Ana Camoesas

Membro
  • #Conteúdo

    37
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Tudo publicado por Ana Camoesas

  1. Olá a todos! Até agora tenho conseguido manter o áqua estável e sem perda de qq animal à já alguns meses. Entretanto, à pouco quando regressei a casa constatei que um dos tetra cardinali tem uma abcesso (bola) branco num dos lados da boca (não consigo tirar foto nítida). Ontem não me apercebi de qq alteração na boca. As cores mantêm-se as mesmas, a atividade do peixe semelhante e continua junto ao cardume. O que vos parece? O que devo fazer? Será contagioso? Desde já, obrigada pelas ajudas que forem possíveis!
  2. Olá, olá! Continuo sem perceber porque é que o ph da água desceu tanto mas, segundo o meu pai, que há muitos anos também teve áquas e que faz da química a sua profissão, a água que tenho disponível já tem o ph demasiado baixo, é pouco dura e, consequentemente, também com baixa alcalinidade (como já havia sugerido o Filipe Coutinho)... Vou mesmo ter que arranjar umas conchas e uma pedra calcária! Entretanto, com nova TPA com bicarbonato de sódio, consegui estabilizar a água e o meu ancistrus nos últimos dias tem-se mostrado mais feliz, deixando-se observar de vez em quando. Vamos ver se é hoje que lhe vamos buscar mais alguns companheiros...
  3. Olá! Após TPA com bicarbonato de sódio os para metros da água estão bem melhores e, nos últimos dias, o ancistrus parece ter recuperado e é frequente conseguirmos vê-lo! Obrigada pelas ajudas!
  4. Olá novamente! Apesar das TPAs com bicarbonato de sódio continuo com o ph demasiado baixo, vou ter que arranjar umas conchas e/ou uma pedra calcária para ver se ajuda a controlar a situação. Entretanto, infelizmente o meu ancistrus, apesar de estar a resistir, não parece muito saudável... vamos ver como ultrapassa estas dificuldades... Uma vez que a água que estou a usar tem o ph 6.5 e ainda só tinha plantas, não havendo troncos para baixar o ph, não estou a perceber porque é que isto está a acontecer... As bactérias ou o anticloro que adiciono poderão ter este efeito? Já estou a ponderar desmontar o áqua e recomeçar tudo de novo, deixando-o a ciclar sem adicionar nada durante um mês e com um filtro externo - Fluval 106 - já a funcionar! Sujestões ou ajudas são muito bem vindas! Boas festas!!!
  5. Obrigada pelas ajudas! Vou ter que arranjar mesmo umas conchas ou pedra calcária para ver se ajudam a subir o ph... entretanto, infelizmente não encontro o meu ancistrus, suspeito que não resistiu...
  6. Bom dia a todos mais uma vez! Passadas cerca de 2 semanas da montagem e início da ciclagem do áqua com Nutrafin Cycle, e depois de resolvidos apenas com tempo os problemas iniciais - água turva (clarificou ao fim ds 3 dias) e espuma (desapareceu quando o filtro ficou todo dentro de água sem jacto a fazer de chuveiro) -, pensámos estar "a braços" com o aparecimento das malfadadas algas e pedimos ajuda numa loja de aquariofilia reconhecida... afinal parece que é apenas sujidade! Íamos também preparados para nos testarem a água e adquirirmos o primeiro habitante para o áqua e, apesar de não terem podido testar a água, infelizmente acabaram por nos convencer a trazer na mesma um ancistrus. Em casa verificámos que o saco onde vinha acondiconado o peixe havia vertido bastante água e acabámos por ter que o colocar no áqua ainda antes de realizar os testes; uma vez realizados, soa o alarme: embora a maioria dos valores não sejam ainda os desejados, são os normais num aquário novo e, segundo as informações em tabela, amómia (2.4), nitritos (3.3) e nitratos (50) não são prejudiciais mas o ph está muito baixo!!! (5.0-5.5) Na loja aconselharam-me a voltar a testar a água hoje ao fim do dia (24h depois da entrada do ancistrus no sistema) e, se necessário, realizar uma TPA... Havendo já nitratos, farei hoje uma TPA mas, uma vez que o ph está tão baixo, não sei se não a deveria fazer já (e não esperar pelo fim do dia) para subir um pouco o ph (uma vez que a água da torneira tem um ph de 6.5). Alguém me dá uma ajuda? Que outras medidas devo adotar? Apesar de estar a tentar fazer as coisas com calna, há tantas opiniões diferentes que me parece que estes erros infelizmente acabam por acontecer... vamos lá ver é se não é o pequeno ancistrus a pagar por ele! Desde já obrigada pelas ajudas que possam dar!
  7. Olá novamente! Ontem voltei a visitar uma das minhas lojas de confiança de aquariofilia para que me fizessem os testes à água, após ter o áqua a ciclar 2 semanas com "Nutrafin Cycle". Infelizmente não me puderam realizar os testes (tinha acabado o stock) e, a conselho dos dois "entendidos" presentes, para "acelerar" a ciclagem acabei por trazer para casa um ancistrus (para começar a ajudar na limpeza, uma vez que já existe alguma sujidade), bem como um kit de gotas da Nutrafin para testar eu a água. Quando cheguei a casa verifiquei que o saco onde vinha acondicionado o peixe verteu água e o coitado já tinha pouco espaço disponível pelo que acabei por ter que o colocar no áqua ainda antes de testar a água... Depois, o teste de ph apresentou um resultado demasiado baixo (entre 5.0 e 5.5 - não consigo distinguir bem o tom de amarelo)!!! O que devo fazer para subir o ph? O pobre ancistrus deve estar um pouco atrapalhado! Obrigada pelas ajudas que sei que virão!
  8. Bom dia a todos mais uma vez! Passadas cerca de 2 semanas da montagem e início da ciclagem do áqua, e depois de resolvidos apenas com tempo os problemas iniciais - água turva (clarificou ao fim ds 3 dias) e espuma (desapareceu quando o filtro ficou todo dentro de água sem jacto a fazer de chuveiro) -, estamos "a braços" com uma nova dificuldade, que já sabíamos que iria exisitr: algas! Se for possível (ainda não tenho o kit de testes e por isso vai depender dos resultados das análises à água), irei hoje buscar os primeiros habitantes mas primeiro preciso de saber como resolvo o meu problema... Tenho o áqua com algas castanhas, umas filamentosas e outras que parecem pequenos pontos castanhos, quase fazendo lembrar ferrugem. Não consigo tirar fotos percetíveis mas têm o aspeto das descritas em 6º e 8º lugar no site que se segue: http://www.mundodosanimais.pt/peixes/problemas-com-algas/ O que me dizem? Fauna que ajude e seja adequada ao tamanho do meu áqua? E produtos, algum? Mais uma vez, obrigada pelas ajudas!... e já agora, boas festas! PS - E claro, já sei que vou ter mesmo que atualizar a minha T5 de 15w...
  9. Ok, obrigado pela ajuda! Vou aguardar e quando houver novidades volto a atualizar a evolução do áqua!
  10. Obrigada pelas vossas respostas e, mais uma vez, comprova-se que neste mundo ainda temos muito a aprender e descobrir! Uma vez que optei por ciclar o áqua sem fauna, relativamente à espuma vou seguir o conselho do António Nunes, dar tempo ao tempo e ver o que acontece... a seu tempo, se necessário, pedirei novamente ajuda e agirei em conformidade com a situação. Gostaria apenas que me confirmassem, se possível, como deverei fazer as TPAs enquanto o áqua cicla sem fauna... alguém me poderá ajudar? Qual é o seu conselho António Nunes? E desde já obrigada pelas ajudas!
