértil (bolinhas brancas) do cimo pois li que é meio caminho andado para aparecerem algas mais tarde. Como vou para fora e só regresso no dia 31 só tenciono adicionar os peixinhos por essa altura. Vou fazendo o update. Lourenço
  9. Obrigado a todos neste forum. Sou completamente novo neste mundo e estou a iniciar a minha aprendizagem. Como quero fazer as coisas bem tenho devorado este forum que tem sido uma grande fonte de ensinamentos para mim. Este fim de semana lá montei o meu aquário, depois de ter gasto umas massas, bem mais do que o que estava à espera. No início pensei que isto fosse só comprar o aqua, meter água, aquecê-la e meter peixes..... Já vi que estou enganado e estou fascinado. Bom vamos ao que interessa. O meu setup é o seguinte: Aquário Data de montagem 14.03.2015 Dimensões 80x40x40 - 128L Filtro Eheim Ecco pro 200 Termostato aquecedor Eheim 150w - 25 graus Co2 Kit Ista co2 0,5l Iluminação Calha Boyu PLB 80H, 2x 36w PLL Hardscape Subtrato fértil ELOS Mineral Bottom 5L Substrato não fértil ELOS Terra Black 9L Tronco Tronco Tanwood Pedras Dragonstones x 2 Flora Ludwigia repens 4 pés cryptocoryne costata 4 pés cryptocoryne wendtii 1 pé pogostemon helferi 2 pé pogostemon octopus 3 pés Nymphaea Lotus bulb 1 bolbo Feto de java 3 pés no troco Hemianthus "Cuba" várioa pés Fica aqui uma foto do aqua. Fica a ressalva que eu de decoração não percebo nada. Coloquei as plantas onde achei que ficariam bem quando crescerem... Bom, alguns erros de iniciante que fiz. Coloquei o substrato fértil e depois o substrato não fértil por cima. Quando enchi o aqua, não tive o cuidado suficiente e os substratos remexeram um bocado (vê-se na imagem) o que me turvou a água com um tom esbranquiçado. Estava mesmo tudo turvo. Fiz uma troca de água, quase completa, mas ainda se nota. espero que passe. Outro erro que fiz e já corrigi foi o seguinte. Quando enchi o aqua o tronco começou a boiar. Bom, para resolver o caso amarrei uma pedra de mármore na base. Depois li que isso não deve ser feito pq altera muito o ph da água. Por isso, quando fiz a troca de água retirei essa pedra e aproveitei para ferver as pedras (dragonstone, acho eu) e o tronco, que não tinha feito, e coloquei uma das pedras em cima do tronco... Pergunto se o tronco vai boiar sempre ou se com o tempo vai ficar no fundo do aqua para eu poder por a pedra noutro sítio. Quanto à flora, que percebo ainda menos, coloquei umas plantas que gostei e que me aconselharam na loja sem saber muito bem no que me vou meter. Espero que sejam de tratamento fácil... logo se vê. Encomendei já os testes básicos (amónia, nitritos, nitratos, Ph e Kh) que devem chegar para a semana. O aqua está a ciclar e assim ficará algum tempo até sentir o aqua estável e os testes me indicarem que posso começar a meter peixes. Dúvidas: - Face ao meu setup, que quantidade de CO2 devo usar (bolhas por minuto, acho eu) - Durante o ciclo deve-se ou não trocar parcialmente a água. - Devo colocar algum produto anti-cloro (já me recomendaram um da Sera)... - Quantas horas de luz devo ter ligado? Bem, qualquer ajuda, comentário, correcção, sugestão ou crítica são bem vindas. Quero mesmo aprender. Lourenço
  10. Pelos vistos apresentei-me no sítio errado. Sou o Lourenço, 41 anos, Leça da Palmeira. Tenho memórias de na minha infância ter 2 aquários lá por casa dos meus pais com peixinhos grandes e pequenos e de muitas cores. Memórias bonitas. Há uns meses que ando a namorar a ideia de montar uma aqua cá em casa mas sou completamente iniciado. Estou a ler e a pesquisar antes de fazer o que quer que seja. Vou partilhando o que for fazendo.
  11. Olá a todos, Sou novato nestas andanças. Tenho 41 anos e lembro-me que na minha infância havia 2 aquários com muitos peixinhos de todas as cores... memórias bonitas. Há uns meses que meti na cabeça que vou montar um aquário cá em casa e ando a ler e a pesquisar antes de me meter nestes andanças. Vou partilhando o que for aprendendo.