Guppys a morrer


diogo_ribr

Recommended Posts

Boa tarde, aconteceu-me esta semana uma coisa que nunca me tinha acontecido.

tenho um aquario com 200lt de agua onde tinha muitos peixes, incluindo neons, guppies, escalares, vários homens das limpezas etc.

resolvi encher um aquario de cerca de 80lt para colocar lá os guppies e os neons. Enchi o aquario, agua a 27ºC, deixei o filtro a trabalhar durante um dia sem colocar lá peixes.

 

passado um dia coloco lá uma colonia de neons, machos de guppy e femeas de guppy já prestes a desovar e no dia a seguir estavam as femeas todas mortas, restou uma, que acabou por morrer no dia seguinte.

 

Será isto falta do ciclo do azoto? o aquario nao tem plantas, e agua foi agua nova que lá pus.

 

Se alguem me puder ajudar agradeço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou-me adiantar e dizer que sim, falta de ciclo de azoto. Provavelmente falta de climatização. E vou dizer que se te sobrou algum peixe até tiveste sorte.

No minimo, colocavas o filtro que colocaste neste novo aquário de 80l, a trabalhar duas semanas antes no outro de 200l, enchias com água (70%) do aqua de 200l litros, as variações da água não seriam tão grandes.

E se tivesses pedras ou troncos no aqua de 200l que pudesses colocar nesse, também ajudaria a propagar as colonias de bactérias.

 

Se querias safar algum alevim deverias ter plantas, esconderijos e só colocar as fêmeas mais próximas do parto.

Para mim as fox tail, fetos java, plantas topo e musgos, são óptimos esconderijos.

Editado por NGE
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pronto, só queria ter mesmo a certeza se teria sido a falta do ciclo do azoto. Já tenho plantas que tinha no de 200lt e umas rochas lá. Obrigado pelo esclarecimento. Mas continuo a ter uma dúvida, porque que só morreram as femeas? Os outros ainda lá estão todos bem.

Editado por diogo_ribr
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:fart004: Porque são as mais sensíveis, tem uma ninhada de alevins dentro do corpo.

Não é espanto algum.

 

Sempre que tiveres duvidas expõe aqui o pessoal ajuda-te.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais