Vallisneria sp. a "desaparecer"


Filipe Coutinho

Recommended Posts

Olá e boa noite...

 

Tentem dar-me uma ajuda para salvar uns pés de Vallisneria sp. que não se dão no meu aqua low-tech.

 

Já por duas vezes tentei plantar a referida espécie e das duas vezes acontece o mesmo... passadas algumas semanas as folhas começam a perder matéria e desaparecem. A planta ainda manda umas folhas novas mas depois também essas apodrecem. Vejma lá a imagem.

 

Vallisneria sp. a morrer

- cliquem para ver melhor

 

No mesmo aqua tenho limnophila sessiflora, que se está a dar muito bem, e tenho Ludwigia pal. que vai crescendo lentamente.

 

De parâmetos só sei o pH (que é 7). Uso água de um furo, tenho substrato fértil coberto por inértil, luz de leds (sem info, já vinha no aqua) que está ligada 7 horas por dia.

 

Apenas posso acrescentar que hoje mudei o fluxo da água no aqua pois apercebi-me que as plantas estavam numa zona com (muito) pouca movimentação de água.

 

Para mais info do aqua podem ver neste post: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=228426&hl=

 

Obrigado pela ajuda (que vai aparecer de certeza, eheheh)

Filipe Coutinho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Exprimenta soltar a planta do substrato e deixa la na superficie a ver se é falta de luz (que eu duvido) e talvez adicionar alguns nutrientes. Eu sp usei valisnerias e algumas vezes deixei as plantas a superficie e serviu pra criar umas folhas muito bonitas pq elas engrossam visto que nao precisam crescer tanto em comprimento para apanhar luz. Nao sei se ajuda mas cmg funciona e vira praga. Tenho um balde na rua com algum areao inerte, esse baldo é a minha estufa de valisnerias, elas estao todas soltas e vai nascendo os filhotes no fundo(deve ser através de semente). Este balde deve apanhar no máximo 3 horas de luz diretta na coluna da agua. Exprimenta com uma apenas.

Editado por Diogo Sousa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais