Sign in to follow this  
G. Cardoso

Morte súbita?

Recommended Posts

De um dia para o outro morreram todas as Caridina japonica (10) e 2 neocaridina heteropoda, que tinha num nano plantado já bem ciclado. Fiz todos os testes que tenho ao meu dispor e não encontrei nenhum parâmetro fora do normal. As únicas mudanças que fiz recentemente foi aumentar a população de caridinas (de 5 para 10) para tentar controlar as algas filamentares que teimam em desaparecer, aumentar ligeiramente a dose de ADA special lights e passei a dar uns flocos para o beta que lá tenho (antes comia granulado da équo). Alguma ideia da causa desta mortandade?...

Share this post


Link to post
Share on other sites

Boas,

 

Setup? Parametros (nomeadamente amónia, nitritos, nitratos...)?

 

Cumps.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Boas,

 

Entretanto a situação parece ter estabilizado. Deve ter sido um pico de amónia/nitritos, devido aos tais flocos que uma das vezes dei em excesso (andava a fazer experiências com um alimentador automático). Já repovoei com neocaridina heteropoda, sem precalços e as algas desapareceram totalmente.

Mas de qualquer modo aqui vai, para que possamos aprender com os erros:

Setup: Do!aqua Cube Glass, Filtro Eheim classic 2211 (cheio de ADA Bio Rio), Substrato TMC Nutrasoil Black, Luz: calha LED Aurora Lights 12w. Sem

Injecção de CO2.

Flora: Vallisneria Nana, Anubias barteri "nana", Anubias "petite", Cryptocoryne sp., Staurogyne repens, Rotala Bonsai.

Fauna: 10 Caridina Multidentata, 3-5 Neocaridina heteropoda, 1 Betta Splendens, 2 Ottocinclus Affinis, 3 boraras uruphtalmiodes.

Os parâmetros, como referi estavam todos dentro da normalidade, tudo a tender para zero, com excepção dos nitratos que na altura eu tentava subir um pouco para contrariar as algas.

Share this post


Link to post
Share on other sites
Sign in to follow this