Betta deprimido? Ajuda


RossoXIII

Recommended Posts

Olá a todos.

Antes de mais segue uma breve apresentação já que sou novo por aqui.

 

Ha coisa de 5 meses arranjei um aquario (um fluval edge) com a intençao de ter camaroes. Como camarões é coisa que nunca encontrei nas lojas de cá, acabaram por me vender dois micro lagostins que acabaram por durar +/- 2 meses cada. Morreram durante a 3ª ou 4 muda (em alturas diferentes).

Depois arranjei um camarão filtrador que tambem acabou por falecer, tambem não sei porquê. Os unicos que cá estão desde o inicio são 2 caracois (muito uteis porque neste tempo todo nunca foi necessario limpar as paredes do aqua) e que já considerei serem assassinos altamente treinados visto serem a unica outra forma de vida que habita o meu aqua. :P

 

Na minha ultima ida ao shopping encontrei varios bettas dentro de uns cubos que não podiam ter mais que 250ml de água, numa loja de animais com uns 500m2. Não sei como isto é permitido. Um deles então estava mesmo com um ar acabado, as barbatanas esfarripadas, mal se mexia, mas mesmo assim sendo o mais bonito acabei por traze-lo. Acho que esse foi o primeiro erro.

 

------ Problema e condiçoes do aqua------

 

O aquario está mais que ciclado (utilizei o starter kit das bacterias no inicio) e faço mudas de 5L semanalmente com agua da torneira tratada. Tem dois troncos e apenas anubias já que a iluminação de origem não é das melhores.

 

O peixe mal comia inicialmente, venderam uma ração da Tropical "Betta" que come e cospe. Agora estou a dar minhocas vermelhas da Nutrafin as quais não cospe mas tambem não faz nenhuma festa quando as vê.

 

Na primeira semana apareceram alguns pontos brancos pelo corpo, desapareceram passados 3 dias, e nessa altura juntei 30g de sal marinho á agua do aqua (20 Litros). Estou a pensar amanha juntar o tratamento para o Ich (agora é necessario uma licensa veterinaria para as lojas poderem vender isso, as que fui nao tinham).

 

Entretanto o estado do peixe parece estar a piorar de dia para dia, não fisicamente mas de comportamento. Passa cada vez mais tempo no fundo junto ao areão nas zonas mais protegidas. Antes já tinha feito varios ninhos de bolhas que acabam por desaparecer aquando das mudas de agua. Seguia o dedo pelo vidro etc...

Mas ultimamente quase não se mexe e parece indiferente a tudo. Só sai do covil para vir comer.

 

O aqua não tem aquecedor por enquanto e está a uma temperatura constante de 23/24º, os paramentros da agua que eu consigo verificar estão adequados. GH, PH, Nitritos e Amónia. Reduzi o fluxo da agua para o minimo ja que os bettas sao meio desajeitados com a correnteza. Ainda pensei que o areão por ser manhoso pudesse afectar os parametros, mas ja fiz varios testes e nada. Acho que é vidro triturado, e vidro em principio é inerte.

 

Isto é normal? Ha Bettas assim, que ficam práli parados depois de ambientados?

 

Junto algumas fotos do dito cujo e do aqua para melhor diagnostico.


 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

Bem, creio que esta resposta já vai tarde e espero que não seja tarde demais.

 

Pela foto diria que a iluminação é muito forte e que o betta está a procurar refúgio numa zona mais escondida. São peixes que habitam em águas com a superfície coberta de vegetação, pelo que deverias tentar simular isso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais