Após troca de lampada R. rotundifolia curva-se para baixo


rickmfc

Recommended Posts

Troquei a minha lampada traseira que era uma grolux que já tinha mais de 1 ano por uma nova de 4200k, desde ai a rotala rotundifolia começou a virar-se para baixo nas pontas.

Não era suposto este tipo de temperatura de lampada favorecer o creceimento em altura?

 

O aquario tem 0.7w/L com refletores, com CO2 e fertilização diária pelo esquema Elos.

 

Ajudem a tentar perceber o que se passa, apenas acontece isto na rotala.

 

A Limnophila aromatica tem as novas folhas esbranquiçadas isso é falta de N não é?

 

14524454031_35293813de_z.jpg

14341237049_e891203a18_z.jpg

14341272358_a9683d344a_z.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Normal... não te esqueças que a temperatura de cor não é tudo. Pensa assim, a tua lâmpada já tinha mais de 1 ano de vida. A emissão de luz boa para plantas (região do vermelho) já estava muito fraca. Tu passaste de muito pouco (cerca de 20%, ou ainda menos em relação ao original) para uma situação em que tens uma lâmpada nova. Ou seja, quintuplicaste a quantidade de luz para as plantas.

Mesmo sendo de uma temperatura de cor mais baixa, como "aumentaste a quantidade", é normal que as tuas plantas manifestem o que relatas.

 

Quanto à carência, eu apostaria mais em Ferro ou mesmo Potássio. Nada que um teste de PO4 e de NO3 não resolvam.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Normal... não te esqueças que a temperatura de cor não é tudo. Pensa assim, a tua lâmpada já tinha mais de 1 ano de vida. A emissão de luz boa para plantas (região do vermelho) já estava muito fraca. Tu passaste de muito pouco (cerca de 20%, ou ainda menos em relação ao original) para uma situação em que tens uma lâmpada nova. Ou seja, quintuplicaste a quantidade de luz para as plantas.

Mesmo sendo de uma temperatura de cor mais baixa, como "aumentaste a quantidade", é normal que as tuas plantas manifestem o que relatas.

 

Quanto à carência, eu apostaria mais em Ferro ou mesmo Potássio. Nada que um teste de PO4 e de NO3 não resolvam.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

Mas é normal elas fazerem isto estando a meio da coluna de água é que nem perto da superficie estão?

Então é uma questão de adaptação e depois vão voltar a crecer verticalmente como dantes?

Nunca me aconteceu tal numa troca de lampadas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo.

 

Então entendidos e experts em plantados e plantas não têm nada a dizer em relação às minhas duvidas?

Mas leste o que eu escrevi... tudo?

 

Se souberes os valores de NO3 e PO4, é mais fácil responder às tuas dúvidas.

Se queres que te ajudem, ajuda-nos primeiro...

 

E sim, é normal elas fazerem isso. Mesmo estando a meio da coluna de água. Quanto ao recuperarem, depende das condições em que as manténs. Se não colmatares as carências das mesmas, pior do que não recuperarem, podes até promover o aparecimento de algas indesejadas, e eventualmente perda de tecido nas plantas.

Não te esqueças, às plantas basta não haver um nutriente disponível, que elas deixam de assimilar todos os outros.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Era mesmo uma questão de adaptação à nova iluminação e espetro. Voltou ao normal :)

 

Obrigado pelas informações

 

cumps

Editado por rickmfc
Link to comment
Partilhar nas redes sociais