Para que serve termostato de 100w?


Eugenio Santos

Recommended Posts

A minha pergunta pode ser "estúpida" mas faço porque eu tenho um termostato de 100 w completamente parado, mas queria fazer um mini aquário entre 5 a 25L, mas na caixa do termostato dizia que o de 100w dava até 100L, porém já vi aqui no forum que 1w é por 1L, a minha pergunta é o que acontece se ligar o termostato de 100w num aquário de 25L por exemplo?

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A minha pergunta pode ser "estúpida" mas faço porque eu tenho um termostato de 100 w completamente parado, mas queria fazer um mini aquário entre 5 a 25L, mas na caixa do termostato dizia que o de 100w dava até 100L, porém já vi aqui no forum que 1w é por 1L, a minha pergunta é o que acontece se ligar o termostato de 100w num aquário de 25L por exemplo?

 

Obrigado

Boas o termostato da ate 100 litros de agua, como diz e muito bem 1w por 1Lt, é só por o termostato ah temperatura que pretente e deve ter atenção ah temperatura exterior ao aquario.

 

Espero ter ajudado.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dependendo do que puseres no aquario nem necessitas de termostato dado que normalmente os aquários de casa não vão a baixo dos 17ºC no inverno e existem muitos peixes que não só toleram como gostam duma certa oscilação sazonal de temperatura.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Eugénio,

 

De uma forma muito simplificada, quanto mais potência tiver o termostato, mais corrente tem a passar na resistência (dado que a tensão aplicada aos terminais é a da rede e é praticamente constante), levando a maior 'poder de aquecimento'. Ou seja, se conseguires caber uma resistência de 100W num aquário de 20lt e meteres um termostato de 25W noutro aquário independente de 20lt, tendo as águas de ambos aquários à mesma temperatura inicial, ligando os 2 termostatos ao mesmo tempo, o termostato de 100W irá conseguir atingir a temperatura desejada mais cedo e conseguirá evitar descidas bruscas de temperatura melhor...

 

A recomendação de 1W/lt tem a ver com a potência necessária para a condições normais conseguir manter a temperatura da água do aquário no valor escolhido... Agora há condicionantes:

- Isolamento do aquário relativamente ao chão;

- temperatura externa do aquário;

- existência de tampa ou não;

- densidade do vidro...

 

Ou seja, se meteres um aquário de 25lt com um termostato de 25W no verão, nem é preciso... No inverno, deve aguentar... Mas se for num sítio a baixas temperaturas ambiente, no inverno o termostato de 25W poderá não ser suficiente.

 

Espero ter sido esclarecedor.

 

37491613.jpg

 

cumps,
David

Editado por dg12
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dizem que nao em demasia claro,se tiver um termostato mais potente do que o "normal" consegue-se "poupar" qualquer coisa na conta luz devido à reposição da temp escolhida de forma maos rápida, mas deixo isso para os entendidos.

 

Por experiencia, convém ter qualquer coisa acima so 1w/l para aguentar o inverno. digo eu claro

Cumprimentos, Daniel Cunha

Aquário 60l

Feedback

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais