Como eliminar esta alga ? (Foto)


MARCO AUGUSTO

Recommended Posts

Olá a todos.

Comecei a ter algas castanhas filamentosas, entretanto fiz o teste dos fosfatos e dos nitratos, e em ambos o resultado foi de 0mg/l, faço tpas com agua do mar e reposiçao com O.I + kalk, nao exagero na adiçao alimentaçao, por tambem ter poucos peixes, e precisava mesmo da vossa ajuda para eliminar estas algas, que ja fiz mudas com O.I. e nao páram de desenvolver..... poderá ter sido eu ter exagerado nas tpas de agua do mar e ter muita materia organica e não ter seres vivos para a consumir??

Tenho uma boa equipa de limpeza e quase 10.000L de circulaçao, num aquario de 150x60x60.

 

Pic_3107_12.jpg

 

Pic_3107_13.jpg

 

desde ja obrigado

Cumps

Marco

Cumps

Marco.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

essa alga é realmente uma praga, eu próprio ando com o mesmo problema e não consigo resolve-lo. No anterior aquario tinha esse mesmo problema e quando dei por ela tinha a rocha toda cheia. Não sabendo ao certo o que podes fazer vou-te dizer o que não deves fazer. Em primeiro lugar quando tentares limpar com uma escova ou algo pareçido tenta aspirar o maximo da materia que retirares porque senão ainda vais fazer pior (eu uso filros rapidos para retirar o excesso em suspensão na agua e filtro a agua passando-a por lã muito fina para os restos ai ficarem depositados. Para tentar ajudar tenta colocar uma resina anti-silicatos (segundo alguns artigos que vi na net os silicatos são os principais responsáveis por alimentar esta alga mesmo em quantidades não perceptiveis nos testes, e segundo esses mesmos artigos nem a osmose resolve esse problema, porque ao fim de duas ou tres passagens pela osmose esta perde a capacidade de filtragem deste tipo de composto), logo o ideal é fazeres passar a agua de osmose por uma resina anti silicatos antes de a colocares no aquario. Já me disseram que utilizar carvão também ajuda na medida em que retiram os nutrientes da agua.... quanto ao resto também não sei muito bem o que fazer, uma coisa te digo não esperes que isso passe para actuares, faz já alguma coisa, porque senão já vai ser tarde de mais. Se souberes de algum método que entretanto as elimine diz-me alguma coisa por favor...

 

abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo com o Ricardo essa alga, parece mais "cyano" e mesmo uma praga.

 

Parece a mim que tems que aumentar a circulacao, tems um aqua de 540lt brutos, para um "reef" vai para circulacao maxima, ai 30 ou 40 vezez a capacidade.

 

Usas resina para os fosfatos? Rowaphos ou Phosban? tems que por, nao aparece nos tests por que a "cyano" usa todos. Fosfotos e circulaco e u problema.

 

Victor

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Parecem-me diatomáceas: silicatos muito elevados... ;)

 

O teu aparelho de osmose utiliza algum tipo de "removedor" de silicatos?

 

Caso não tenhas, aconselho vivamente o Silicate Remover (Coralife) para essas algas. Quando me aparecem no aquário (sinal que o produto está gasto), basta renovar o que tenho no filtro externo e elas desaparecem num espaço de 24 horas.

Já li algures que os silicatos não devem ser removidos em poucas horas pois poderá haver consequências para os invertebrados, portanto aconselho.te a utilizar o produto em espaços muito curtos (1 hora de cada vez, por exemplo, com intervalo de 1 hora). Quando as algas tiverem desaparecido...usa continuamente no filtro externo (que deve conter APENAS este produto - ou caso queiras juntamente com algum tipo de resina para fosfatos ou carvão - e sem nenhum tipo de esponjas) até as algas voltarem a aparecer.

 

É claro que é apenas um produto que elimina temporariamente as algas, portanto aconselho-te (visto teres tanta quantidade de algas) a comprar um "acrescento" para o teu aparelho de osmose, de modo a eliminares os silicatos na sua origem...

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho esse mesmo problema! A origem deverá ter sido da agua natural, veio xeia de silicatos e puff, com mudas de agua noto logo um decréscimo dessas mesmas aguas, um removedor de silicatos tambem ajuda. Carvao activo penso que ajudará no poblema. Mas ajudam... não curam o problema, elas continuam a desenvolver-se, por isso uns moluscos chamados cerites ajudam a resolver a situação. Penso eu de que...

 

 

 

Cumps

meureef.jpg[Clickable]
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos,

Eu tambem acho que foi da agua natural, porque so comecei a ter destas algas quando comecei a utilizar a agua natural. A minha osmose tem um pre-filtro de sedimentos e carvao, vou ligar um filtro de fosfatos que fiz, e vou comprar uma resina para remover silicatos e depois logo se vê se deu resultado :?

Muito obrigado pelos vossos concelhos :wink::)

Cumps

Marco.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha Marco eu nunca utilizei agua natural.... por isso só pode ser da osmose.... Quanto ás Cerites para limparem essas algas todas ou Têm que ser cerites importadas da etiópia (esganadas de fome) ou então tens que arranjar umas 5000 :P:P (eu tenho cerca de 20 e elas mandam-me comer eu as algas...) penso eu de que....

 

abraço e se tiveres novidades animadoras diz alguma coisa, porque também já estou a ficar farto...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

LoL pensei que as certes fossem mais comilonas....... ja me estragaste a cura! :?: Bom de qualquer das maneiras ajudam... Tudo o que ajude e bem vindo :) Insistam nas mudas de água, e na limpeza do aquario. Sao boas ajudas :roll:

meureef.jpg[Clickable]
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Marco!

 

Essas algas realmente parecem-se com cianobacterias (nao sei é s ha cianobacterias castanhas...).

 

Se puderes experimenta a utilização do tal filtro de fosfatos que fizeste e se puderes arranja 1 daqueles filtros internos pequenos, põem lá dentro resinas desnitrificantes, e coloca esse filtro no recipiente para onde verte a água da osmose. Experimenta deixar o filtro ligado durante 1 horita(em principio é suficiente para eliminar os silicatos.

 

Assim evitas que eles entrem no aquario devido à água de reposição.

Mesmo que possas fazer o que disse ou acoplares 1 estágio extra à osmose com desnitrificador, continua com a utilização do filtro de fosfatos no aquário...

 

E se houver melhorias conta ao pessoal...

 

Boa sorte!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Ja tenho novidades, a 1º tenho silicatos na agua do aquario de 2 ppm, 2º tive a fazer o mesmo teste na agua natural e tem o mesmo valor de silicatos, bem... pelo menos ja sei qual é o problema e a fonte do mesmo, agora é combate-lo ;)

xau

Cumps

Marco.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Mantenho a minha "aposta" nas diatomáceas...ainda para mais vendo a quantidade de silicatos que tens na água. omg

 

Como te disse, o Silicate Remover é muito bom e devias apostar, nesta fase inicial, nele para te remover o que tens na água.

Para remediar o problema para sempre...ou muda de local de recolha de água natural...ou adiciona um estágio para eliminar os silicatos ao teu aparelho de osmose (desionizador. :cry: ) e começa a utilizar água de osmose + sal. :D :lol:

 

Boa sorte.

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tive o mesmo problema...

 

Ainda não sei se era diatomaceas ou cyanobacterias.

 

Ganhavam pigmentação à medida que absorviam luz.

 

De repente deixaram de aparecer.

 

Talvez porque resolvi diminuir um pouco o periodo diário da luz branca. Penso que também terá ajudado o facto de ter colocado no aqua macroalgas Caleurpa. Talvez até este tivesse sido o factor determinante para a resolução do problema.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Olá Ricardo

Epá.... ainda não, a unica coisa que tenho feito é TPAS com O.I. e encomendei na Aquaplante uma resina que elimina fosfatos e silicatos ao mesmo tempo, lá para segunda deve chegar.

Ainda nao apliquei o filtro de fosfatos porque quero ver se consigo eliminar as algas a longo prazo sem adicçao de filtraçao quimica.

Eu depois dou-te noticias.

 

Cumps

Marco

Cumps

Marco.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Luis

Eu coloco a resina á saida do tubo pvc que tranporta a agua do aquario superior para a sump, de forma a que uma grande corrente de agua embata contra a resina.

Cumps

Marco.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou a ver que tenho de impor respeito aqui nestas bandas e meter o meu fluval a funcionar para controlar os silicatos. Isto piorou nestes 3 ultimos dias, como podem ver pela foto.

 

Pic_4012_24.jpg

 

Terei de aplicar a resina no filtro, ou haverá mais alguma maneira de a aplicar? Nao tenho sump.

 

 

Cumps

meureef.jpg[Clickable]
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas pessoal, tenho que vos informar que tenho as minhas algas practicamente erradicadas. O truque foi para alem de ter colocado uma resina anti silicatos ter aumantado o Kh que estava muito baixo. Neste momento é ver a alga castanha a desapareçer e alguma a transformar-se em verde que é comida pelos herbívoros presentes no aqua. A alga coralina está agora em grande crescimento. Por isso pode ser mais um parametro a verificarem. Abraço e boa sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tambem ja curei a minha, mas ainda tenho restos..... pois tenho muita sujidade no areao...... por isso tenho de fazer umas aspirações para retirar a materia organica em excesso que está a alimentar as algas. :D

 

 

Cumps

meureef.jpg[Clickable]
Link to comment
Partilhar nas redes sociais