Ph muito alto


Recommended Posts

Boas pessoal ,

 

Tenho o aquario ha ja algum tempo mas so ha um mes arranjei um teste de ph e da me valores entre os 7.5 e os 8.0 (nao consigo diferenciar pelas cores), alguem me sabe dizer alguma forma eficaz e de preferencia em conta e SEM QUIMICOS DIARIOS/SEMANAIS para resolver o meu problema. O ph da torneira sai com os mesmos valores mas gostava de ter a rondar os 7.0.

Obrigado desde ja pela ajuda

Cumpts

 

Carlos Virginia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Carlos,

 

Passa-se o mesmo comigo.

Se os peixes que pretendes ter admitirem esse valor, não me preocupava demais com isso.

Mais vale estável do que estar constantemente a oscilar.

Eu por acaso estou a equilibrar a pouco e pouco com Vitalis, mas não estou preocupado em atingir os 7.

Tenho é de arranjar uma mistura certa de águas para as mudas futuras.

Mas olha que também não sei se adicionar água mineralé a melhor opção.

Hoje coloquei um tronco na água, o que também ajudará.

Existe também a hipotese da turfa.

Tens é de ter em conta que a água da companhia tem um tampão resistente à mudança do PH, nomeadamente para baixo, e que quebrando esse tampão, a queda pode ser repentina e significativa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desde ja obrigado pela resposta Bringer

Eu por acaso tinha visto o teu topico mas como queria uma solucao diferente achei melhor ver se arranjava.

O senhor da minha loja de confianca (tambem mantem aquario proprio) aconselhou me a turfa, o meu problema e que eu vou trocar o aqua por um maior e gostava de manter um ph a 7+- no novo para puder ter um leque de escolha maior dos vivos. Entretanto enquanto nao vou buscar e monto o outro aqua nao sei se devia experimentar neste e se quando o fizer tirar os peixes e aclimatiza los ou se a mudanca do ph sera gradual. Porque nao me quero estar a preocupar com quimicos diarios e tambem nao queria andar a comprar garrafoes de agua e depois nao conseguir manter o ph estavel. Sei que a turfa escurece a agua, e muito?

 

Carlos Virginia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, quanto à turfa escurecer a água muito ou não, sinceramente não sei porque nunca usei.

De qualquer das maneiras também não é algo permanente i.e. o método até o pode ser, mas a turfa terá de ser substituida a seu tempo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E apostar em substratos que estabilizam a agua para valores entre os 6,5 e os 7pH e baixam as durezas? Isso e troncos evitando o uso de pedras calcárias.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, quanto à turfa escurecer a água muito ou não, sinceramente não sei porque nunca usei.

De qualquer das maneiras também não é algo permanente i.e. o método até o pode ser, mas a turfa terá de ser substituida a seu tempo.

Sim a turfa tem de ser substituida mas ate la nao tinha grandes dores de cabeca, e como ainda dura algum tempo nao me chateava muito

E apostar em substratos que estabilizam a agua para valores entre os 6,5 e os 7pH e baixam as durezas? Isso e troncos evitando o uso de pedras calcárias.

Em termos de substratos (nao ferteis correcto?) e uma boa opcao mas nao conheco nada e alguns precos assustam um pouco.

Quanto a troncos tenho de videira mas ainda nao os tratei

 

Carlos Virginia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E apostar em substratos que estabilizam a agua para valores entre os 6,5 e os 7pH e baixam as durezas? Isso e troncos evitando o uso de pedras calcárias.

Nao sai muito caro comprar esse tipo de substrato? E ja agora nomes sff?

 

Carlos Virginia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A referência é o ada amazónia. Cada saco de 9 L custa 42€? É caro mas vale todo o dinheiro que damos por ele. Tens em alternativa o novo substrato da tropica ligeiramente mais barato. Depois há substratos próprios para camarões que fazem o mesmo efeito mas penso que sejam ainda mais caros. E há a akadama para bonsais, é uma questão de procurares.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A mim basta me que me meta o ph a 7 mais coisa menos coisa. Vou estudar a situacao da akadama provavelmente ou experimentar a turfa. Alguem usa e pode enviar foto do aquario para ver como fica a cor da agua sff?

 

Carlos Virginia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E apostar em substratos que estabilizam a agua para valores entre os 6,5 e os 7pH e baixam as durezas? Isso e troncos evitando o uso de pedras calcárias.

Ja agora uma pergunta, quantos mais troncos meter mais me baixa o ph ou a quantidade pouco e relevante?

 

Carlos Virginia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Já agora, qual é o tamanho do aquário? Se for reltivamente pequeno, uma solução bastante simples é usar água de garrafão com os parâmetros que queres ou misturar com áua da torneira para equilibrar. Em aquário abaixo dos 100L gasta-se 1-2€ por semana em água.

  • Votar + 1
  • Votar - 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Já agora, qual é o tamanho do aquário? Se for reltivamente pequeno, uma solução bastante simples é usar água de garrafão com os parâmetros que queres ou misturar com áua da torneira para equilibrar. Em aquário abaixo dos 100L gasta-se 1-2€ por semana em água.

O aquario em questao e de 60l, mas brevemente sera para fazer a um maior, pelo menos 120l. O meu problema com esse metodo e que nunca vai ficar completamente estavel, enquanto que fica estavel com um substrato ou a turfa (enquanto fizer efeito e depois e so trocar)

Quando trocar de aquario talvez experimente esse metodo pois posso fazer logo de raiz os calculos e experimentar com as porcoes sem correr riscos com os vivos enquanto o aquario cicla.

 

Depende da quantidade que se ponha no meu caso, pus quase uma embalagem de 1l da enheim, e ficou um pouco acastanhada.... o meu aqua tem 200 lts.

Eu comprei o "Sera Super Peat" e usei 1/4 da embalagem(traz 500g) e nao ficou muito, ate que gostei do efeito fica um pouco mais natural na minha opiniao mas vou precisar de usar mais pois ainda nao baixou o suficiente, estou a fazer um "filtro externo diy" para ter mais capacidade para colocar mais turfa mas encontrei uma entrave e enquanto nao a resolver nao consigo acabar o projecto.

 

Carlos Virginia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes por folhas de amendoeira secas ou troncos de videira bem secos e descascados para não sujar muito a agua.

Embora estes troncos venham a apodrecer dentro de agua passados dois anos mais ou menos. Mas se fores trocando...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes por folhas de amendoeira secas ou troncos de videira bem secos e descascados para não sujar muito a agua.

Embora estes troncos venham a apodrecer dentro de agua passados dois anos mais ou menos. Mas se fores trocando...

 

Tenho um tronco de videira dentro dum aquário há seguramente mais de 12 anos. Hoje em dia aquilo parece quase borracha mas não apodreceu... :)

 

Tive apenas o cuidado de o ferver primeiro (é pequeno) e depois raspar toda a casca que consegui...

 

Agora as folhas, de facto acabam por se degradar.

 

Por ordem da mais rápida para a mais lenta a degradar tenho usado estas:

 

Amieiro

Sobreiro

Azinheira

Carvalho

 

Tenho algumas de carvalho desde Novembro que parecem completamente intactas. As de amieiro são destas as mais frágeis.

 

Introduzi nespereira e palmeira recentemente mas ainda não tenho ideia da velocidade de degradação.

 

Fica aqui uma última nota sobre uma realidade que nunca comprovei porque também nunca tive oportunidade de testar...

 

Diz-se que o carvão ativado retira por completo a coloração da água.

Também se diz que não afeta o pH.

Se assim é, porque não usar turfa, folhas ou pinhas de amieiro para baixar o pH consistentemente mas com carvão no filtro para evitar a coloração que muitos preferem evitar?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tudo depende do tamanho do tronco.

Eu deixei os de videira porque ficavam com um cheiro a podre.

Passei a usar umas raizes que se vendem nas casa especializadas em aquariofilia, quando fazia criação de discus usava uns sacos com um genero de granulado de turfa. Baixa o ph para 5 se for preciso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Neste momento tenho turfa e gosto da coloracao mas a quantidade nao e suficiente e nao tenho mais espaco no filtro. Estou a ponderar entre sumo limao e tronco de videira. O tronco de videira mete o ph a que nivel mais ou menos?

 

Carlos Virginia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Neste momento tenho turfa e gosto da coloracao mas a quantidade nao e suficiente e nao tenho mais espaco no filtro. Estou a ponderar entre sumo limao e tronco de videira. O tronco de videira mete o ph a que nivel mais ou menos?

 

Carlos Virginia

 

Acho que a resposta é difícil de precisar. O processo químico envolvido baseia-se na libertação de ácidos tânicos que são tão complexos que é impossível de precisar até onde vai o pH.

 

Muito também dependerá do KH inicial da água. Quanto mais alto, menor será o impacto dum tronco.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.