Problema com peixes de agua fria


Joana Garcia

Recommended Posts

Ola a todos, chamo-me Joana!

Sou uma grande apaixonada por peixinhos.

Mas não sei o que se passa, os peixes acabam sempre por morrer ao fim de 1/2 meses.

Tudo começou quando comprei um aquário e coloquei uns peixinhos de agua fria. São aqueles dourados que se vêm muito nas lojas de animais. Optei por esses porque são bastante recomendados para iniciantes, por serem mais resistentes e fáceis de cuidar. Lembro-me que em miúda tinha desses peixes num globo de vidro e espetava pra lá água da torneira, sem grandes cuidados e os peixes duravam e duravam. Desde que comprei o aquário que não consigo manter lá um peixe vivo por muito tempo.

 

Faço todos estes procedimentos:

 

TPA de 50% uma vez por semana, com água repousada de 24 horas

Limpeza do aquário e adornos com uma esponja (só para esse

efeito) em água corrente

 

O setup do aquário:

 

Aquário 50 cm

Bomba de ar hi flo aquarium air pump

double type 5000

Temperatura da água 18/22gr

Seixos no fundo do aquário

Plantas artificiais

 

Aqui vão as minhas duvidas:

 

Duvida 1- A opção dos peixes dourados foi a melhor? Quais os peixes que me aconselham?

 

Duvida 2 - Quantos peixes posso por no aquário? (50cm)

 

Duvida 3 - O que me dizem de por plantas naturais?

Dizem que é muito prático, pois tem a vantagem de não ser necessário usar equipamentos e mais fácil de manter os peixes.

Se sim, quais as plantas que aconselham?

 

Duvida 4 - Tenho duas tartarugas aquáticas pequeninas (tigre d agua) posso juntar com os peixes ou não é aconselhavel?

Nunca o fiz, mas já vi alguns vídeos até achei uma certa piada.

 

Agradeço a todos os que me possam responder

 

Imagem colocada

 

A foto do aquario com os peixes

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá,Joana eu também sou aprendiz,mas pelo que li tu não fazes nenhum tratamento à agua.mas acho que devias de usar 1 anti-cloro e um criador de bactérias..espero estar ajudar e não atrapalhar,mas de certeza que mais entendidos que eu te poderão ajudar melhor

cumprimentos:Carlos Barbeitos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Realmente desconhecia isso do ciclo do azoto, pelo que percebi foi provavelmente os níveis altos de amónia que matou os peixes e como eu tinha dito, era o meu primeiro aquário, por isso enchi logo o aquário de peixes. Parece que chama-se a isso "síndrome do aquário novo" e depois quanto mais peixes mais produção de amónia. Resultado: exterminou-me os peixes todos!!! Vivendo e aprendendo

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Joana

repondendo ás tuas Dúvidas.

"

Dúvida 1- não,a opção de "peixes dourados" foi a pior para um aquario de 50Cm, cada "peixe dourado pode crescer para cima de 30cm o que implicaria pelo menos um aquário de um metro SÒ para um, pior que isso só colocando peixes de àgua salgada dentro de água doce , tens imensos peixes que podes colocar aí em pouca quantidade como é óbvio. Guppies?? Neons?? procura bem quais os peixes que se adaptam ao tamanho do teu aqua

Dúvida 2- depende dos peixes mas ciclideos de grande porte ou com necessidades especiais e "peixes dourados" não são para esse aqua.

 

Dúvida 3-plantas naturais sim , mas com peixes que não tenham o hábito de petiscá-las, as plantas ajudam bastante num aqua, por exemplo algumas são excelentes a retirar nitratos da água. as plantas depende do que pretendas.

 

Dúvida 4- as tartarugas não aconselho, já reparaste o quanto elas conseguem abrir a boca? muitos peixes seriam literalmente engolidos, além de que elas fazem imensos detritus, nada aconselhado para um aqua com peixes e tão pequeno como esse aqua.

 

Mais dúvidas coloca, mas aconselho-te vivamente a passer pela nossa area dos primeiros passos, vais aprender muito de certeza para não voltares a cometeres os mesmos ou outros erros, mas se apesar disso ainda te restar dúvidas, podes colocá-las por aqui que passaremos por cá para te tentar ajudar no que soubermos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, bem aqui o nosso colega ja disse tudo.

Tartarugas com peixes só não funciona bem porque elas sujam muito.

Um bom filtro para nao morrer mais peixes, e faz muita pesquisa porque vais ficar viciada. Tudo de bom e boa sorte

 

Enviado do meu INSYS C3-S350 através de Tapatalk

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Joana eu tenho um aquario igual ao teu o meu tem 60cm x30cm x30cm.

Coloquei esta semana um filtro externo o eheim 2213 e faço TPA com agua que tenho em dois garrafoes num total de 13 lts por TPA.

Tenho dois peixinhos tenho-os á quase um ano,já foram três mas um morreu nas ferias.

Como podes ver tenhos umas plantas verdadeiras que comprei ai à dois meses crescem rapido e nunca me deram problemas o nome não o sei pois tinham o nome em latim.

Os peixes comem algumas folhas mas nada de mais.

O mais importante creio ser as TPA e o filtro eu comprei um usado mas está em optimo estado se tiveres tempo (€€)investe num eu tb tinha interno mas rapidamente mudei para este.

Digo-te ainda que tinhas os peixes os três num aquario redondo de 7 lts e tb sempre se aguentaram fazia muda total da agua 1x por semana com agua reservada para o efeito fica com as fotos do meu.

28mo7cm.jpg

2ujmsfs.jpg

15p51kj.jpg

21khyms.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não quero baralhar mais as ideias, mas considerando o tamanho desses aquários, Joana Garcia e Ana Cristina Coelho, eu mudaria rapidamente para aquário de água quente. A fauna de água quente é mais variada e de vários tamanhos, alguns nomeadamente pequenos que ficariam nesses aquários mais confortáveis e estáveis, como já referiram, guppies, neons, mollys, platys, etc. Tendo sempre em consideração que deves evitar também excesso de população.

 

A unica coisa que necessitas é uma boa filtragem e termostato :)

 

Boa aquariofilia!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola pitchu, gostei do teu aquário. Os peixes parecem ser grandes, muito bonitos. Já os tens quase ha um ano? Bem isso era um recorde para mim.

 

Sim e tive pena de morrer um creio por ser do PH da agua, tive,3 semanas num monte alentejano sem agua portavel e usei uma de uma fonte natural.

Provavelmente contaminada mas só esse é que não aguentou, são resistentes.

Na alimentação sempre que consigo dou umas lesmas moscas pequenos insectos, eles comem de tudo pão cenoura cozida ou seja alem da alimentação normal deles tento variar pois estes peixes no seu habitat comem quase de tudo..E desde que os tenho já cresceram um pouco.

Vamos ver!

Joana uma questão alguma vez verificas-te se as rochas que tens tem ph neutro.

Porque convem verificar eu testei as minhas com vinagre e verifico se tem fervescencia se tiver removo do aquario.

Simples e pratico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim fiz o teste também do vinagre mas não acusou nada, cheguei a pensar que fosse disso também, mas deu negativo.

Olha não limpes as pedras deixa-as repousadas no fundo do aquario coloca um filtro externo e faz a TPA 1x por semana e dá tempo ao tempo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é Pitchu, eu costumava limpar as pedras, mas apenas passava-as por agua corrente e voltava-as a por no aquário. Como é só com água da torneira sem detergente nem nada penso que não havia mal. Digo eu!!! Olha quando falas em filtro, referes-te aquele aparelho que tem uma esponjinha certo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim Joana esponja e mais material eu tinha um desses com uma esponja lá dentro e troquei coloquei um eheim 2213 usado que comprei a um user aqui do forum e estou completamente satisfeito agua limpa e filtragem muito boa mesmo eu se fosse a ti avançava para outo filtro.

http://cichlidnet.com/images/eheim-2213.jpg

Editado por Pitchu
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.