Recommended Posts

Publicado

acrescentei recentemente á minha lista 6 guppys femea e um casal de plattys (a femea tava muito gravida).

entretanto, no dia a seguir já me tinham morrido 2 das guppys.

até ai, fiquei com pena mas nao surpreendido.

depois nos dias seguintes foram-me morrendo mais 3 guppys e 1 platty que já tinha há mais de 1 mes.

entretanto a femea teve os filhotes, e tirando alguns que nasceram sem vida, teve 17 filhotes :D :shock::roll:

agora outros 2 plattys (o macho recente e uma femea antiga) estão a dar sintomas preocupantes e anormais para mim... sem qq marca visivel de doença:

as barbatanas estao bastante fechadas (principalmente a de cima), escondem-se, e apesar de comerem bem, já nao comem como antes.

ajudem... estou desorientado nesta situação... até porque o aquário nao está nada sobrelotado, e os outros peixes (2 limpa fundos e 2 peixes gato, uma platty e umma guppy, bem como os recem nascidos) estão aparentemente perfeitos! mas durante quanto tempo?

só tenho medido o PH da´água e está nos 6.5

devo trocar agua? devo fazer algum tratamento de choque?

obrigado.

Publicado:

Olá,

Se tiver errado corrijam-me (Já não tenho Guppys e Platys à mais de 1 ano) :D

Guppys e Platys são peixes que preferem água ligeiramente alcalina (pH 7.0 a 7.3), temperatura 25°C a 30°C, de preferência qualquer coisa a rondar os 27°C, dH 6 a 10.

Já pensaste que o problema pode começar na água do aqua?

O facto dos peixes morrerem 1/2 dias depois, partindo do princípio que são saudáveis, estão pode-se dever ao facto do choque do ph ou outra coisa qualquer na água do aqua. Mas isso só vês com mais testes...

Abraços.

Cumprimentos,

Nuno

Publicado:

a água inicialmente estava nos 7.5 (um pouco alto, eu sei).. a temperatura é de 27 / 8 graus.

agora o ph tem estado nos 6.5 a 6.7.... como poço, sem recorrer a quimicos, elevar o ph?

o que vou fazer: dia sim dia não fazer uma troca de 10% de água (até porque estou com alguns inicios de algas e porque a água da torneira anda nos 7.5 de ph).

mais recomendações?

Publicado:

Olá Dante,

realmente tens um problema sério com o ph! As espécies que tens n se dão nada bem em águas acidas! Para subir o pH, além dos quimicos disponiveis, podes ir à praia apanhar umas conchas e depois de devidamente limpas podes pô-las no aquario (dentro de uma meia de nylon) que o pH vai subir! Se tiveres troncos podes tirá-los, pelo menos por agora, até teres um pH mais alto.

Outra coisa, estou com a impressão que adicionaste 8 peixes de uma só vez!? Se é verdade isto tb pode ter ajudado a acontecer o desastre!! A carga biologica do aquario aumentou muito e muito depressa, o aumento de população deve ser feito aos poucos...

Publicado:

Também podes tentar fazer mais trocas parciais de água. Como a água da companhia tem certamente um PH neutro a tender para o alcalino, ajudará certamnete a equilibrar as coisas.