1º plantado - AquaEscola :D


Inácio Sanches

Recommended Posts

Olá,
como muitos, apesar de participar pouco, já passei várias vezes pelo fórum, tentando aprender para poder tentar fazer o melhor possível (para mim, claro) num aquário de água quente.
Após alguns meses a adquirir material, finalmente montei o meu primeiro aquário de água quente e plantado.

Setup:
Aquário: watercube Aquaeden 80x40x40
Termostato: Eheim 150w
Filtro: Eheim ecco pro 300
Iluminação: 2 x 55w pll kit da Aquaeden
Co2: Pressurizado JBL com solenóide 2kg

Fauna:
Ainda nada , está a ciclar a dois dias.

Flora:
Anubia petite
h. cuba
Staurogyne ( não me lembro do resto)
mais umas que não me lembro do nome porque a minha madame fez o favor de deitar fora aquelas plaquinhas.

Abaixo podem ver a descrição do primeiro problema que apareceu, como não obtive ajuda, o que fiz foi esvaziar, limpar o tronco e fazer uma remodelação no aspecto, que a primeira vez não me agradava.
Agora, continuam a aparecer os fungos, hoje já dei uma limpeza durante uma tpa, aspirando o tronco.
A água continua turva, mas muito menos.

Agora apareceram-me umas coisas estranhas, minúsculas, a passear no vidro. Alguém me sabe dizer o que é e o que devo fazer?
verme_zps19cef61d.jpg

Outro problema está nas plantas. Conforme me indicaram estou a fertilizar com tropica premium, mas as plantas parecem estar a ficar transparentes, amarelas e a apodrecer. Todos os dias tenho recolhido plantas da superfície. Pelo que li, será falta de nitrogénio e fosfato? Devo começar a fertilizar com o tropica specialized?



Desactualizado -->>( O aquário foi montado no domingo, e hoje, segunda, a àgua está completamente turva, esbranquiçada e com um tipo de alga ou fungo em todo o lado. Nunca imaginei que algas/fungos aparecessem tão rápido. Vou precisar de ajuda (muita) neste ponto.
aqua1_zpsab3b8fa3.jpg
aqua2_zpsa69456a6.jpg
Gostava que alguém me aconselha-se se devia inserir bactérias, para poder colocar umas caridinas J. ou ottos para irem dando conta das algas o mais rápido possível.
Fiz hoje uma tpa de cerca de 40%, e a partir de agora? o que devo fazer visto que o aqua ainda não está ciclado mas está cheio dessas algas/fungos?

Obrigado.)

Editado por ignace
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As coisas brancas são tipo lapas de agua doce que provavelmente vieram nas plantas não fazem mal nenhum.procura por limpets no google.

 

Tens substrato fertil?

As minhas aconteceu o mesmo. Não fiz nada e elas depois recuperaram ao plantares elas ressentem-se sempre um pouco.

Se tiveres substrato fertil ñ fertilizes se ñ tiveres fertiliza e aguarda que elas recuperem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho substrato fértil equos vigor plus. O aquário foi plantado a pouco mais de uma semana, apesar de ter sido quase tudo replantado três dias depois. Nem o premium devo usar? Quanto tempo devo esperar para fertilizar?

Limpets? Vou pesquisar. Obrigado pela ajuda.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens de procurar por "aquarium limpets" caso contrário ainda te assustas! :fart004:

 

Eu plantei uma echinodorus quadricostatus e uma blehri e nas duas primeiras semanas mais valia fazer-lhes o enterro.
As folhas pareciam velhas algumas completamente transparentes e uma ou duas a derreter ou com buracos... Enfim parecia o fim para aquelas duas.
A blehri não para de crescer e as folhas estão a ficar mais verdinhas e fortes e a quadricostatus então foi uma revira volta!
Tenho um runner com cerca de uns 60cm com uns 8/9 rebentos e só comecei a fertelizar passado um mês e meio.

O meu substrato é o Aquabasis.

