Ovos da artemia


Recommended Posts

Pessoal, estou a dar artemia recem ecludida daquela da SERA pela primeira vez aos escalares alevins. Tenho usado aquela em liquido da JBL. Fiz um sistema artesal todo bonito para fazer a eclusao. Oxigenacao, artemia a filtrar no passador,etc. Tudo impecavel. Mas há uma coisa que me acontece no aquario do alevins. Ficam buéééééééééé ovos que nao nasceram... Ja nem vejo o fundo do aquario. é só ovinhos. Isto nao faz mal á agua? Não vao apodrecer aqueles ovos todos??

 

Á parte disso, esqueçam esses produtos da artemia em liquido, nem tem nada a ver. Com artemia recem ecludida os alevins ate ficam todos malucos!!

 

Abcs,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cheira-me que estás a colectar muito ovo e pouco nauplio quando decantas a artémia ;) Tenta sugar apenas a camada superior do sitio onde se depositam os ovos depois de desativares a pedra difusora, ou apenas da nuvem de nauplios que se forma.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uso como racio para uma colher de café de ovos de artémia 5 colheres de café de sal. De facto a salinidade é um fator determinante para a eclosão dos ovos pois esse é o mecanismo de defesa da artémia em estado selvagem: baixa salinidade significa que um maior numero de espécies pode existir no meio onde se encontram os ovos, sendo que quando esta aumenta estes "sentem" que é pouco provável serem predados e de terem menor competição por recursos, logo é quando eclodem. Já assisti a isso em salinas, daí esta observação.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Eu também utilizo essas saquetas e funcionam bem. Não adiciono nada apenas deixo mais 2-3 horas do que diz na indicação..

Depois desligo tudo e meto uma lanterna no fundo, elas concentram-se ai e apanho-as com facilidade.

Poucos ovos ficam por eclodir (dentro das proporções).

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Uso um frasco de vidro com cerca de 20cm de altura e 12cm de diâmetro, para ser mais fácil diferenciar os ovos da artémia ecludida, mas ñ é necessário que assim seja. Com um termóstato de 5w. Quando tenho mais de uma cultura meto dois frascos num aquário de 10L com água e um termostato maior.

Temperatura a 28ºC. Meto 0,5l de água de osmose. Se não tiveres podes usar da torneira mas com dois dias d antecedência, como água de uma tap.

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Uso um frasco de vidro com cerca de 20cm de altura e 12cm de diâmetro, para ser mais fácil diferenciar os ovos da artémia ecludida, mas ñ é necessário que assim seja. Com um termóstato de 5w. Quando tenho mais de uma cultura meto dois frascos num aquário de 10L com água e um termostato maior.

Temperatura a 28ºC. Meto 0,5l de água de osmose. Se não tiveres podes usar da torneira mas com dois dias d antecedência, como água de uma tap.

 

Cumps.

Sem Bomba de Ar certo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Hoje de noite tive de desligar a luz do aquario. Quando liguei a luz hoje de manha estavam os alevins quase todos mortos fiquei com uns 5... Nao percebo nada disto! Eu a falar mal da Liquid JBL, e com artemia recem eclodida foi muito pior...

 

O que se terá passado pessoal? Nao percebo. Ontem estavam todos entusiasmados a comer artemia com o abdome cheio. Hoje estavam montes deles mortos e outros a deambular pelo aquario que vao morrer de certeza.

Terá sido da porcaria dos ovos que ficaram no fundo do aquario uns dias?

 

Grande desilusão...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Joao,

 

Olha basicamente fiz como demonstra neste video. A diferença é que o sistema foi todo feito por mim. Com uma garrafa de agua de 1 litro e com uma tampa igual á do video mas feita a partir de uma tampa de coca cola.

 

 

Não lavei a artemia com agua doce... mas passeia pelo passador. E depois deitei no aquario.

 

Mas os peixes fartaram-se de comer artemia nos primeiros 3 dias... Nao percebi mesmo. Pensava que ia conseguir quase todos os peixes da postura. Enfim...

 

Abc e obrigado,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pedro,

 

Eu também tinha esse kit da sera, mas como precisei de mais colónias tive de fazer um diy..

Deves passar sempre a artémia por água do aquário, aos adultos pouca diferença faz aos pequenos a historia é outra..

De que peixes estamos a falar?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Escalares. Era suposto ser facil.

Eu há um ano consegui reprodução de uns 40 escalares e uns 20 ramirezis, mas tou a ver que tive uma grande sorte. Tenho usado sempre JBL Nobil Fluid. Ultimamente tenho tido montes de dificuldades, consigo prai um ou dois peixes por postura, quando começam por ser uns 70 praí.

Tenho um aquario proprio para os alevins onde os coloco depois de começarem a nadar livremente no aquario.

Corre tudo impecavel até ao quarto, quinto dia. Depois morrem os alevins todos... Eu pensei que fosse de fome e o liquido nao fosse eficaz. Mas agora com a artemia ainda foi pior...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E há alguma diferença nos parâmetros das águas do aquário original para o de maternidade?

Ou enches o 2º com água do original?

Escalares nunca fiz criação, só de discus, ramirezis e bettas. E gupys xD

Para os alimentar usava o mesmo para todos, artémia ecludida, infusórios de casca de banana, granulado moido (bettas/ gupys) e larvas de mosquito daquelas congeladas. E quase que não perdia nenhuns em todas as espécies. Mas demorou um pouco para entender o que devia fazer concretamente..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pronto, entretanto morreu tudo. Nem um alevim para contar a historia. Lol.

Lol que nao tem piada nenhuma.

 

Alguem sabe dizer qual poderá ter sido a causa? Para morreram todos, foi erro crucial de certeza. Só vejo a questao dos milhares de ovos da artemia depositados no aquario. O resto mais ou menos parece que estou a fazer bem... Ou entao tenho de me levantar ás 4 da manha para dar artemia aos peixes de 4 em 4 horas...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok Joao, se calhar é boa ideia massacrar-te um pouco. Se tiveste posturas com 0% de baixas deves ser uma das pessoas ideias para colocar algumas questoes que antecipadamente agradeço a disponibilidade:

 

Aos teus ramirezis acabadinhos de deixar o saco davas apenas a artemia ecludida, ou davas mais algum suplemento?

 

Quantas vezes os alimentavas por dia nesses primeiros 5 dias?

 

Não existe muita diferença dos parametros do aquario para a maternidade. Não é a mesma agua. Mas atencao: muitas vezes eu coloco logo o cone com os ovos na maternidade. Assim que eles nascem já estao na maternidade. E as baixas começam igualmente a ser o ao 5º dia +-. Ate lá eles parecem cheios de saude. É uma pena. O PH é 6,8 ou 7,0 mais ou menos, a temperatura é 27º, 28º. Mudas de água, nao faço. Porque eu até tenho medo de mexer na agua para nao matar os alevins... Mas como os alevins nao devem sujar muito a agua, acho que nao faz mal... Quais os parametros que tinhas nos ramirezis?

 

Que filtragem usas na maternidade? Eu tenho daqueles filtros ligados á bomba de ar. Nunca me morrem por sucção. No entanto tinha mais sucesso quando usava a tecnica da meia de vidro no filtro exterior, bla bla. Embora ficassem alguns agarrados á meia. Será que pode ser um prob de filtragem da agua da maternidade?

 

Em termos de luz. Tenho tido mais sucesso quando a luz esta sempre acesa durante a primeira semana deles. É importante isso, ou posso ter o ciclo normal das 10h de luz por dia?

 

Abc e obrigado,

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pedro,

 

Sem problemas. :smile2:

Eu tinha perdas proporcionais às eclusões.. 20-30%

Eu ñ os retirava dos pais na primeira semana ou duas (dependia da minha disponibilidade) excluindo os dicus, nunca "andei em cima deles", deixava acontecer.

No caso dos rams só 1-2 dias depois da eclusão é que começava a dar comida. A alimentação dependia da minha disponibilidade, se estivesse de ferias cada vez que passa-se pelo aquário deitava comida, mas pouca, 4-6 vezes por dia em média. Se ñ estivesse em casa dava de manhã antes de sair de casa, durante o dia comiam os restos dos progenitores (tinha um alimentador automático) e quando chegava a casa era o mesmo processo como em ferias.

A água estava a 6,3-6,5pH e muito macia mesmo!! quase que não havia alterações nos parâmetros mesmo com taps, porque tinha vários troncos e folhas de bananeira.

Já experimentas-te deixa-los com os pais?

Nas "creches" usava filtros de esponja ligados a uma bomba de ar. Talvez seja esse o problema.. ñ tens nenhuma colónia de bacterias estabelecida nesse aquário. Está sempre em funcionamento ou só quando tens posturas é que o montas?

Em termos de iluminação, sempre ligada normalmente e à noite uma luz de presença dos chineses.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas Pedro,

 

Sem problemas. :smile2:

Eu tinha perdas proporcionais às eclusões.. 20-30%

Eu ñ os retirava dos pais na primeira semana ou duas (dependia da minha disponibilidade) excluindo os dicus, nunca "andei em cima deles", deixava acontecer.

No caso dos rams só 1-2 dias depois da eclusão é que começava a dar comida. A alimentação dependia da minha disponibilidade, se estivesse de ferias cada vez que passa-se pelo aquário deitava comida, mas pouca, 4-6 vezes por dia em média. Se ñ estivesse em casa dava de manhã antes de sair de casa, durante o dia comiam os restos dos progenitores (tinha um alimentador automático) e quando chegava a casa era o mesmo processo como em ferias.

A água estava a 6,3-6,5pH e muito macia mesmo!! quase que não havia alterações nos parâmetros mesmo com taps, porque tinha vários troncos e folhas de bananeira.

Já experimentas-te deixa-los com os pais?

Nas "creches" usava filtros de esponja ligados a uma bomba de ar. Talvez seja esse o problema.. ñ tens nenhuma colónia de bacterias estabelecida nesse aquário. Está sempre em funcionamento ou só quando tens posturas é que o montas?

Em termos de iluminação, sempre ligada normalmente e à noite uma luz de presença dos chineses.

Joao, obrigado pela dica. Deixei esta postura com os pais prai um 15 dias ou mais, so os retirei agora. Fiquei com os 60 escalares (ja estao com 1 cm +-). Ja não devo ter mais perdas. É isso, artemia eclodida sempre disponivel, a luz sempre acesa e deixa-los com os pais até se alimentarem bem com outra coisa alem da artemia. Entretanto os ramirezis não querem por ovos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais