Aquário plantado


Recommended Posts

que me têm a dizer destes valores

po4-0.5

kh-3

gh-3

no3-4

ph-6

penso que terei o ph um pouco baixo.

deixo aqui uma foto da minha ludwigia palustris.

esta lindíssima.

 

03d13e146e21fdaa7f6cf7337a903275.jpg

 

Enviado do meu SM-G920F através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoal mais entendido preciso de uma ajuda. estou a ficar com algumas plantas com este aspeto tenho o ph a 6.5 no3 a 10 o po4 a 1.0 o kh a 3.

parece-me carencia de ferro. será? fertlizo com potassio ferro flourish trace phosphorus e o gh mineralize. tudo seachem

3d7f1a2e55b7708830e62d323c974bd6.jpg

 

Enviado do meu SM-G920F através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Qual a quantidade diária de ferro?

Na minha opinião devias de ter os nitratos entre 15 e 20.

Talvez a luz também não seja a mais indicada para a fotossíntese dessa planta.

Eu tenho plantas dessas a crescer estupidamente, mesmo após podas.

 

Cumps.

 

José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

estou a dar todos os dias 2.5ml. rm relacao a luz penso que tenha luz suficiente. tenho 3t8 de 20w de 6000k e outra t5 de 24w de 8000k.

 

Enviado do meu SM-G920F através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e então pensas que poderá ser falta de ferro? pelos sintomas parece. mas como não tenho teste de ferro não sei. e tenho receio de estar a carregar em demasia no ferro.

 

Enviado do meu SM-G920F através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu também utilizo o ferro da Seachem e coloco todos os dias ou quase todos os dias aproximadamente 1/4 da tampa.

Talvez pudesse por um pouco mais, mas até agora está s resultar.

Eu acho que com a quantidade que usas, a falta de ferro não deveria de ser problema, até porque está com tom vermelho.

Já pensaste em mudá-lá para um local do aquário onde apanhe luz mais directa? Ou já apanha?

Será que a raíz está a ir buscar nutrientes?

 

Cumps.

 

José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

A meu ver em relação à montecarlo acho que tens aí um problema que são os 50 cm de altura a minha está a desenvolver muito bem, sabes quantos lumens tens?

 

Cumps

large.20180216_220821.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Concordo com o Filipe Sampaio em relação à montecarlo, isso tem a ver com os 50cm de altura, não sei quantos lumens tens mas certamente terás de os aumentar..

 

Eu tenho montecarlo com uma Calha 24w (6500k) 1800 lumens 7h/dia, a altura do meu áqua é de 32cm e está a desenvolver-se muito bem, também é a primeira vez que a tenho.

 

Aconselharam-me os 36W (2700 lumens), mas para já posso dizer que é desnecessário, tudo depende da fertilização.

 

Cumps,

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, senão dispensava-te um pouco de Seachem Trace.

É só a vermelha que está com problemas?

 

Eu coloquei um novo tópico com ligação para um site na área de fertilização do sub-fórum das plantas.

Talvez te ajude.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu também uso trace. Mas agradeço na mesma. Gostava mesmo de ver o que se passa com isto. Gostava de arranjar algo mais prático em termos de fertilizantes. Que me dissem dos produtos da ADA?

 

Enviado do meu HTC One_M8 através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu utilizo ADA (começei com green brighty step 1 e agora uso o 2; embora de vez em quando use um pouco do 1) e Seachem.

No princípio era ADA green brighty step 1 e ferro e potássio da Seachem.

Agora invento um pouco :)

 

Nunca utilizei Tropica, mas aconselhei a uma pessoa que estava com dificuldades nas plantas.

Venderam-lhe o frasco verde. Isto foi há uma semana e a pessoa está satisfeita.

 

Sinceramente, acho que a qualidade da luz ajuda muito, principalmente em certas plantas.

A luz que tenho no meu aquário mais recente permite uma fotossíntese bem mais eficaz do que a do outro.

 

Eu não estou a ver empresas que se dedicam à horticultura ou fruticultura intensiva de estufa, a utilizar luzes da treta.

Claro que aqui estariamos a falar de crescimento intensivo, o que não será o nosso caso.

Mas é só para ressalvar a importância da qualidade da luz.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas luz não me parece ser o problema. Tenho mais do que os 0.5w por litro recomendado. Do menos mal os meus peixes vão-se aguentando bem....

 

Enviado do meu HTC One_M8 através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Todavia, as outras plantas parecem bem.

Eu experimentava deslocar essa planta para um local menos encostado.

Se calhar vou dizer alguma parvoíce, mas imagina que esse local apanha pouca corrente e assim sendo essa planta está a absorver menos ingredientes, nomeadamente ferro, da coluna de água.

Pode ser uma parvoíce minha, mas....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas eu não estou a falar dos watts, estou a falar da qualidade.

A minha calha LED é de 27W e as plantas crescem estupidamente.

 

Por exemplo, não podemos comparar a eficiência de um LED que compramos num supermercado, com algo como isto:

 

http://www.ebay.com/itm/2015-Osram-ZELION-HL-2x1-LED-Grow-Light-Fixture-IP65-Silent-Oslon-SSL80-/371217301010

 

Mas quem saiba fazer, pode comprar LEDs individuais, por exemplo da Osram, escolhendo as temperaturas e intensidades adequadas, e construir uma calha.

http://pt.mouser.com/search/refine.aspx?Ntk=P_MarCom&Ntt=139803020

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O meu aquário é rapado e uso estas lâmpadas

http://usa.hagen.com/Aquatic/Lighting/Fluorescent-Bulbs/A1634

 

http://usa.hagen.com/Aquatic/Lighting/Fluorescent-Bulbs/A1626

 

Enviado do meu HTC One_M8 através de Tapatalk

A ainda uso mais uma t5 de 24w da mesma marca

 

Enviado do meu HTC One_M8 através de Tapatalk

Tapado.

 

Enviado do meu HTC One_M8 através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com essa luz, acho que estás bem.

Já li sobre o uso dos 18000k, mas eu acho que preferia a primeira combinada com uma de uns 8000k.

Mas se leste no site do fabricante que essa é adequada....

Com cerrteza a Hagen percebe mais do que eu :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eles não têm de 8000k. Será que esta de 18000k é que me está a dificultar o crescimento das plantas?? É que na lmapada diz que é para plantados mas na descrição da página web não fala lá de plantados..

 

Enviado do meu HTC One_M8 através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

esta resolvido. comprei um projetor led 18w numa casa de leds aqui rm leiria. agora é ver a monte carlo crescer. tinha mesmoba ver com a luz.

 

Enviado do meu SM-G920F através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.