 

Já tiveste diatomáceas (alga castanha) ou greenspot?
Eu notei que após estas duas o aqua começou a estabilizar ( acho que estas são um bom indicativo do fim do ciclo).

 

Os fungos é normal, eu cheguei a uma altura que o meu areao preto parecia que tinha pelo branco por todo o lado, uma aspiraçao uma vez por semana resolve isso enquanto não estabiliza. E a agua turva idem aspas.

Tudo o que te aconteceu aconteceu-me a mim.

 

Tens testes de nutrientes?Co2?Temperatura? ( acho que no inicio as plantas dão-se melhor entre 21-24ºC)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

reforçando o que já foi dito:

 

o aqua está numa fase embrionária...

 

Dá-lhe algum tempo para se compor: é natural que apareçam lapas, fungos e algas na fase inicial.

 

Quanto à turbidez, também é normal. Se for excessiva, pensa no seguinte: adicionaste algum cocktail de bactérias? se sim, não terás exagerado na dose? tens colocado comida para ciclar o aquário? se for em excesso a sua decomposição e o aumento da comunidade de bactérias pode turvar a água... (o cheiro desagradável pode ser uma pista...)

 

Em relação a fertilizante liquido, para já não me preocupava com isso uma vez que colocaste substrato fértil e ainda estás na fase de ciclar o aqua. As plantas também fazem a sua adaptação à casa nova e às vezes custa-lhes um pouco...

 

Se daqui a um mês estiver tudo igual, aí sim podes começar a preocupar-te.

 

Cumps e boa sorte,

 

Ana

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens de procurar por "aquarium limpets" caso contrário ainda te assustas! :fart004:

 

Eu plantei uma echinodorus quadricostatus e uma blehri e nas duas primeiras semanas mais valia fazer-lhes o enterro.

As folhas pareciam velhas algumas completamente transparentes e uma ou duas a derreter ou com buracos... Enfim parecia o fim para aquelas duas.

A blehri não para de crescer e as folhas estão a ficar mais verdinhas e fortes e a quadricostatus então foi uma revira volta!

Tenho um runner com cerca de uns 60cm com uns 8/9 rebentos e só comecei a fertelizar passado um mês e meio.

O meu substrato é o Aquabasis.

 

Já tiveste diatomáceas (alga castanha) ou greenspot?

Eu notei que após estas duas o aqua começou a estabilizar ( acho que estas são um bom indicativo do fim do ciclo).

 

Os fungos é normal, eu cheguei a uma altura que o meu areao preto parecia que tinha pelo branco por todo o lado, uma aspiraçao uma vez por semana resolve isso enquanto não estabiliza. E a agua turva idem aspas.

 

Tudo o que te aconteceu aconteceu-me a mim.

 

Tens testes de nutrientes?Co2?Temperatura? ( acho que no inicio as plantas dão-se melhor entre 21-24ºC)

 

Por acaso procurei por aquarium limpets, mas primeiro pesquisei só por limpets :) .

 

Ainda não vi nada que pareça greenspot nem castanhas, mas como é óbvio estou à espera.

Tenho testes de ph, kh, no2, no3, nh4+nh3. uso dropchecker mas estou a espera da solução 4dkh.

Quanto à temperatura, tenho o termostato regulado para 25º, se bem que com o calor dos últimos dias a água não desce dos 29.

 

Boas,

 

reforçando o que já foi dito:

 

o aqua está numa fase embrionária...

 

Dá-lhe algum tempo para se compor: é natural que apareçam lapas, fungos e algas na fase inicial.

 

Quanto à turbidez, também é normal. Se for excessiva, pensa no seguinte: adicionaste algum cocktail de bactérias? se sim, não terás exagerado na dose? tens colocado comida para ciclar o aquário? se for em excesso a sua decomposição e o aumento da comunidade de bactérias pode turvar a água... (o cheiro desagradável pode ser uma pista...)

 

Em relação a fertilizante liquido, para já não me preocupava com isso uma vez que colocaste substrato fértil e ainda estás na fase de ciclar o aqua. As plantas também fazem a sua adaptação à casa nova e às vezes custa-lhes um pouco...

 

Se daqui a um mês estiver tudo igual, aí sim podes começar a preocupar-te.

 

Cumps e boa sorte,

 

Ana

 

Olá Ana e obrigado ;)

 

Por acaso na primeira vez adicionei uns três ou 4 flocos de comida de uns peixes de água fria que tinha, apenas isso. Após ter desmontado aconselharam me a pôr bactérias para poder colocar o mais rápido possível uma equipa de limpeza. Usei Nutrafin cycle, a dose recomendada.

Sinto um cheiro mas que me parece mesmo ser de madeira, não é muito forte mas sente-se, é esse o tal cheiro desagradável?

 

Já agora, actualmente, o aquário está assim:

 

aqua2_zps4a2cc981.jpg

Editado por ignace
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Por acaso procurei por aquarium limpets, mas primeiro pesquisei só por limpets :) .

 

Ainda não vi nada que pareça greenspot nem castanhas, mas como é óbvio estou à espera.

Tenho testes de ph, kh, no2, no3, nh4+nh3. uso dropchecker mas estou a espera da solução 4dkh.

Quanto à temperatura, tenho o termostato regulado para 25º, se bem que com o calor dos últimos dias a água não desce dos 29.

 

 

Olá Ana e obrigado ;)

 

Por acaso na primeira vez adicionei uns três ou 4 flocos de comida de uns peixes de água fria que tinha, apenas isso. Após ter desmontado aconselharam me a pôr bactérias para poder colocar o mais rápido possível uma equipa de limpeza. Usei Nutrafin cycle, a dose recomendada.

Sinto um cheiro mas que me parece mesmo ser de madeira, não é muito forte mas sente-se, é esse o tal cheiro desagradável?

 

Já agora, actualmente, o aquário está assim:

 

aqua2_zps4a2cc981.jpg

 

Boas,

 

entre as primeiras fotos e agora, aparenta estar a evoluir no bom caminho :)

 

A turbidez desapareceu naturalmente ou apenas com mudas de água?

 

Quanto ao cheiro, se a comida for excessiva o que se nota é mesmo um odor a podre... por isso não me parece que tenhas esse problema.

 

Em relação a acelerar a introdução de equipas de limpeza, geralmente introduzimos logo na montagem planorbis para acelerar o processo da ciclagem. No entanto, só aconselho fazê-lo se pretenderes mesmo ter caracóis ou então se quiseres colocar bocas para os comer (helenas ou peixes que gostem de caracóis) - de outro modo, arriscas-te a ter uma praga...

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Entre a primeira foto e a segunda esvaziei o aquário e refiz tudo de novo, aproveitei e dei uma limpeza no tronco com água a ferver. Além disso retirei um dos dois troncos, que era um bocado ainda grande, só deixei um bocado que serrei.

Acho que os troncos fungaram de tal maneira que isso talvez fosse uma das razões principais para a água turva. Isso e algumas mudas de água foram as razões principais, acho eu, para a melhoria, mas ainda assim continua um pouco, vêem se muitas partículas a flutuar.

 

Quanto à equipa de limpeza, já adicionei três amanos e um ancistro, foi o que me tinham aconselhado e foi o que fiz. Até me tinham dito para por de cinco a dez amanos mas tive receio de sofrer baixas. Deve estar a fazer uma semana com os camarões, e por enquanto parecem bem, um deles já mudou a "casca", nem sei se é bom ou mau sinal.

O cheiro não é nada a podre, nem sequer é um cheiro desagradável, cheira quase a natureza :-D

 

Editado por ignace
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A água turva é normal no primeiro, segundo e até mais dias. Não precisavas nem devias ter esvaziado o aquário todo, ainda para mais pq tens substrato fértil

A água pode ficar assim pelo tronco, mas tb pode pela areia que tens (lavaste-a antes?) ou pelo substrato se foi muito remexido quando meteste a água no aquário (já agora que substrato é?)

Esse teu filtro dava conta disso em pouco tempo (até talvez um único dia).

