Apresentação efortuna


efortuna

Recommended Posts

ola a todos

sou o efortuna, sou de Abrantes e ando para me iniciar na aquariofilia, embora com medo de dar os primeiros passo mal, decidi inscrever-me no forum de modo a aprender com o pessoal mais experiente.. Desde já agradeço ao Nuno Antunes pelo topico "[manual] inicio na Aquariofilia" o qual já me tirou algumas duvidas... vou aproveitar para ler mais no forum antes de partir para a compra do primeiro aquário...

 

obrigado

Editado por efortuna
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola a Todos

decidi comprar o primeiro aquario e algum material usado, a um user que decidiu comprar um maior e vender este que me parece em muito bom estado...

neste momento tenho:

Aquário de 120 litros, com as seguintes medidas : Largura 30 cm, altura 40 cm, comprimento 100 cm.
Filtro EHEIM Classic 250, com as respectivas ligações

Termometro

Termostato

areão, algumas pedras e alguns peixes que ainda desconheço as raças...

numa primeira fase vou desmanchar tudo e lavar tudo muito bem e começar do zero.. é a melhor maneira para aprender... e é ai que preciso da vossa ajuda....

quais os testes que devo comprar e que primeiros produtos necessito?

o que devo colocar no fundo? só o areão, ou coloco mais alguma coisa por baixo? quando é que sei que o material filtrante está em condições ou a necessitar de ser substituido?

amanha vou tirar algumas fotos e coloco aqui para poderem ver o material a que me refiro...

desde já o meu muito obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Começa por ler este tópico e depois faz uma pesquisa no forum que tens resposta para todas as tuas perguntas...

 

inicio Na Aquariofilia - http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=36380

 

Cumps.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola

foi mesmo por esse topico que começei, d'ai ter partido para este aquario..

a pessoa que me vendeu mostrou-me uns produtos para colocar na agua que são: "cultura bacteriana inicial para aquarios" e "Condicionador de agua" existe alguma marca em especial ou algum destes produtos é dispensavel?

obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Não reparei que já tinhas lido esse tópico...

 

Então vamos por partes:

 

Antes de fazer seja o que for tens de decidir o que queres para layout do teu aquário, é que existe várias opções e cada uma tem um custo.

 

Já tens uma ideia do que queres fazer?

 

Cumps

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Adquire os testes de pH, nitritos, nitratos, amonia (principalmente) assim como os de dureza e Kh (que agora nao me recordo). Tens a opção de comprar testes individuais, kits de testes (5 em 1), malas com os kits mais completos. Toma atenção que testes de tiras indicam valores aproximados, testes de gotas podem ser mais fidedignos, embora com um custo de aquisição mais elevado.

  • Votar + 1

Boa aquariofilia

Ricardo José

 

http://www.boutiquedosdoces.com - Um doce para cada momento

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola

a minha ideia seria ter algumas plantas para juntar com os peixes que já tenho... nesta primeira fase até me sentir mais a vontade, nao queri agrandes exageros, quero limpar o aquario todo, colocar um fundo que permita algumas plantas e coloca-las tal como os peixes, que estes dias estão numa caixa... :(

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola

foi mesmo por esse topico que começei, d'ai ter partido para este aquario..

a pessoa que me vendeu mostrou-me uns produtos para colocar na agua que são: "cultura bacteriana inicial para aquarios" e "Condicionador de agua" existe alguma marca em especial ou algum destes produtos é dispensavel?

obrigado

 

A introdução desses produtos depende da tua paciência. A função é acelerar ou iniciar o ciclo do azoto, permitindo ao aquário atingir a maturidade mais rapidamente. Se tens paciência (como parece ser o caso), decide tudo primeiro e depois de montares deixa correr o ciclo devagar. Caso tenhas pressa ou sejas pressionado para montar o aquário, adiciona os produtos e depois tenta colocar peixes "resistentes", As marcas a partida acho que não tem nada de especial.

Quais são os peixes que tens?!Qual a sua proveniência?e quais as condições da caixa?

  • Votar + 1

Boa aquariofilia

Ricardo José

 

http://www.boutiquedosdoces.com - Um doce para cada momento

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola

os peixes que tenho são os que o anterior dono do aquario tinha, não sei a especie de todos, mas sei que são limpa fundos, um casal de gobies e os outros não sei ao certo... no total serão cerca de 10 peixes... amanha já coloco fotos... a caixa que tenho os peixes é uma caixa que nao tem o tamanho ideal para eles... a agua é a que estava no aquario...

a unica pressa que tenho é a de tentar nao perder nenhum destes peixinhos..;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens filtro na caixa?

Se o filtro não foi lavado e não tem muito tempo desde que o recebeste, pode ser que consigas que tudo corra bem se o ligares agora. Isto é que a colonia ainda esta "inteira" e que não se perdeu. Caso contrário vai fazendo trocas diárias de agua na caixa. Como presumo que não pretendes algo muito elaborado nem muito exigente nesta fase, quase que me arrisco a te dizer para montares o aquário como tens agora, utilizando água dessa caixa e mais água nova.

  • Votar + 1

Boa aquariofilia

Ricardo José

 

http://www.boutiquedosdoces.com - Um doce para cada momento

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola

o filtro ainda nao foi lavado, mas já foi desmanchado ontem ao final do dia e retirou-se a agua que tinha embora nao tivesse lavado nada...

dentro do filtro tenho 3 esponjas e dois sacos com ceramicas, o que é que posso lavar? nada?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Julgo que se ligares o filtro mesmo dentro da caixa que não terás problema (não prometo nada). Era como dizia anteriormente, o prazo de desmontar e estar na tua mão é curto, pode ser que a colónia de bactérias não tenha sofrido (as esponjas ainda estão humidas?) e esteja ainda funcioonal. o que significa que se montares o aqua "agora" as coisas possam correr bem. Pelo menos ligares o filtro para a caixa.

  • Votar + 1

Boa aquariofilia

Ricardo José

 

http://www.boutiquedosdoces.com - Um doce para cada momento

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok, amanha experimento logo de manha... estou no trabalho só saio as 10h... sim as esponjas ainda devem estar humidas até porque havia agua nos tubos... só se despejou o copo do filtro...

sendo assim evita-se aqueles produtos que mensionei? ou compro na mesma? a agua que tenho para colocar é de nascente natural sem quaisquer produtos... é aconcelhado ou nem por isso?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok, amanha experimento logo de manha... estou no trabalho só saio as 10h... sim as esponjas ainda devem estar humidas até porque havia agua nos tubos... só se despejou o copo do filtro...

sendo assim evita-se aqueles produtos que mensionei? ou compro na mesma? a agua que tenho para colocar é de nascente natural sem quaisquer produtos... é aconcelhado ou nem por isso?

Podes adicionar o produto ira reforçar a colonia. A água não vejo problemas, tenta é usar a caixa como se fosse um saco que trouxeste da loja, para ambientar os peixes

  • Votar + 1

Boa aquariofilia

Ricardo José

 

http://www.boutiquedosdoces.com - Um doce para cada momento

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola

a minha ideia seria ter algumas plantas para juntar com os peixes que já tenho... nesta primeira fase até me sentir mais a vontade, nao queri agrandes exageros, quero limpar o aquario todo, colocar um fundo que permita algumas plantas e coloca-las tal como os peixes, que estes dias estão numa caixa... :(

 

De modo a tentar não perder nenhum peixe, e como o Ricardo disse, coloca o filtro a funcionar dentro da caixa onde tens os peixes, pois pode ser que ainda consigas salvar as bacterias e vai mudando uns 30% da água todos os dias. E se conseguires uma caixa maior melhor.

 

Se vais ter plantas tens de colocar um substrato fertil por baixo do areão, como por exemplo o JBL MANAMO.

 

Também existe outra solução mais barata que pode servir como substrato fertil, humus-minhoca, eu usei no meu aquário(podes ver aqui http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=221243), mas requer um tratamento e isso leva tempo.

 

 

Visto que já tens peixes convem comprares o acelerador biologico para diminuir o ciclo do azoto, eu usei este SEACHEM STABILITY, e todos os teste que o Ricardo disse.

 

Convem fazeres teste para ver como esta o ciclo do azoto e para entenderes como se desenrola o ciclo do azoto lê este artigo, http://www.ciclideos.com/o-ciclo-do-azoto-e-os-aquarios-a27.html.

 

Passados alguns dias começas por introduzir o peixe mais resitente que tiveres e vais analisando o seu comportamento e colocando os restante gradualmente.

 

Esta opção não é a ideal, mas como já tens peixes não estou a ver de outra forma.

 

Cumps

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

A introdução desses produtos depende da tua paciência. A função é acelerar ou iniciar o ciclo do azoto, permitindo ao aquário atingir a maturidade mais rapidamente. Se tens paciência (como parece ser o caso), decide tudo primeiro e depois de montares deixa correr o ciclo devagar. Caso tenhas pressa ou sejas pressionado para montar o aquário, adiciona os produtos e depois tenta colocar peixes "resistentes", As marcas a partida acho que não tem nada de especial.

