Estas plantas precisam substrato fertil ?


miguel11

Recommended Posts

Boas , estou a pensar nestas plantas para o meu aquario , nao digo que sejam todas .. mas precisam substrato fertil ?

 

-anubias gigantas

-echinodorus portoalgrensis

-hydrocotyle leucocephala

-samambaia de java

-saggitaria subuluta

-elodea

-najas guadalupensis

-foxtail

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para teres um crescimento saudável dessas plantas convém teres substrato fértil.

Podes também adicionar nutrientes directamente na raiz através de suplementos em forma de comprimido (root tabs).

 

Se não colocares, não é por isso que as plantas vão morrer, mas vais sempre notar que não vão ser tão saudáveis como poderias querer, nem vão ter as cores tão vibrantes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sou entendida em plantas, mas as Anúbias e as Elodeas, pelo menos, não são plantas de raiz, se as enterrares o caule apodrece e morrem, as Anúbias são plantas de rizoma, devem ser presas a qualquer sitio, troncos, pedras, etc, as Elodeas também não se desenvolvem com substrato fértil, as minhas estão presas num fixador e nem tocam no substrato.

 

As samambaia de java não conheço, mas se forem no género dos fetos de Java, também são plantas de rizoma, não podem ser enterradas.

 

A najas guadalupensis também não conheço, mas assemelham-se a uma espécie que já tive e também me parece que não devem ser enterradas.

 

Eu aconselhava-te a esperar por mais comentários antes de decidir. Se puderes deixar imagens das plantas também ajuda.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

-anubias gigantas - dispensa substrato. É uma planta que deves prender em troncos ou pedras como ja foi referido, de outro modo irá apodrecer o rizoma

-echinodorus portoalgrensis - esta creio que precisa de um substrato fértil. Tive outras echinodorus e o seu crescimento costuma ser rápido, pelo que precisa de muitos nutrientes

-hydrocotyle leucocephala - esta desenvolve raízes ao longo do caule, podendo até ser utilizada como planta flutuante - dispensa substrato

-samambaia de java - ver semelhante à anubia em termos de plantação.

-saggitaria subuluta - precisa de substrato

-elodea - esta planta pode ser enterrada mas tira a maior parte dos nutrientes da coluna de água pelo que não precisa de substrato fértil

-najas guadalupensis - nunca tive mas penso ser semelhante à elodea.

-foxtail - planta flutuante, não precisa de substrato.

 

Atenção que as que são enterradas, podem dar-se bem com substrato inerte, desde que tenhas boa fertilizaçao na água. E as que dispensam também requerem alguma fertilizaçao líquida se as quiseres manter saudaveis.

 

Espero ter ajudado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais