Hidrópsia


btrca

Recommended Posts

Boa noite a todos,

 

 

Queria só partilhar convosco a minha experiência com este sintoma:

 

 

Apesar de surgir em muitos locais como uma doença, a hidrópsia é uma condição com causa incerta e variada que cursa com retenção de líquidos e edema generalizados dos tecidos moles. Isto causa o levantamento das escamas do peixe, o inchaço da barriga com uma eversão do recto do peixe. Em casos mais graves, até a câmara anterior do olho edemacia, dando impressão de olhos inchados na porção transparente.

 

 

Sendo médico, estas coisas das doenças mexem comigo e estava farto de ver mezinhas caseiras. Então fui investigar.

 

 

Segundos os artigos mais recentes publicados, uma boa parte das hidrópsias são causadas por bactérias prevalentes em água quente, podendo por vezes ser causada por parasitas, fungos ou mesmo alterações anatómicas dos peixes (volvos intestinais, tumores, etc.). Na mais recente literatura, a bactéria mais frequente é a Pseudomonas puntacta, um organismo muito prevalente em água quente. A título de curiosidade, é uma subespécie das bactérias que causam infecções hospitalares altamente resistentes à antibioterapia.

 

 

Confirmei com a EPAL (aqui em Lisboa) que esta bactéria é muito prevalente na rede de esgotos local, sendo inofensiva para seres humanos, podendo até ser comensal.

 

 

Acontece que esta bactéria, por ser em princípio "virgem de antibióticos", é relativamente sensível aos antibióticos de primeira linha que se utilizam em seres humanos, nomeadamente em otites.

 

Agora vamos ao que interessa:

 

- Tinha uma ramirezi com a barriga a inchar e com o recto a virar do avesso. Pensei que vinha lá mais uma desova. A peixa começou a ficar mais parada, à superfície, respiração ofegante, escamas a eriçar (que só vi depois). Resumindo, foi neste ponto que a isolei e comecei a pesquisa.

 

 

Com a facilidade que tive a arranjar medicação, fiz as contas, utilizei 500mg de Ciprofloxacina para 40L de água. Ao fim de três dias tinha a peixa curada, mantive mais dois dias de medicação (5 no total).

 

Assim que retiro a água do aquário de quarentena ela leva imediatamente com duas colheres de sopa (10x mais que o suficiente) de carbonato de cálcio, que ao libertar o cálcio na sua forma iónica (Ca2+) forma um complexo com o antibiótico que não tem acção bactericida (Obrigado ao HomoSapiens, tinha faltado explicar esta parte). Isto é muito importante para não criar resistências bacterianas na rede, podem afectar-nos gravemente!

 

 

Entretanto, agora 15 dias após a cura, já voltou a desovar.

 

 

 

Espero que vos tenha sido útil.

 

 

 

Melhores cumprimentos,

 

Bernardo Carvalho Araújo

Editado por btrca
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite

 

Informação interessante e por sorte conseguiu tratar o peixe.

 

Isto porque a uma seria de antibióticos da família das quinolonas bem como os da familia das tetraciclinas são usados nalguns casos com sucesso e noutros sem sucesso.

 

Mas vou apontar o tratamento com Ciprofloxacina, nunca se sabe, pode vir a dar jeito.

 

Obrigada pela informação.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela partilha, nunca consegui tratar um peixe com hidropsia, mas irei tentar o teu método quando tiver esse azar de novo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Excelente testemunho.

Chamo só a atenção para a disseminação dos antibióticos na rede de esgotos.

Um dos grandes problemas de saúde atuais são as resistências a antibióticos.

Estive há uns tempos num congresso em que uma galardoada com o prémio Nobel da medicina dizia que estamos a caminhar a passos largos para o ponto em que ainda não havia antibióticos!!!

 

As bactérias que adquirem resistências quando libertadas na rede de esgotos vão passar as suas resistências a outras não tão "amigáveis" para humanos.

 

O conselho é não usar antibióticos por tudo e por nada e quando utilizarem nos vossos aquários, façam algo para os destruir antes de enviarem a água para o esgoto (por exemplo, fervendo).

 

Pessoalmente, prefiro perder um peixe que utilizar antibióticos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso é o meu dia-a-dia: antibióticos, resistências, infecções com patogénios multirresistentes, uso e abuso de antibioterapia...

 

Assim que retiro a água do aquário de quarentena ela leva imediatamente com duas colheres de sopa (10x mais que o suficiente) de carbonato de cálcio, que ao libertar o cálcio na sua forma iónica (Ca2+) forma um complexo com o antibiótico que não tem acção bactericida.

 

É o suficiente no caso de quinolonas em meio hospitalar, deverá ser o suficiente em casa para quem sabe.

 

No meu caso, prefiro tratar e salvar os meus peixes e ainda assim não criar outros problemas mais graves. Como diz o PM "não é a custe o que custar".

 

 

Espero ter esclarecido e sido útil

 

Nota: vou acrescentar esta "neutralização" do AB ao post principal, não vá alguém querer usar esta técnica sem ler os restantes comentários. Obrigado pelo aviso HomoSapiens!

Editado por btrca
Link to comment
Partilhar nas redes sociais