Aquário plantado


Recommended Posts

Bom dia adquiri a poucos dias um aquário com as medidas 80/45/50 da jebo e queria-me aventurar nos plantados.

Material

Filtro cascata Eheim liberty2042

Aquecedor Eheim 200w

Luz t8 3xmax 20w

Bomba sera

Substrato

Areão preto

A minha duvida é, será preciso fertilizar?

Tenho a minha água um pouco turva terá a ver com as rochas? Imagem colocadaImagem colocadaImagem colocadaImagem colocadaImagem colocadaImagem colocadaImagem colocada

 

 

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nos primeiros tempos não precisas de fertelizar, e depois convem começar com meia dose e aumentar progressivamente.

A àgua turva é normal durante talvez 5-6 dias, depois deve começar a aclarar.

A garrafinha da última imagem é co2?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim é. Uma tentativa de CO2 visto não estar a funcionar. Vi que existem umas pastilhas de CO2 aconselham-me, ou existe outras alternativas mais viáveis? O mais certo é ter que comprar mesmo uma garrafa de CO2

 

 

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por acaso não terá passado um pouco da mistura do co2 para o aquario? ( pode ser uma outra causa para a agua estar turva)
Quando se faz um sistema caseiro normalmente usam-se duas garrafas umas para gerar co2 e outra como "filtro" e adiciona-se ainda uma valvula unidireccional.

 

Com essa litragem e se tiver sitio onde esconder a garrafa eu comprava uma de 2kg, é um sossego ao contrario do circo que se tem de fazer com o co2 caseiro.

Quanto a pastilhas etc não me posso pronunciar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sistema CO2 caseiro a funcionar e ja lhe dei sera florena. Alguém tem algum feedback deste produto? Entretanto esta-me a aparecer uma espécie de fungo no tronco do que será?Imagem colocadaImagem colocada

 

 

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Isso no tronco é normal nos primeiros dias ou semanas. Uns camarões daqui a uma ou duas semanas ajudam a passar isso.

Tens bomba de ar e CO2 ao mesmo tempo?

 

Pedro.

  • Votar + 1

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mauro, essa bomba tem uma ficha certo?

Puxa-a da corrente :)

 

Quanto ao florena, isso será muito probrezinho em termos de fertilização futura.

Digo futura pois nem precisavas de estar já a fertilizar..usaste fertil e não tens tantas plantas quanto isso

Editado por Manuel Resende
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim porque não convem?

 

A bomba não faz absolutamente nada de positivo e está a tirar-te CO2 da água. Passo a explicar...

 

As plantas precisam de CO2 quando têm luz e de quantidades muito pequenas de O2 de noite.

As bombas de ar utilizam-se quando a fauna precisa (por exemplo quando tens muitos peixes, peixes um pouco maiores, etc) e quando o aquário não tem uma massa vegetal significativa.

Neste momento estares com a bomba é estar a oxigenar a água para absolutamente nada e contribuíres ao mesmo tempo para retirares CO2 da água com a quantidade exagerada de agitação na superficies. Embora sem dados quase que certamente te posso dizer que o CO2 que metes caseiro não chega para contrariar o que estás a tirar com a bomba de ar/agitação.

Utilizares ambos é um contra-senso :)

 

Quando muito poderás ter CO2 de dia e O2 de noite, mas é discutível essa necessidade e lá está... depende da fauna que vieres a ter.

 

Pedro.

  • Votar + 1

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok obrigado é para isso que cá estamos. Para tirar dúvidas. Em relação as plantas a minha ideia era deixar isto um pouco mais verdinho, estas que tenho foram as primeiras entretanto queria colocar mais plantas como as hemianthus cuba,e mais umas rochas pois retirei algumas que tinha por causa da água estar um pouco turva. Penso que seriam a principal causa de isso estar a acontecer.

Estou ja a procura de um bom filtro externo para me precaver para futuro pois penso que com este filtro vou estar um pouco limitado, mas corrijam-me se estiver errado.

Mais uma vez obrigado pelo esclarecimento.

 

 

 

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

recomendo que antes de investires em plantas de tapete (cuba, etc) melhora primeiro o teu sistema de co2...conselho de amigo ;)

 

Quanto aos filtro externo fazes muito bem em adquirir algo melhor, a filtração/circulação é muito importante.

Vai passando nos classificados do fórum que normalmente aparecem bons negócios.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Decidi investir num filtro externo e tenho em mente um jebo 919. Que me têm a dizer desse filtro, pelo que pesquisei consome um pouco mais de energia do que os rivais é isso ou tem mais desvantagens ?

 

 

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o problema em comprar filtros de marcas menos convencionais e a posterior dificuldade em arranjar peças de substituição.

Tenho um da Sera que até é uma marca popular a espera de 1 das peças a mais de um ano.

Editado por Manuel Resende
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acabei por comprar um fluval 305 pelo que li penso que seja suficiente. E o preço foi muito em conta. Que me têm a dizer deste filtro ?

 

 

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Bem ja com o filtro montado. Estou agora a estudar como colocar as rochas. Outra coisa, as minhas plantas estão a ficar com um tom acastanhado e não sei o que hei-de fazer. Tenho o ph a 6.5 amonia a 0 e a temperatura nos 26 graus. Imagem colocada

 

 

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 meses depois...
  • 8 meses depois...

Agora com um pouco mais de experiência mas ainda assim um iniciado nestas andanças estou com um problema montei o aquário de novo com substrato da tropica e da h.e.l.p. sistema co2completo e sistema Luz novo mais ou menos 1w por litro. fertilizo com produtos da seachem potássio fosfato ferro e o flourish. Agora a minha dúvida comprei Monte Carlo para fazer tapete e não me parece que tenha estado a desenvolver bem por o contrário. o ph está nos 7 e os restos dos valores também estão bons só não sei o kh pois não tenho ainda o teste.fazo tpa semanais de cerca de 30%. O que acham que poderá ser???

 

Enviado do meu HTC One_M8 através de Tapatalk

38ae7be6d74281ca444399701d0b0ebf.jpg[/img]

 

 

Enviado do meu HTC One_M8 através de Tapatalk

116659719df6f723affcdec677f07e07.jpg

Todas as outras plantas desenvolvem bem tirando a Monte Carlo Eça Hz

 

Enviado do meu HTC One_M8 através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Mauro,

 

O teu aquário está com uma composição muito equilibrada.

Qual a luz que tens e qual a cor do líquido de drop checker (parece-me que tens um).

A ondulação à superfície está suave?

 

Quando pergunto qual a luz, refiro-me ao espectro.

 

A Montecarlo pode demorar algum tempo até começar a avançar de forma consistente.

 

 

Cumprimentos,

 

José

Eu também tenho substrato fértil da Tropica no meu, embora no fundo tenha colocado ADA Power Sand, Tourmaline e Bacter 100.

Em cima tenho Elos, Tropica, help para camarões, akadama, gravilha vulcânica e Manado (que já afundou quase todo).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já me esquecia.

Tens alguma tabela de fertilização da Seachem?

Eu tenho uma tabela semanal.

Estou a utilizá-la no meu primeiro aquário.

 

No mais recente, aquele de que te falei, estou a fertilizar com ADA Green Brighty Step 1 e ferro e potássio da Seachem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ja me falaram nessa tabela tenho que ir ao site deles ver. o drop checker esta agora verde mas ate a pouco tempo estava amarelo. tenho mais ou menos duas gotas por segundo. penso que terei as condições ideais para as plantas. mas o tapete é que continua sem evoluir.

 

Enviado do meu SM-G920F através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amarelo é CO2 a mais e prejudicial para a fauna.

Esse teste de PH não deve de estar correcto, pois o drop checker não é nada mais que um indicador de PH.

Se oscila entre amarelo e verde, o PH deve de andar por volta dos 6,5.

Quantas horas de luz e de CO2?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.