Ajuda - Lysmata com ovos


AJF

Recommended Posts

boas...

hoje quando estava a dar comida aos meus lysmatas amboinensis , reparei que o maior , tava com a barriga esverdeada ... olhei melhor , e reparei que estava coberta de ovos. :wink:

Nunca ouvi nada sobre criação de lysmatas , gostava de saber se é possivel criar os pequenos se nascerem , enfim alguma informação !

obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá AJF,

 

Actualmente já se faz em laboratório a criação de Lysmata amboinensis. Fazé-lo em casa diria que é ímpossivel devido aos múltiplos estágios larvares por que passam as delicadas larvas e ao tempo que demora a obter pós-larvas (alguns meses). A melhor pessoa para te fornecer mais informações sobre este assunto é o Ricardo Calado.

 

Boa sorte,

Ricardo Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De qualquer modo as larvas provavlemente serão muito bem recebidas por muitos dos organismos presentes :wink:

 

Nesta altura do ano, os camarões das poças de maré estão frequentemente com ovos e eu apanhaei uns quantos nesse estado que devolverei ao mar depois de produzirem a totalidade do alimento vivo.

 

Pareceu-me uma ideia pouco arriscada e bastante útil, no entanto, gostaria de saber opiniões a esse respeito.

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desovas de camarões são relativamente comuns as sobrevidas das larvas eh que é mais dificil...

 

Aqui no Brasil temos um grupo de biologos fazendo experiencias com desovas de Lysmatas

Celso e-mail: celsois@ipaq.org.br

IPAq. Aquicultura e Aquariologia ao seu alcance. em www.ipaq.org.br

logo.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva

Actualmente já se conseguira m cultivar as seguintes espécies de camarões:

 

Lysmata debelius

L. amboinensis

L.grabhami

L. wurdemanni

L. seticaudata (apenas esta é cultivada comercialmente em todo o munod, e onde: Portugal :lol: )

Periclimenes sagittifer

Hymenocera pycta

etc.

 

Tens de fornecer uma dieta larvar adequada logo desde o nascimento. Para algumas espécies basta Artemia recem nascida, para outras necessitas de rotíferos e microalgas inicialmente, depois Artemia recem nascida e depois Artemia recem nascida enriquecida.

Não uma tarefa fácil pois para obter sucesso é quase essencial ter um tanque cultivo adequado que permita manter as larvas em suspensão (o uso de aquários e pedras difusoras não é o mais aconselhável).

Nalgums espécies (ex: L. amboinensis) a fase larvar pode durar meses... especialmente se as condições de cultivo não forem óptimas.

Ex: A minha primeira tentaiva para cultivar L. seticaudata: Duração 80 dias, sobrevivência < 10%

Depois de aperfeiçoar o protocolo de cultivo em tanques cilidrico-cónicos e dando Artemia recém nascida e Artemia recém nascida enriquecid: Duração 20-25 dias, sobrevivência > 85%!

 

Actualmente estou a aperfeiçoar protocolos para o cultivo de L. amboinensis e L. debelius. Vou criar um tópico no forum sobre os progressos que forem sendo feitos (com fotos claro).

Nestes próximos mese irá ser aperfeiçoada a dieta de maturação dos adultos, isto porque apenas vale a pena cultivar as larvas de posturas de elevada qualidade.

 

Cumps

RCalado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

muito obrigado pela ajuda...

vou então esperar por esses topics , e depois talvez tentar .

abraço

AJF

Link to comment
Partilhar nas redes sociais