Porque morrem?


Dante

Recommended Posts

acrescentei recentemente á minha lista 6 guppys femea e um casal de plattys (a femea tava muito gravida).

 

entretanto, no dia a seguir já me tinham morrido 2 das guppys.

até ai, fiquei com pena mas nao surpreendido.

 

depois nos dias seguintes foram-me morrendo mais 3 guppys e 1 platty que já tinha há mais de 1 mes.

 

entretanto a femea teve os filhotes, e tirando alguns que nasceram sem vida, teve 17 filhotes :D :shock::roll:

agora outros 2 plattys (o macho recente e uma femea antiga) estão a dar sintomas preocupantes e anormais para mim... sem qq marca visivel de doença:

as barbatanas estao bastante fechadas (principalmente a de cima), escondem-se, e apesar de comerem bem, já nao comem como antes.

 

ajudem... estou desorientado nesta situação... até porque o aquário nao está nada sobrelotado, e os outros peixes (2 limpa fundos e 2 peixes gato, uma platty e umma guppy, bem como os recem nascidos) estão aparentemente perfeitos! mas durante quanto tempo?

 

só tenho medido o PH da´água e está nos 6.5

 

devo trocar agua? devo fazer algum tratamento de choque?

 

obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Se tiver errado corrijam-me (Já não tenho Guppys e Platys à mais de 1 ano) :D

 

Guppys e Platys são peixes que preferem água ligeiramente alcalina (pH 7.0 a 7.3), temperatura 25°C a 30°C, de preferência qualquer coisa a rondar os 27°C, dH 6 a 10.

 

Já pensaste que o problema pode começar na água do aqua?

 

O facto dos peixes morrerem 1/2 dias depois, partindo do princípio que são saudáveis, estão pode-se dever ao facto do choque do ph ou outra coisa qualquer na água do aqua. Mas isso só vês com mais testes...

 

Abraços.

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a água inicialmente estava nos 7.5 (um pouco alto, eu sei).. a temperatura é de 27 / 8 graus.

 

agora o ph tem estado nos 6.5 a 6.7.... como poço, sem recorrer a quimicos, elevar o ph?

 

o que vou fazer: dia sim dia não fazer uma troca de 10% de água (até porque estou com alguns inicios de algas e porque a água da torneira anda nos 7.5 de ph).

 

mais recomendações?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Dante,

 

realmente tens um problema sério com o ph! As espécies que tens n se dão nada bem em águas acidas! Para subir o pH, além dos quimicos disponiveis, podes ir à praia apanhar umas conchas e depois de devidamente limpas podes pô-las no aquario (dentro de uma meia de nylon) que o pH vai subir! Se tiveres troncos podes tirá-los, pelo menos por agora, até teres um pH mais alto.

 

Outra coisa, estou com a impressão que adicionaste 8 peixes de uma só vez!? Se é verdade isto tb pode ter ajudado a acontecer o desastre!! A carga biologica do aquario aumentou muito e muito depressa, o aumento de população deve ser feito aos poucos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais