Caracóis num aqua plantado - sim ou não?


Esticoin

Recommended Posts

Boas ppl! Tenho um aqua de 120L k estou prestes a plantar. Vou colocar Anúbias, Elódeas, Fetos de Java, Musgo de Java.

Gostava k me dessem a vossa opinião relativamente a caracóis num aqua deste género... é k no outro aqua k tenho introduzi alguns ottos que mantém o aqua sem algas, mas keria introduzir caracóis neste novo pk lhes acho mta piada para além de saber k são tal como os Ottos bons comedores de algas. A minha dúvida é se n comerão também as plantas k mencionei... :cry:

Antecipadamente grato pela ajuda prestada, abraços do vosso amigo! :x

Pedro Cruz (APC87)

Pic_4001_29.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

os caracois normalmente nao comem as plantas, desde que tenham algas, para além disso podes sempre alimenta-los com pastilhas de spirulina, ou com qualquer outra comida de pastilhas.

 

Eu tenho varios caracois nos varios nanos que tenho. No fim de semana passado consegui adquirir cerca de 100 caracois de duas especies de concha conica, e estou à espera de ampularias que me vao arranjar :x

para alem de todas as especies de caracois que ja tenho :cry:

como podes ver tenho imensos caracois e não vejo nada nas plantas em relação a serem comidas.

 

Atenção não tou a dizer que os caracois não comem plantas... apenas digo que têm que ser alimentados também, da mesma maneira que os peixes algivoros necessitam de comida :P

 

saudações

Sérgio

Pesquisem antes de perguntar!

Fish are friends, not foöd Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi,

 

Já mantenho aquários plantados à algum tempo, e no inicio também não gostava muito de caracois, pois temia pelas plantas, muito por culpa da espécie de caracois que inicialmente apareceu num dos aquários, estes devoravam plantas. No entanto passados uns tempos apareceu-me caracois Melanoides tuberculata, http://perso.infonie.be/pomacea/melanoides_pt.htm , num outro aquário, que deviam de vir com umas plantas que comprei. Estes sim, são execelentes, devoram tudo o que seja algas e "lixo" no aquário, tenho sempre o arião limpo!!! E ainda melhor, eles só aparecem quando as luzes se apagam, e quando se ligam já voltaram de novo para o substrato!!! Também tenho outra espécie parecida com esta que também é muito boa comedora de algas e detritos!!! Além de 2 ampulárias, embora num plantado seja complicado, pois elas são muito grandes e estragam com facilidade as plantas, e de vez em quando chegam mesmo a comer as mais macias!!!

Nos meus plantados é obrigatório estes caracois, são uma grande ajuda!!! :x

 

Fiquem bem...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

opa! Tenho um plantado de 240l, mantenho pomaceas nele. Quando as coloquei, elas só comiam as plantas, mesmo com algas e inclusive com rodelas de pepino. isso foi durante alguns dias só, agora nunca mais as vi ocmendo planta nenhuma. Quanto aos melanoides, são ótimos para plantados, tenho também nesse mesmo aquario, eles comem matéria organica que sobra no fundo do aquario, além de ajudar a impedir um pouco a compactaçao do substrato, pelo fato de viverem cavando nele.

 

qualquer erro meu... favor explicar de maneira correta.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Onde posso arranjar desses caracois Melanoides tuberculata ??

 

Vendem-se ?  :)

 

Já vi à venda num site... dos EUA!... :oops:

 

Aqui em Portugal, nunca vi à venda. Mas há pessoal do fórum que os tem. Ponha um anúnico particular nessa secção. Pode ser que tenha sorte...

Jean-Dominique Ackle

 

Veja o setup do meu aquário neste tópico e introduza também o seu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado pela vossa excelente ajuda!

Estou decidido a comprar uns caracóis... mas n sei k espécie hei-de escolher... kem tiver alguns a mais k keira vender ou trocar k diga qualquer coisa sff - mas kero dos k n comem plantas lol :oops:

Cumprimentos e mais uma vez muito obrigado pela vossa ajuda!

Pedro Cruz (APC87)

Pic_4001_29.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...