Primeiro aquário


Luís Moreira

Recommended Posts

Olá! Há cerca de 2, 3 meses arranjei um aquário de 25L e comecei a interessar-me cada vez por este hobby. Fui montando e metendo alguns peixes. Neste momento tenho 13 (já estou a pensar num aquário maior mas para já ainda me estou a habituar ao pequeno que tenho :smile2: ).

Ainda sei pouca coisa sobre tudo isto mas estou a aprender cada vez mais, também muito graças a este fórum.

Ficam aqui umas fotos do meu primeiro aquário :smile2:

 

IMG_1413_zps95f07c08.jpg

 

IMG_1425_zpsdbf46396.jpg

 

Este pequeno apareceu-me há cerca de 1 mês e nem sei muito bem de onde apareceu. No mesmo dia que o encontrei estava uma fêmea morta dentro do baú que tenho. Calculo que tenha ficado prenha e eu nem me apercebi e acabou por desovar e morreu, não sei...

 

IMG_1414_zps0b2d4791.jpg

 

IMG_1384_zps64d784a6.jpg

 

Aproveito também para vos pedir uma ajuda. Ao comprar esta fêmea disseram-me na loja que vinha prenha. A barriga realmente tem crescido e nota-se uma zona preta. A minha questão é se acham que ainda falta muito até ter de a separar do resto? Na loja disseram 2, 3 semanas e a 3ª semana é esta...

 

IMG_1445_zpsb0cf3c53.jpg

 

IMG_1443_zpsa87f5177.jpg

 

IMG_1436_zpsa0a8e844.jpg

 

As fotos não se notam bem mas não consegui apanhar uma boa...

Obrigado! :smile2:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Luis, parece me bem o aquário, parabéns pela a iniciação no hobby, cada vez que tens um aqua vais querer sempre um maior eu sou igual. :medieval_mace:

Quanto a tua fêmea normalmente tem um período de gestação de 28 dias, pode faltar uma semana como duas, depende muito de quantos filhotes ela vai ter no entanto quando a vires a ficar parada no fundo , esconder-se e ate mais agressiva é sinal de que vai ter os filhotes em breve

Umas questões:

Realizaste o ciclo do aquário ?

Que filtro e luz tens ai ?

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Luis, parece me bem o aquário, parabéns pela a iniciação no hobby, cada vez que tens um aqua vais querer sempre um maior eu sou igual. :medieval_mace:

Quanto a tua fêmea normalmente tem um período de gestação de 28 dias, pode faltar uma semana como duas, depende muito de quantos filhotes ela vai ter no entanto quando a vires a ficar parada no fundo , esconder-se e ate mais agressiva é sinal de que vai ter os filhotes em breve

Umas questões:

Realizaste o ciclo do aquário ?

Que filtro e luz tens ai ?

 

Cumps

Pois, eu já estou é com vontade de comprar um 4 ou 5 vezes maior :)

A fêmea realmente tem estado bastante agressiva, não percebi porquê mas já faz mais sentido. Esconder-se para já ainda não mas vou estar atento. Quando dizes em breve é uma questão de quê? Menos de 24 horas?

O ciclo do aquário é fazer aqueles procedimentos de trocar parte da água, aplicar os produtos, a medição do PH, etc? (desculpem não saber mas para já ainda sou quase um 0 à esquerda :) )

 

Quanto à luz é uma HBD-11

http://www.arowana-im.com.ua/images/sunsun_hbd_9_11_xl.jpg

 

O filtro é um Elite Stingray 5

http://www.arkpetsonline.co.uk/images/products/nw2.jpg

 

O aquário, o filtro, a luz e o termostato foram oferecidos, não sei se são de boa qualidade ou não mas calculo e espero que a pessoa que mo ofereceu tenha tido o cuidado de o equipar em condições. :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Podias arranjar melhor as plantas, mais juntas e mais colocadas atrás. Esse pequenino de pequenino já não tem nada, podes e deves o retirar da maternidade (desde que sejam maiores que a boca dos outros peixes é sem stress).

 

Realmente tens peixes a mais para o aquário, toma cuidado.

 

Ciclo do Azoto é um ciclo em que se passa por diversas fases, umas tóxicas até se chegar à possibilidade de haver vida sem correr grandes riscos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Podias arranjar melhor as plantas, mais juntas e mais colocadas atrás. Esse pequenino de pequenino já não tem nada, podes e deves o retirar da maternidade (desde que sejam maiores que a boca dos outros peixes é sem stress).

 

Realmente tens peixes a mais para o aquário, toma cuidado.

 

Ciclo do Azoto é um ciclo em que se passa por diversas fases, umas tóxicas até se chegar à possibilidade de haver vida sem correr grandes riscos.

Mas aconselhas mudá-las de sítio ou arranjar mais algumas e colocá-las atrás?

O que está na maternidade não deve ter mais de 2 centímetros, ainda me parece tão pequeno e nem me parece que os outros tenham grande dificuldade em comê-lo, com 2 centímetros já posso arriscar?

A quantidade de peixes foi-me dita na loja que seria de 1 peixe por litro, como o aquário tem 25 litros nem pensei que 13 fosse demais mas já tenho de começar a pensar em expandir o 'património'. :)

A questão do ciclo é que nunca me foi elucidada. É algo que tenho de fazer agora periodicamente ou aquando da montagem? Eu levei um pedaço de água à loja para eles fazerem as medições e lá disseram-me que estava tudo impecável...

 

Obrigado pelo feedback!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas aconselhas mudá-las de sítio ou arranjar mais algumas e colocá-las atrás?

São plantas que crescem muito, devem ser colocadas atrás, para não taparem a visão do aquário. Isto não invalida que arranjes mais (e diferentes). Mesmo os pés maiores que tens aí podes corta-los e plantas os que cortaste.

 

O que está na maternidade não deve ter mais de 2 centímetros, ainda me parece tão pequeno e nem me parece que os outros tenham grande dificuldade em comê-lo, com 2 centímetros já posso arriscar?

2cm já é um tamanho razoável, mas se tens receio não mudes lol Acho-o magrinho.

 

A quantidade de peixes foi-me dita na loja que seria de 1 peixe por litro, como o aquário tem 25 litros nem pensei que 13 fosse demais mas já tenho de começar a pensar em expandir o 'património'. :)

Disseram-te mal, isso é dito aos novatos (já todos fomos um dia, não tem nada de mal) para evitar que coloquem demasiados peixes. Por essa ordem de ideias, em 25 litros podias colocar um Discu com 25cm? Claro que não.

 

A questão do ciclo é que nunca me foi elucidada. É algo que tenho de fazer agora periodicamente ou aquando da montagem?

Pergunta com rasteira hahahaha Ver se me consigo fazer entender.

Existe sempre um ciclo do azoto inicial, isto é quando enches o aquário pela primeira vez e colocas qualquer tipo de matéria orgânica (peixes comem e fazem necessidades, plantas/folhas/raízes que apodrecem) lá dentro, o ciclo começa. O ciclo não é mais do que diversas transformações de diferentes elementos existentes na água, matéria orgânica -> amónia -> nitritos -> nitratos. Entre cada fase há uma constituição de bactérias que convertem uns elementos noutros.

 

Ao longo do tempo decorrem diversos ciclos, afinal dás comida os peixes fazem necessidades e plantas apodrecem diariamente certo? Mas a diferença é que já existem bactérias nos filtros e no areão que convertem rapidamente os elementos e não há picos.

 

Por vezes acontece um ciclo ser interrompido, seja pq se lava de forma errada as matérias filtrantes dos filtros, seja pq o filtro ficou demasiado tempo desligado, seja por medicação.

 

Eu levei um pedaço de água à loja para eles fazerem as medições e lá disseram-me que estava tudo impecável...

Ótimo, e se não tens testes levar à loja é sempre uma boa opção, por vezes melhor do que quem tem testes, pois podem ser mais precisos do que os que temos. Mas deves pedir para tos escreverem ou dizerem-te e tu escreveres. Só assim terás a certeza que estão ótimos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como o Hugo disse e bem, informa-te sobre o ciclo, e tenta saber os parâmetros da tua agua, mais cedo ou mais tarde vais ter ai um pico de amonia e nitritos e pode-te matar alguns peixes.

Na minha opinião mudava de filtro para um de cascata são bastantes superiores, compras la filtrante e sera siporax mini e tens um filtro muito superior ao teu, até para a colónia de bactérias.

E como tens peixes nada melhor que comprar umas bactérias para evitar que sofram com a amónia e nitritos, ou então tpa's com força.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

São plantas que crescem muito, devem ser colocadas atrás, para não taparem a visão do aquário. Isto não invalida que arranjes mais (e diferentes). Mesmo os pés maiores que tens aí podes corta-los e plantas os que cortaste.

 

2cm já é um tamanho razoável, mas se tens receio não mudes lol Acho-o magrinho.

 

Disseram-te mal, isso é dito aos novatos (já todos fomos um dia, não tem nada de mal) para evitar que coloquem demasiados peixes. Por essa ordem de ideias, em 25 litros podias colocar um Discu com 25cm? Claro que não.

 

Pergunta com rasteira hahahaha Ver se me consigo fazer entender.

Existe sempre um ciclo do azoto inicial, isto é quando enches o aquário pela primeira vez e colocas qualquer tipo de matéria orgânica (peixes comem e fazem necessidades, plantas/folhas/raízes que apodrecem) lá dentro, o ciclo começa. O ciclo não é mais do que diversas transformações de diferentes elementos existentes na água, matéria orgânica -> amónia -> nitritos -> nitratos. Entre cada fase há uma constituição de bactérias que convertem uns elementos noutros.

 

Ao longo do tempo decorrem diversos ciclos, afinal dás comida os peixes fazem necessidades e plantas apodrecem diariamente certo? Mas a diferença é que já existem bactérias nos filtros e no areão que convertem rapidamente os elementos e não há picos.

 

Por vezes acontece um ciclo ser interrompido, seja pq se lava de forma errada as matérias filtrantes dos filtros, seja pq o filtro ficou demasiado tempo desligado, seja por medicação.

 

 

Ótimo, e se não tens testes levar à loja é sempre uma boa opção, por vezes melhor do que quem tem testes, pois podem ser mais precisos do que os que temos. Mas deves pedir para tos escreverem ou dizerem-te e tu escreveres. Só assim terás a certeza que estão ótimos.

Como o Hugo disse e bem, informa-te sobre o ciclo, e tenta saber os parâmetros da tua agua, mais cedo ou mais tarde vais ter ai um pico de amonia e nitritos e pode-te matar alguns peixes.

Na minha opinião mudava de filtro para um de cascata são bastantes superiores, compras la filtrante e sera siporax mini e tens um filtro muito superior ao teu, até para a colónia de bactérias.

E como tens peixes nada melhor que comprar umas bactérias para evitar que sofram com a amónia e nitritos, ou então tpa's com força.

Como é que eu evito ou se não puder, como é que descubro esse tal pico e o que faço? Evito arranjando essas tais bactérias? A sra da loja disse para fazer as tpa's (trocas parciais de água certo?) de duas em duas semanas 20% da água.

Como é que isso do filtro? Compro um de cascata e a lã filtrante/sera siporax mini ou só o filtro? Quais são as vantagens?

Obrigado pelo feedback aos dois :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os filtros de cascata sao mais eficientes e faceis de limpar, tens a vantagem que podes por cerâmicas que é o sera siporax mini que é óptimo para as colónias de bactérias o que contribui para um aquário saudável.

Quanto ao ciclo, boas tpa's são necessárias, de 2 em 2 semanas é muito tempo, faz 2 ou mais por semana enquanto o aquário acaba o ciclo e depois faz uma vez por semana. As bactérias em garrafa são uma boa opção, procura as da seachem e api mas nao substituem as tpa's nunca, apenas tornam o ciclo mais segura a que tens peixes ai. Compras o filtro e o resto a parte. ates podes comprar um maiorzito que fica para quando tiveres um maior, dao para regular o fluxo de agua normalmente por isso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já te responderam e bem.

 

Ter em atenção que filtros de cascata não podes ter tampa, ou caso tenhas e a queiras manter terás que a recortar.

 

Tem quanto a mim outra desvantagem, que é o barulho, a água faz efeito de cascata, se não te incomodar óptimo.

 

Tens sempre a opção de filtro externo, tipo resun, acho que ficavas melhor servido.

 

Bactérias em frascos acho que não precisas, boas tpas são a melhor solução. Mas em 25 litros não podes fazer de duas em duas semanas, agora dia sim dia não e com aquário estável duas vezes por semana seria o ideal caso não possas fazes uma por semana (uma grande tipo 25%)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Os filtros de cascata sao mais eficientes e faceis de limpar, tens a vantagem que podes por cerâmicas que é o sera siporax mini que é óptimo para as colónias de bactérias o que contribui para um aquário saudável.

Quanto ao ciclo, boas tpa's são necessárias, de 2 em 2 semanas é muito tempo, faz 2 ou mais por semana enquanto o aquário acaba o ciclo e depois faz uma vez por semana. As bactérias em garrafa são uma boa opção, procura as da seachem e api mas nao substituem as tpa's nunca, apenas tornam o ciclo mais segura a que tens peixes ai. Compras o filtro e o resto a parte. ates podes comprar um maiorzito que fica para quando tiveres um maior, dao para regular o fluxo de agua normalmente por isso.

Já te responderam e bem.

 

Ter em atenção que filtros de cascata não podes ter tampa, ou caso tenhas e a queiras manter terás que a recortar.

 

Tem quanto a mim outra desvantagem, que é o barulho, a água faz efeito de cascata, se não te incomodar óptimo.

 

Tens sempre a opção de filtro externo, tipo resun, acho que ficavas melhor servido.

 

Bactérias em frascos acho que não precisas, boas tpas são a melhor solução. Mas em 25 litros não podes fazer de duas em duas semanas, agora dia sim dia não e com aquário estável duas vezes por semana seria o ideal caso não possas fazes uma por semana (uma grande tipo 25%)

Boas malta, desculpem só responder agora mas tenho andado ausente. Como é que eu controlo os ciclos? Os picos de amonia e isso...

 

Outra coisa, a gravida que tenho aqui ainda não pariu... Ela veio já gravida da loja e a sra disse que em 3 semanas deveria parir. Hoje, sabado, fez 4 semanas que ela veio... Eu meti-a na maternidade porque vi-a a começar a passar muito tempo escondida num baú que tenho lá dentro mas ela na maternidade tem alturas em que fica muito nervosa... O que é que me aconselham? Eu queria que ela tivesse os alevinos na maternidade, mas com ela assim nervosa tenho sempre um bocado de medo...

Obrigado! :)

Editado por Luís Moreira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O ciclo podes controlar de duas formas, com testes, vais fazendo os testes e apontando os resultados, hás-de ter diferentes picos, primeiro amónia depois nitritos e depois nitratos, que será o último, ou controlas com o tempo, por norma decorrem 30 dias para se dar o último pico....

 

É normal estar stressada, não tens plantas?? deixavas a bicha solta que seria melhor.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O ciclo podes controlar de duas formas, com testes, vais fazendo os testes e apontando os resultados, hás-de ter diferentes picos, primeiro amónia depois nitritos e depois nitratos, que será o último, ou controlas com o tempo, por norma decorrem 30 dias para se dar o último pico....

 

É normal estar stressada, não tens plantas?? deixavas a bicha solta que seria melhor.

Não tenho muitas plantas e as que tenho são muito finas, se perguntas isso por causa de eles terem um esconderijo não me acredito que as plantas que tenho façam muito efeito... Se a soltar e ela tiver os filhos os outros não acabam por comê-los?

Hoje já me disseram que ela parece menos inchada, eu ainda não tive hipótese de ver, é possível?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim podem ser comidos, por isso perguntei pelas plantas, para saber de refúgios....

 

menos inchada ou teve putos ou abortou.... das duas uma.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim podem ser comidos, por isso perguntei pelas plantas, para saber de refúgios....

 

menos inchada ou teve putos ou abortou.... das duas uma.

Pois, não deve dar, praticamente de certeza...

 

Ela não me parece menos inchada, ainda se nota bem uma mancha preta na barriga, até. O meu problema é que ela solta esconde-se no baú e se tiver lá os filhos vão todos à vida...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim isso é o mais certo de acontecer.

 

Por isso umas plantas a boiar são práticas nesses casos.

 

É a tua escolha, ou a deixas aí e esperas e já sabes que ela não gosta ou soltas e perdes as crias.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim isso é o mais certo de acontecer.

Por isso umas plantas a boiar são práticas nesses casos.

É a tua escolha, ou a deixas aí e esperas e já sabes que ela não gosta ou soltas e perdes as crias.

E se a deixar ela pode abortar?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma das consequências do stress é esse, aborto, agora pode ou não acontecer. Esperemos que não, pois nem sempre ocorre.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Só um pormenor se tens o aqua montado a 3 meses, o ciclo do azoto já foi feito. evitas estar a te preocupar com o mesmo.

Boa aquariofilia

Ricardo José

 

http://www.boutiquedosdoces.com - Um doce para cada momento

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.