Problema com um dos meus discus [Ajuda]


Recommended Posts

boas

 

como o titulo do topico indica estou com um dos meus discus. Ele esta com uma especie de nevoa no olho esquerdo (parece embaciado)

alguem me pode indicar o que é, se é grave e o que posso fazer para o tratar

 

Ontem estava pior hoje tive a observalo e parece-me melhor mas mesmo assim nao deixo de estar preocupado :wink:

cumps

Fábio Baião

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, já tive o mesmo problema com um dos meus discus(Snake). E podes consultar nesta mesmo forum (pagina 4)

O discus bateu em alguma parte do aquário,e provavelmente o problema é bacteriano...

O que podes já fazer de imediato, é o aumento da temperatura(31º) e troca parcial da agua(20% a 30%) diariamente até aplicares o medicamento.

O medicamento que eu aconselho é à base de verde malaquite e a SERA tem um medicamento creio que seja Omnipur.

O mais importante é ter calma porque o discus é recuperavel...desde que coma. Se ele começar a comer muito pouco, adiciona umas vitaminas.

Espero ter ajudado comigo resultou... :)

 

 

Castro Golf

pcastro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

na experiencia que eu tenho de quase 10 anos de discus, essa situação no olho do discu , deverá ser uma variação brusca de PH , em que eles ficam com os olhos baços , depende de especie , umas são mais sensiveis do que outras.

penso neste momento não deverás adicionar medicamentos nenhuns no teu aquario comunitário , já que neste momento é só num discu que isso acontece. como acima referiram deves aumentar a temp. 31/32ºmax.

fazer moderamente os TPA começa 10%/ 20%/30% de 2 em 2 dias .

se o discu comer , não te preocupes que ele sobrevive, na minha opiniao.

se puderes tirar fotos , era melhor.

 

se ele começar a piorar o melhor é mudares para um aquario , e depois fazer um tratamento caso seja mesmo a doença .

vai dando noticias sobre isto.

um abraço

tiago ribeiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Concordo com o que foi dito em cima pelos colegas.

Não vejo necessidade de aplicar já medicamento. Pode ser uma lesão pequena que tenha sido infectada por bactérias mas que certamente passará (é o normal...). Tens é de manter a água limpa...

 

Queria apenas prevenir que:

O que podes já fazer de imediato, é o aumento da temperatura(31º) e troca parcial da agua(20% a 30%) diariamente até aplicares o medicamento.
como acima referiram deves aumentar a temp. 31/32ºmax.

Apesar do normal e o 1º passo seja sempre aumentar a temperatura, nestes casos (de possíveis infecções bacterianas), acho que devemos manter a temperatura.

Digo isto porque, certo tipo de bactérias reproduzem-se mais rapidamente (aceleram o ciclo) com o aumento de temperatura. Por vezes o aumento de temperatura (nos casos bacterianos) pode ser perigoso.

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lesões do Olho

 

Córnea enevoada, arranhada, coberto por uma espécie de algodão. – Agressões por outros peixes, transporte, ataques de pânico com choques, objectos ponteagudos, acidose com ou sem infecção bacteriana ou fúngica secundária. Na maioria dos casos , o uso de sal ou de uma baixa dose de acriflavina ou azul de metileno e a melhoria da qualidade da água resolve o problema permitindo uma recuperação total . Nos casos mais graves teremos que recorrer a um antibiótico.

“Popeye”( olho saliente ) – Doenças crónicas , má qualidade de água, infecções bacterianas .

Cataratas – idade , trauma, sequela de infecções

 

 

No teu caso por ser unilateral e por atingir apenas um peixe o mais provavel é ter sido traumático ( colisão com objecto ).

 

Cump.

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, para quem consulta o forum é dificil dar uma opinião sem saber o estado do peixe(discus), o tamanho, a hierarquia, se esta bem ambientado, etc...

Nestes casos a observação constante e a experiência que vais adquirir vai tornar-se fundamental para a recuperação.

Por isso é que gostamos tanto de Aquarofilia.

Continuo a aconselhar o aumento da temperatura e as TPA´s, em relação ao medicamento concordo que seja dificil opinar sem ver o discus mas continuava a não arriscar, e medicava-o preventinamente, isto não vai prejudicar os outros discus.Quando chegarmos ao ponto de separar é porque o caso já é grave, e não sei até que ponto ficando o discus sozinho é prejudicial.

Concluindo:Medicina Preventiva sem exageros.

Em relação ás respostas anteriores todas têm pontos em comum e em desacordo, o que torna este forúm mais interessante... :)

 

 

Boa sorte Castro Golf

pcastro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

fotos neste momento nao da mesmo mas posso dizer que e um discu pequeno varmelho turqueza ja esta comigo a alguns meses e so dei por isso a uns dois dias atraz (tou sempre atento ao aqua)

cumps

Fábio Baião

Link to comment
Partilhar nas redes sociais