Quais são os peixes que tens?!Qual a sua proveniência?e quais as condições da caixa?

 

Muita atenção à frase acima, porque é mentira.

 

Já por várias vezes coloquei a seguinte resposta, porque existe muita gente enganada pelo esquema das bactérias de garrafa:

(http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=230377&p=1296634)

 

 

No mercado, existem múltiplas ofertas de garrafas que contém as ditas bacterias, parecendo entre elas todas iguais..... mas a realidade é outra bem diferente.

 

Existem dois tipos de bacterias benéficas que são usadas nestes produtos:

  • Autotróficas
  • Heterotróficas

 

E porque é que isto é importante?

 

Ora uma é importantíssima para o filtro, e a outra, é importantíssima para o filtro durante uns dias.

 

As bacterias Autotroficas são boas para o aquário, porque quando na presença das condições ideais, elas se irão propagar, e popular as matérias filtrantes do filtro e substrato.

 

As bactérias Heterótroficas não se propagam, e de facto enquanto estão vivas fazem o mesmo que as Autotróficas, no entanto passado um tempo morrem, e deixam de fazer efeito.

 

 

Muito cuidado na compra destes produtos, para saberem bem o que estão a comprar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Pensei que as garrafas fossem todas iguais, claro que estou a separar o aquasafe das outras. Também prefiro montar o sistema e esperar...

Boa aquariofilia

Ricardo José

 

http://www.boutiquedosdoces.com - Um doce para cada momento

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola WarMode

já vi que somos conterraneos..;)

acho que já decidi.... vou tentar criar o melhor ambiente possivel para os peixes dentro da caixa que estão e vou começar o aquario do zero e deixar acontecer naturalmente... para já nao adiciono nada.... que me dizem?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola, vou deixar aqui umas fotos depois da limpesa de hoje.. ;)

este é o aquario e o movel... tem de medidas: 100*30*40

DSCF1386.jpg
o filtro:
DSC08819.jpg
o interior do filtro está por esta ordem:
DSC08820.jpg
comprei comida e um teste de PH, era o unico que havia na loja... sexta feira vou a Coimbra vou tentar safar-me por lá.. ;)
DSCF1379.jpg
DSC08821.jpg
DSCF1382.jpg
Editado por efortuna
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola

já montei o aquário, coloquei areia de filtros das piscinas e areão por cima, meti a agua de nascente que já tinha em garrafões, e liguei filtro e termostato...

adicionei-lhe um peixinho que me pareceu o mais forte que tinha, um CAE, comedor de algas chinês..;)

é importante ter a bomba de ar a funcionar nesta fase?

ainda só medi o PH porque não tenho os outros testes e o resultado do PH foi de 7 a 7.4... é um valor bom ou nem por isso?

obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Meteste o peixe literalmente no mesmo dia em que montaste o aquário?? Seria preferível fazeres o ciclo de azoto com calma, e no espaço de um mês começares a pôr peixes a pouco e pouco.

 

Não precisas de pôr bomba de ar agora, nem nunca.

 

O Valor do PH não é bom nem mau, depende da fauna que lá queres colocar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola

coloquei já um peixe porque li no topico "[manual] inicio na Aquariofilia" o seguinte: " E o ciclo para ser iniciado, tem de haver obrigatoriamente amónia na água do aquário... então o que é que se faz? Das duas uma... ou colocamos um peixinho resistente, ou deitamos comida para dentro do aquário de modo a termos amónia na água."

quanto a Fauna, o que tenho para colocar no aquario é: 1 CAE, 3 barbos cereja, 2 guppy's, 1 neon e 4 "limpa fundos"... isto foram peixes que vinham com o aquario e que, quero trocar alguns deles de modo a ficar apenas com duas ou tres especies...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola

vamos a valores dos testes recolhidos hoje sendo que o aquário tem agua desde terça feira e um peixe a ser alimentado desde quarta..

NO3 Nitratos: 10 mg/L

NO2 Nitritos: 0,025 mg/L

NH3 Amonia: 0 mg/L

pH 7 a 7,4

 

agora a minha duvida é o resultado dos testes... devo esperar mais uns dias até colocar os outros peixes? vou colocando lentamente? os valores são altos ou baixos? existe alguma tabela com valores base?

obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.