Reciclagem, é possível?


Nuno Monteiro

Recommended Posts

Boas!

 

Estou a preparar um projecto para cativar os meus filhos para o mundo da aquariofilia.

 

Como referi na minha apresentação, cheguei a ter um pequeno lago com cerca de 3.000L, e a minha dúvida prende-se com a possibilidade de "reciclar" (ou reutilizar) uma das bombas que tinha no lago e que estava arrumada num canto.

 

Ainda não decidi o tamanho do aqua, mas para começar pensei entre 60 a 100L. Uma das bombas que tenho é uma Gardena RP 600, capaz de debitar até 600L/H (http://www.gardena.com/pt/water-management/garden-pond/conjunto-de-bombas-para-lagos-de-interior-rp-600-gardena).

 

Será de todo descabido esta adaptação para cascata?

 

Quanto à iluminação, tive a ideia de outra adaptação. Fita de led's. A luz fria será indicada para fauna e flora?

Nuno Monteiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A função principal de um filtro é poder acomodar matérias porosas/esponjas que sirvam de casa para as bactérias que transformam a amónia provocada pelos dejectos dos animais, folhas mortas e restos de comida em nitritos e depois em nitratos. Ora a bomba de cascata que tens não tem espaço para isso portanto não substitui um filtro. Outra questão prende-se com a largura do jacto de agua projectado pela bomba poder deslocar parte dessa agua para fora do aquário. A não ser que arranjes um aquário com umas medidas maiores, eventualmente num formato mais quadrado que evite essa situação.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Depois de muita leitura aqui no forum, e de alguma imaginação, venho-vos apresentar a solução que encontrei.

 

Antes de mais devo dizer que o aqua é de 120 L (100X30X40), e que a bomba da gardena que possuo é de apenas 600 L/H, o que poderá ser pouco.

 

Então é assim, como o principal problema seria o reservatório para as matérias filtrantes, essa foi a minha maior dificuldade de idealizar. Nada que €1,99 não resolvessem na SportZone. Uma garrafa de água! (verde para ser mais facilmente dissimulada).

2014-10-10230739_zps77acafee.jpg

 

Depois, foi só cortar a boquilha da tampa para que ficasse assim

2014-10-10230809_zps7357e18a.jpg

 

Depois de cortado o suporte, foi só encontrar mangueiras que se ajustassem às medidas da tampa da garrafa e da bomba. Facilmente encontrei numa drogaria várias medidas, que me permitiam fazer reduções caso fosse preciso (e foi...).

2014-10-10232821_zps38422abe.jpg

 

Depois disto feito, precisava que a água circulasse pela garrafa. Como o meu objectivo é dissimular a garrafa no meio das pedras ou vegetação (plástica ou natural) optei por fazer cortes em apenas metade da garrafa, uma vez que irá ficar deitada no fundo. Assim, e com base em alguns vídeos brasileiros no You Tube, com a ajuda de um ferro de estanhar fiz os cortes e furos que achei convenientes. No final, com um X-acto, cortei os os excessos de plástico derretido.

2014-10-10231824_zps151d4e91.jpg

 

Depois de tudo bem lavado, foi só colocar a lã de vidro no fundo da garrafa a tapar todos os cortes (cerca de 1/4 do volume). Por cima meti as cerâmicas (+ ou - 2/4 do espaço interior), adicionando no espaço restante um saco de carvão activado.

 

Depois foi só encaixar tudo e testar. Funcionou!

 

E ainda funciona! Já retirei o carvão e troquei uma vez a lã de vidro.

 

Uma vez que estou em fase de mudança de casa, os meus ciclídeos entretanto adquiridos "alugaram" para outro aqua mais pequeno, provisóriamente. De momento é este o aspecto.

2014-10-10234613_zps450c30b0.jpg

 

Quando acabar com as mudanças prometo mais fotos!

  • Votar + 1

Nuno Monteiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Nuno.

 

Essa garrafa parece ser uma boa solução. Contudo tens de pensar que esteticamente não será nada agradável. Um filtro externo tem tudo de bom para essa litragem. Com esse tipo de filtro imagino que o terás de retirar e lavar todas as semanas e mesmo assim muita sujidade ficará no aquário. Com um filtro externo tens a comodidade de fazer a manutenção fora do aqua e em mais largo espaço de tempo (dependendo sempre do filtro), digamos de 15 em 15 dias ou até mais tempo.Estes normalmente também têm um bom espaço para colocares matérias filtrantes como, esponjas e cerâmica microporosa, onde as bactérias nitrificantes se podem fixar.

 

Podes encontrar filtros externos a bons preços no Olx ou até mesmo aqui no fórum.

 

Não te esqueças de ir postando actualizações com muitas fotos que é o que a malta gosta.

 

Espero ter ajudado,

 

Cumprimentos.

:default_Smile-PT: Brevemente AF-SHRIMPS - SHRIMPROOM ALL DIY PROJECT:default_Smile-PT:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com jeito para bricolage podes pensar em fazer tu um filtro externo, ficarias melhor servido.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.