Comportamento de dois escalares


yoda

Recommended Posts

Tenho dois escalares, num aquario que se pode considerar minusculo (20litros!). Um deles parece ser o dominante. Desde ha uns tempos para ca vejo que o dominante tem andado a comer as barbatanas do outro, tornando-o mais "pequeno". Sera esta a forma de "marcar" a dominancia?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso é perfeitamente normal entre escalares, sendo cilclideos, são extremamente territoriais, mas a situação intensifica-se porque o teu aquário é extremamente pequeno. Aconselho-te a adquirires o mais rápidamente possivel um aquário maior, enquanto isso faz muitas trocas parciais de àgua.

 

Espero ter ajudado.

In a world without walls and fences, who needs WINDOWS and GATES.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Yoda, alem de teres de mudar o mais rapido possivel os teus escalares para um aquario maior, convem kuando fizeres essa mudança k transfiras primeiro o escalar do dominado e so no dia seguinte quando este estiver minimanente ambientado é que transferes o outro, senao corres o risco de continuares com o mesmo problema.

 

Um abraço

Mais vale ser julgado por doze que carregado por seis....

* Imagem da Assinatura Removida *

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Yoda...

 

Em primeiro lugar recomendo-te VIVAMENTE a mudar de aquario. Os escalares são animais de necessitam de espaço. Muitas das vezes gostam de fazer sprints de um lado ao outro do aquario.

O facto de um escalar andar a moder as barbatanas do outro, não quer dizer que sejam dois machos ou duas femeas. É apenas sinal de que o escalar "mauzão" não anda bem. Pode estar chateado, irritado, stressado, e por isso descarrega na companheira toda a sua furia. É normalissimo entre os Humanos. O escalar pode estar assim devido à falta de espaço no aquario.. por isso é urgente que mudes para um aquario maior. Se te for impossivel, mais vale ir trocar os escalares a uma loja por peixes mais pequenos.

Não te esqueças das mudas de agua. Aquarios de 20 litros necessitam que lhes mudes, pelo menos, 30% de agua todos os dias. Não sou da opiniao de mudas totais de agua. Os peixes não deves NUNCA sair do aquario onde vivem (neste caso de mudas parciais de agua).

 

Espero ter ajudado

 

Evolute

Link to comment
Partilhar nas redes sociais