  11. Olá novamente! Obrigada pelos vossos comentários! Magikarp, também tive algumas dúvidas relativamente a essa rocha mas experinmentámos várias posições e com e sem rocha mas o meu marido adora vê-la ali... assim sendo, para já vai ficar. Luís Paulo Lobo, apesar de nos terem dito e termos lido que atualmente há quem considere que não é necessário ferver as rochas, optámos pela "velha guarda" e foi tudo bem fervido... mas obrigada pela dica! O áqua já tem algumas plantas desde sábado à noite (queremos manter algo muito simples e económico uma vez que é o 1º áqua mais a sério, para ganharmos experiência e, mais tarde, eventualmente, montarmos um plantado) e realmente ganha logo outra vida! Continua a ciclar ainda sem fauna... que está de novo em aberto: possivelmente vamos desistir dos Endler e optar por peixes de zonas mais semelhantes entre si e com cores vivas mas está ainda tudo por decidir relativamente a este aspeto. O fundo será preto mas surgiu-me nova dúvida : como é que se "prende" a cartolina ao áqua? Com cola ou fita-cola entre a cartolina e o áqua penso que se vai notar... ... E um novo problema: desde que liguei o filtro, com a água a cair na superfície, tenho uma espécie de espuma à superfície (como já referido noutro tópico). Já sei que podem ser diversas as causas (algas ou a superfície gordurosa que aparece em alguns aqários) e para já parece-me que vou deixar ciclar e ver o que acontece... O que vos parece? Alguém tem mais dicas do que poderá ser e conselhos a dar quanto ao que fazer? Bom, vamos lá atualizar então o setup... Flora: - anúbia (barteri var. nana) - vallisneria (spiralis ´Tiger´) - cryptocoryne (beckettii ´Petchili´) - crinum (calamistratum) (Com "Nutrition Cpasules" da Tropica) E agora algumas fotos (desculpem a qualidade!)... O que vos parece? Têm sugestões ou conselhos?
  12. Obrigada a todos! Sim, Luis, e foi uma ajuda preciosa... mas estou com um novo problema: agora com o filtro ligado tenho uma espécie de espuma na parte de cima da água... detergentes não são de certeza! Será apenas da agitação criada quando a água cai com muita força? Será das bactérias adicionadas? O que devo fazer?
  13. Olá mais uma vez! Depois de ler muito eis que as noites sem dormir devido ao pequenino resultaram numa "branca"... ajudem-me, por favor, pois não quero fazer nada mal e estou sem muito tempo para voltar a pesquisar! Tenho o áqua montado e cheio desde ontem de madrugada, tendo adicionada bactérias Nutrafin Cycle para acelerar o processo. Estive em duas lojas de aquariofilia reconhecidas na zona da grande Lisboa e deram-me indicações opostas de como proceder, pelo que fiquei baralhada... 1º) Ciclar com ou sem peixes? Já sabia que há defensores das duas formas... optei por deixar ciclar 1 a 2 semanas sem peixes mas estou um pouco insegura pois não percebo muito bem como é que o ciclo se inicia sem urina nem restos de plantas... e já agora, deito ou não uns flocos? Na loja responderam-me: "para quê, se não há quem os coma?" mas lembro-me de ter lido quem defendesse esta opção... 2º) O ciclo faz-se com tudo ligado, certo? 3º) Durante o ciclo devo fazer TPAs... com que frequência e em que percentagem? 4º) Quando devo começar a testar a água e que testes devo fazer no início? Não querendo abusar, aconselham-me alguma marca/kit em especial, sendo que a verba disponível não é muito avultada? Já agora, e para terminar, ontem quando cheguei a casa ao fim do dia, a água estava turva... são as bactérias a desenvolverem-se e é normal, não é? Mais uma vez, desde já obrigada pela ajuda que me puderem dar!
  14. Olá Acro! Obrigada pelos comentários! Em relação às rochas, já tinha feito o teste com vinagre e não reagem... foi por isso que as usámos. Relativamente à fauna, ainda está em estudo a equipa de limpeza mas não quero peixes que se desenvolvam muito devido ao tamanho do áqua... vamos ver o que será necessário à medida que as algas forem ou não aparecendo e depois logo se vê.
  15. Olá, olá! Finlmente consegui montar o aquário e pô-lo a ciclar! Dos planos de um plantado passámos para ciclídeos e terminámos com um comunitário... Faltam alguns "apontamentos verdes" que vou buscar mais logo mas gostáva que me dessem a vossa opinião relativamente ao hardscape... o que vos parece? A ideia é acrescentar algumas (poucas) anúbias anãs e, para disfarçar um pouco mais o termostato e o filtro, também valisnérias... O que me dizem? Relativamente ao fundo, estamos indecisos entre deixar como está ou colocar um fundo preto... opiniões? Então vamos lá apresentar o áqua... Material: - Aquário: 60x30x30cm (54L) - Filtro: Aquapor Q-300 (a aguardar upgrade urgente... Pode ser que o Pai Natal deixe um no sapatinho!!!) - Termostato: Aquapor (26º) - Iluminação: T5-15w (a aguardar upgrade para 25w) Hardscape: - Substrato (não fértil): areão preto - Rochas basálticas e xistos (recolhidos na Foz d´Alge) Flora: - Anubias anãs (vão entrar hoje) - Valisnérias (vão entrar hoje) Fauna (para entrar a pouco e pouco enquanto acaba de ciclar): - Guppys endler (cardume); - Néons (cardume); - Equipa de limpeza: camarões e... (ainda em aberto em função das necessidades).
  16. Bom, aproveitei agora que o pequenito me deu um bocadinho e fiz uma pesquisa rápida... pelas imagens a espuma parece mesmo um ninho de bolhas e provavelmente o beta anterior era um dos que não fazia ninho. Falta agora resolver o problema da cauda "ratada"... o que me sugerem? Mais uma vez, obrigada pela ajuda!
  17. Pois... em relação ao ninho também pensei nisso mas ele faria o ninho estando sozinho? O outro nunca fez e por isso estou a estranhar... Retiro a espuma todos os dias mas ela volta sempre a aparecer e, por via das dúvidas, apesar dos riscos, à 4 dias mudei toda a água (só ficou um pequeno copo do recipiente onde tive o beta enquanto lavava tudo novamente) mas cloro também não pode ser porque uso sempre a mesma água engarrafada para manter os parametros da água... com a mudança da água e o areão lavado e fervido, também não me parece que possam ser restos de matéria orgânica... Produtos de limpeza... o áqua foi lavado com água corrente 5 ou 6 vezes para garantir que não havia essa hipótese, apesar de ter tampa. Em relação à cauda do beta, o que me aconselham? Obrigada pelas vossas respostas... vou continuar a retirar a espuma e ver o que acontece!
  18. Olá a todos! Estou com um problema no meu mini-micro-nano de 6l onde tenho um beta que também está com problemas... Áqua: tenho a água sempre com espuma no canto superior oposto ao local onde tenho o termostato e o filtro (que tem estado desligado pois no início pensei que fosse corrente a mais). O áqua só tem areão e um tronco minusculo com uma anúbia mas mesmo depois de ter fervido todo o areão novamente e mudado praticamente toda a água, a espuma continua a aparecer. O que poderá ser? O que deverei fazer? Tive um beta 5 anos neste aquário e isto nunca tinha acontecido! Beta: estive fora durante 2 semanas (tendo as TPAs ficado asseguradas pelo meu marido) mas quando regressei o beta tinha a cauda "ratada". Está sozinho no áqua e não apresenta quaisquer outros sinais de doença, estando aqui em casa à apenas aproximadamente 1 mês... o que será? já viria com algum tipo de bactérias? O que devo fazer? Obrigada!
  19. Obrigada! E em relação ao filtro Fluval 106 alguém me sabe dizer alguma coisa?
  20. Obrigada Ricardo mas talvez não me tenha explicado bem... Aquilo que me foi sugerido é fazer o ciclo do azoto da forma natural mas, para além disso, aquando das TPAs, em vez de estar a encher garrafões para a água repousar, juntar o tal anticloro (nutrafin aqua plus) e as bactérias (nutrafin cycle)... Sei que a forma de fazer o ciclo de azoto não é concensual, havendo quem defenda que deve ser feito com alguns (poucos) peixes e quem defenda apenas a utilização de flocos. Uma vez que vou usar água de TPAs de outro aquário, vou aguardar apenas uma semana para colocar os primeiros 2 ou 3 habitantes. As minhas principais dúvidas prendem-se realmente com: 1) a água a utilizar nas TPAs - questiono-me como fazem as pessoas que têm aquários muito grandes... não me parece viável que nesse tipo de aquários se utilizem garrafões mas não sei! 2) o facto de já não ser necessário ferver as pedras... nunca tinha ouvido tal opinião! 3) o facto de ser considerado que os peixes comercializados necessitam todos dos mesmos paramentros de água (ph, temperatura, dureza, etc).
  21. Olá a todos! Estou quase a postos para montar e por a ciclar o meu primeiro aqua "mais a sério" (60l) e surgiu a possibilidade de adquirir já o filtro externo Fluval a um preço muito mais em conta do que o habitual. Alguém me sabe dar indicações sobre este filtro (qualidade? avarias/frequência? ruído?)? Já agora... ... Na loja de aquariofilia onde estive aconselharam-me a usar a água diretamente da torneira (uma vez que supostamente as características da água, onde moro, são adequadas aos peixes) e adicionar um produto para eliminar o cloro e outro para adicionar bactérias. O que vos parece? ... Relativamente às rochas que vou usar (basaltos) e que foram apanhadas numa barragem na zona de Figueiró dos Vinhos, disseram-me que hoje em dia já não se costumam ferver... o que me aconselham? ... Relativamente à fauna, o dono da loja (aquariofilista) explicou-me que embora na natureza os peixes vivam em águas com paramentros diferentes, a grande maioria dos peixes comercializados em Portugal são oriundos da Europa, vindo de locais com a água com parâmetros iguais, pelo que já estarão todos "adaptados" a estes parâmetros, sendo assim possível misturar peixes com necessidades originalmente diferentes. Nunca tinha ouvido tal opinião pelo qe fiquei um pouco baralhada... O que me dizem sobre isto? Desde já, obrigada pelas ajudas!
  22. Olá a todos! Tenho andado a estudar, à cerca de 2 meses, a montagem do meu primeiro aqua mais a sério (ainda que tenha apenas 60x30x30!) e inicialmente estava previsto ser um plantado, estilo iwagumi, mas hoje fui finalmente fazer um levantamento dos valores que estariam envolvidos para começar a montagem no fim de semana e, para os próximos tempos, não vai ser viável (pedra, substrato e calha novas... contas feitas, só no "hardscape" lá se iam cerca de 200€!). Assim, parti já para outros layouts e peixes, sendo que os ciclídeos da américa do sul foram os que mais me despertaram o interesse. Ainda não estudei muito este novo tema mas, para "acelerar" um pouco as coisas, gostaria de saber a vossa opinião... Aqua: 60x30x30 Iluminação: T5-15w com possível upgrade para 25w Filtro: Aquapor Q-300 (para alterar assim que possível) Termostato Aquapor Gostaria de montar um layout sem ter que usar substrato fértil, embora possa, se necessário, colocá-lo em zonas delimitadas do áqua. Também preferia, numa fase inicial, não ter que usar CO2. Para o layout, pensei simplesmente em areia, troncos ramificados/raízes, e algumas plantas pouco exigentes... será viável? o que me sugerem? Não conheço muito bem as plantas e tenho lido informaçõs contraditórias relativamente à maioria, sendo que nuns locais referem que precisam de mais luz e noutros menos... Uma vez que vou optar principalmente por areia (embora possa usar em zonas delimitadas um substrato fértil) com troncos e apontamentos de rochas, pensei em anúbias e fetos/musgo de java mas também gostava de umas que são do género da párvula mas que são altas e ficam com as "pontas" a flutuar (perdoem-me mas não consegui descobrir o nome). Também pensei nas valisnerias... O que me dizem, tendo em conta o tema e as condições que tenho? Sugerem-me outras? Desde já, obrigada pelas respostas!
  23. Em relação à fauna, e uma vez que pretendo um temático sul americano, pensei em: - Apistogramma agassizii (casal) (se conseguir encontrar) - Corydora habrosus (cardume) - Paracheirodon axelrodi (tetra cardinali) (cardume) - Otocinclus affinis (para ajudar na limpeza das algas macias pretas e castanhas) Gostaria ainda de acrescentar alguns elementos para auxiliar na limpeza mas não sei bem o quê (camarões? quais? caracóis? quais?). Também não sei quantos elementos de cada espécie devo comprar... sei que um cardume deve ter no mínimo 6 e que os octos, embora possam estar sozinhos, também devem ter "companhia". O que me aconselham, tendo em conta o tamanho do áqua, para cada espécie? Em relação à flora também estou com imensas dúvidas porque não tenho muita luz (T5 de 15w) e não conheço muito bem as plantas, sendo que tenho lido informaçõs contraditórias relativamente à maioria... Uma vez que vou optar principalmente por areia - embora possa usar em zonas delimitadas um substrato fértil - com troncos e apontamentos de rochas, pensei em anúbias e fetos/musgo de java mas também gostava de umas que são do género da párvula mas que são altas e ficam com as "pontas" a flutuar (perdoem-me mas não consegui descobrir o nome). Também pensei nas valisneria... O que me dizem, tendo em conta o tema e as condições que tenho? Desde já, obrigada pelas ajudas!
  24. Ok, então os escalares já foram esquecidos... um casal de apistogramas e posso juntar um cardume de tetras cardinali? se sim, quantos aconselham? Relativamente às plantas estava a pensar usar principalmente anúbias mas não sei se se enquadram no temático da américa do sul... Outra hipótese é colocar uma zona de areão e outra de areia, já que esteticamente prefiro este último aspeto... mas ainda são só ideias! Há mais opiniões? Obrigada!
  25. Olá a todos mais uma vez! Tenho andado a estudar, à cerca de 2 meses, a montagem do meu primeiro aqua mais a sério (ainda que tenha apenas 60x30x30!) e inicialmente estava previsto ser um plantado, estilo iwagumi, mas hoje fui finalmente fazer um levantamento dos valores que estariam envolvidos para começar a montagem no fim de semana e, para os próximos tempos, não vai ser viável. Assim, parti já para outros layouts e peixes, sendo que os ciclídeos da américa do sul foram os que mais me despertaram o interesse. Ainda não estudei muito este novo tema mas, para "acelerar" um pouco as coisas, gostaria de saber a vossa opinião: será que o tamanho e condições do meu aqua são adequadas a um biotipo/temático da América do Sul? Aqua: 60x30x30 Iluminação: T5-15w com possível upgrade para 25w Filtro: Aquapor Q-300 (para alterar assim que possível) Termostato Aquapor Gostaria de montar um layout sem ter que usar substrato fértil, embora possa, se necessário, proceder a alguma fertilização líquida e eventualmente algum CO2 (apenas se for indispensável). Pensei simplesmente em areia, troncos ramificados/raízes, alguns seixos e poucas plantas... será viável? o que me sugerem? Relativamente à fauna, também estou com muitas dúvidas porque gostava muito de ter uns escalares mas, como crescem muito, não sei se será possível... o que vos parece? Também ponho a hipótese de ter alguns escalares muito jovens e, quando ficarem maiores, doá-los para um áqua maior e colocar novamente mais pequenos... Para além disso, queria um cardume de tetras e eventualmente uns apistogramas, para além de uma equipa de limpeza. O que dizem? Obrigada!