Móvel para aquário 50l


Ana Camoesas

Recommended Posts

Olá a todos!

 

Surgiu a hipótese de adquirir um aquário de 50l a um bom preço em vez de recuperar um aquário antigo de 26l do meu pai (já com cerca de 40 anos). Contudo, estou na dúvida se uma estante Kallax do Ikea será suficiente para o suportar, tendo o cuidado de o colocar com uma das barras verticais ao centro... alguém me pode ajudar? Tenho que decidir se fico com o aquário hoje à noite.

 

Obrigada!

 

http://www.ikea.com/pt/pt/catalog/products/20275814/#/60275812

 

 

 

 

Editado por Ana Camoesas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

Dá-me erro ao abrir o link.

 

Se for aquele quadrado com 4 "gavetas" e se for da largura do aquário não vejo que tenhas problemas.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Móvel é esse mesmo Hugo R. Silva... e estive a verificar as medidas: para além da largura ser a ideal, o comprimento do aquário permite apoiá-lo em duas traves verticais por isso logo, se o aquário estiver em condições, vou arrancar com este novo projeto.

 

Obrigada pela rápida resposta!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E já está em casa!!! :) :smile: :)

 

Agora é montar tudo com calma para que seja um aquário inspirador, relaxante mas, acima de tudo, saudável! Mas claro, com o aquário novo, e apesar das leituras, aí vêm as inevitáveis dúvidas...

 

1º) Estou a pensar usar a água que retiro do meu mini/nano áqua de 6l nas TPAs para iniciar o ciclo do azoto neste mas, como em cada TPA retiro apenas cerca de 2l de água, como devo proceder neste de 60l? completo com quanto? posso ir acrescentendo todas as semanas? E posso iniciar o ciclo ainda antes de ter o hardascape e landscape montados, mudando depois a água para outro ecipiente aquando da montagem do aqua?

 

2º)Este áqua trazia uma bomba de ar Aquapor AC-9601, um filtro interno Aquapor AQ-300, um termoestato Aquapor 50W e uma lâmpada T5-13w . Este filtro poderá ser suficiente ou será mesmo necessário comprar outro filtro? Se sim, o que me sugerem e qual é o valor aproximado do seu custo?

 

3º) Tenho um mini/nano-aquário de 6l onde tenho um beta. Inicialmente, como estava pensado recuperar o nano de 26l do meu pai, ía manter o beta na sua casa e adquirir alguns guppys endler para o aqua maior mas agora, com este aquário, será viável juntar o beta com os guppys endler? Também pretendo adquirir uma equipa de limpeza que me dê alguma ajuda. O que me sugerem (e já agora, porquê)?

 

4º) A luz de origem será suficiente para fazer um aquário plantado tipo iwagumi? Se sim, qual é o tipo de planta mais adequada para o tapete, neste caso? E os guppy endler serão compatíveis com esse tipo de plantas?

 

Agradeço toda a ajuda que me possam dar na montagem deste meu 1º aqua mais a sério!

Editado por Ana Camoesas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Ana, quero desejar-te as boas vindas ao forum, espero que por cá te mantenhas muito tempo e que em pouco tempo nos mostres os teus progressos enquanto aquariofilista :)

 

Respondendo às tuas questões:

 

1. O ideal será apenas meteres agua depois de teres tudo montado, substratos, troncos, pedras e plantas. Depois sim enches com agua e começas a ciclar para mais tarde poderes colocar a fauna. A agua de outros aquários não é suficiente para ciclar novas montagens. As bactérias na sua larga maioria estão agarradas aos substratos, hardscape e matérias porosas dentro dos filtros.

 

2. Para um aquário de 60 L já merecia um filtro externo que faça pelo menos 400L/h. Há usados à venda nos classificados http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showforum=74 ounas lojas de aquariofilia, podes consulta-las aqui: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showforum=120

A bomba de ar em principio não será necessária, guarda-a para quando estiver muito calor e devido ao aumento de temperatura da agua/menor oxigenação da agua precises de oxigénio extra.

Que lâmpada trás?

 

3. O betta pode achar que os guppies por causa das suas caudas sejam mini-bettas e pode ataca-los. O melhor será manteres as duas espécies separadas.

Equipas de limpeza: ottocinclus, ancistros, sae, camarões e/ou caracóis. Tudo depende do que pretendas manter dentro de agua e quais os parâmetros dela.

 

Aconselho-te que tentes manter uma dose generosa de plantas naturais dentro do aquário, elas são, além de bonitas, excelentes a oxigenar, permitem refúgios para os mais fracos/indefesos e são reveladoras de qualquer problema dentro do aquário. Isso e uma boa filtragem são essenciais para um bom ecossistema aquático.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.