AJF Publicado Maio 12, 2005 Publicado Maio 12, 2005 boas... hoje quando estava a dar comida aos meus lysmatas amboinensis , reparei que o maior , tava com a barriga esverdeada ... olhei melhor , e reparei que estava coberta de ovos. Nunca ouvi nada sobre criação de lysmatas , gostava de saber se é possivel criar os pequenos se nascerem , enfim alguma informação ! obrigado.
Ricardo Rodrigues Publicado: Maio 13, 2005 Publicado: Maio 13, 2005 Olá AJF, Actualmente já se faz em laboratório a criação de Lysmata amboinensis. Fazé-lo em casa diria que é ímpossivel devido aos múltiplos estágios larvares por que passam as delicadas larvas e ao tempo que demora a obter pós-larvas (alguns meses). A melhor pessoa para te fornecer mais informações sobre este assunto é o Ricardo Calado. Boa sorte, Ricardo Rodrigues
Nuno Prazeres Publicado: Maio 13, 2005 Publicado: Maio 13, 2005 De qualquer modo as larvas provavlemente serão muito bem recebidas por muitos dos organismos presentes Nesta altura do ano, os camarões das poças de maré estão frequentemente com ovos e eu apanhaei uns quantos nesse estado que devolverei ao mar depois de produzirem a totalidade do alimento vivo. Pareceu-me uma ideia pouco arriscada e bastante útil, no entanto, gostaria de saber opiniões a esse respeito. Obrigado Projeto Outono - Biótopo de Leito de Folhas Sul Americano
Celso Suguimoto Publicado: Maio 13, 2005 Publicado: Maio 13, 2005 Desovas de camarões são relativamente comuns as sobrevidas das larvas eh que é mais dificil... Aqui no Brasil temos um grupo de biologos fazendo experiencias com desovas de Lysmatas Celso e-mail: celsois@ipaq.org.br IPAq. Aquicultura e Aquariologia ao seu alcance. em www.ipaq.org.br
Ricardo Calado Publicado: Maio 14, 2005 Publicado: Maio 14, 2005 Viva Actualmente já se conseguira m cultivar as seguintes espécies de camarões: Lysmata debelius L. amboinensis L.grabhami L. wurdemanni L. seticaudata (apenas esta é cultivada comercialmente em todo o munod, e onde: Portugal ) Periclimenes sagittifer Hymenocera pycta etc. Tens de fornecer uma dieta larvar adequada logo desde o nascimento. Para algumas espécies basta Artemia recem nascida, para outras necessitas de rotíferos e microalgas inicialmente, depois Artemia recem nascida e depois Artemia recem nascida enriquecida. Não uma tarefa fácil pois para obter sucesso é quase essencial ter um tanque cultivo adequado que permita manter as larvas em suspensão (o uso de aquários e pedras difusoras não é o mais aconselhável). Nalgums espécies (ex: L. amboinensis) a fase larvar pode durar meses... especialmente se as condições de cultivo não forem óptimas. Ex: A minha primeira tentaiva para cultivar L. seticaudata: Duração 80 dias, sobrevivência < 10% Depois de aperfeiçoar o protocolo de cultivo em tanques cilidrico-cónicos e dando Artemia recém nascida e Artemia recém nascida enriquecid: Duração 20-25 dias, sobrevivência > 85%! Actualmente estou a aperfeiçoar protocolos para o cultivo de L. amboinensis e L. debelius. Vou criar um tópico no forum sobre os progressos que forem sendo feitos (com fotos claro). Nestes próximos mese irá ser aperfeiçoada a dieta de maturação dos adultos, isto porque apenas vale a pena cultivar as larvas de posturas de elevada qualidade. Cumps RCalado
AJF Publicado: Maio 14, 2005 Autor Publicado: Maio 14, 2005 muito obrigado pela ajuda... vou então esperar por esses topics , e depois talvez tentar . abraço AJF
Recommended Posts