 

É muito cedo para essas conclusões, mas se tens testes (pelo menos tens de no3) podes tentar ver se precisas do outro fertilizante da Tropica com eles. Mas é muito cedo... alem disso com substrato fértil não deves mesmo precisar disso.

As plantas têm um tempo de adaptação, como tb já foi dito. Há plantas que se ressentem mais do que outras na adaptação e que podem ou não ficar com pior aspecto.

É preciso paciência. Não voltes a esvaziar o aquário ou voltas a atrasar todo o procedimento de maturação.

 

Pedro.

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu esvaziei no terceiro dia, e estava a ficar pior a cada dia.

A areia é da aquaeden e segundo o rui vinha lavada. E nas primeiras oito horas o aquário estava limpo, tirando uma ligeira coloração acastanhada, provavelmente da Amazónia. Na manhã seguinte estava branca e os troncos(raizes) estavam completamente cobertos de branco.

 

Um pormenor que me esqueci de dizer, por engano a temperatura do termostato estava regulada para 30 °. Só horas depois é que reparei.

 

Outro motivo para ter esvaziado, foi como já tinha referido, porque não gostei do aspecto e como achava que o aqua ainda não tinha tido tempo para desenvolver nada, fiz o reset. Não pensei que fosse mau.

 

Já agora, as plantas até têm tido muitas folhas novas, a vermelha até tive que podar porque estava com folhas fora de água. Mas uns pés estam como tinha referido antes. Mais tarde vou tentar tirar umas fotos vistas de cima.

 

E não volto a esvaziar o aquário O:-)

 

Já agora, aconselham a fertilização eco. Grow da ecoarium?

Queria encomendar umas coisas de lá e estava a pensar aproveitar, já que o que quero mandar vir é mais barato que os portes, assim como mais cedo ou mais tarde tenho que comprar fertilizantes, aproveitava já.

 

Obrigado a todos pelos comentários.

 

Editado por ignace
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu também andei um pouco atarando ao inicio com as minhas... eu já pensava é que ia tudo derreter mas o mais engraçado é que as que estavam piores agora são as que mais crescem.

tramado é a o tapete que teima em não tapar...

 

Eu até agora só usei EasyLife, dessa marca não sei.

Editado por Nelson Matos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ignace,

 

Fungos nos troncos é normal.

Água turva nos primeiros tempos é normal.

 

Antes de se começar a desmontar e ferver coisas, tem que se dar tempo ao aquário para se auto ajustar.

 

Areia pré-lavada não quer dizer nada, basta haver bastante movimento no transporte para a criação de micro particulas (pó).

 

 

Água turva branca ou é detritos do areão/media do filtro, ou boom de bacterias. Em qualquer um dos casos desaparece sozinho.

 

Fungos nos troncos é normal, e até bom sinal, e não faz absolutamente nada de mal ao aquário (antes pelo contrario, corydoras e sewellia lineolata adoram come-los), e mesmo depois dos troncos fervidos, adivinha lá, os fungos vão voltar! Quando voltarem, não te ponhas a desmontar tudo de novo... eles em alguns meses vão à vida.

 

 

Aquariofilia é a arte de contemplação em doses de paciência... as coisas demoram sempre o seu tempo :cool2:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá WarMode, agora já não desmonto mais :) , quanto a isso posso garantir. Antes não fazia ideia que não devia, mas mais uma vez, foi apenas três dias depois e a única coisa que fiz foi basicamente retirar o máximo de água possível, limpar o tronco e reposicionar o mesmo e replantar uns pés das plantas de caule, nem foram todos.

As partículas de micro não tinham nada, viam se bem e estavam até a cobrir as plantas, nas plantas que não mexi ainda hoje se vêm restos dessas partículas que tenho a certeza são dos fungos, não eram da areia .

Neste momento os fungos parecem estar a desaparecer, o meu ancistro tem estado a tratar disso timidamente, e eu vou dando uma ajuda aspirando com um tubo de ar. Os camarões, que me disseram que tratavam disso num instante, :-D nem lhes tocam, parecem putos com um prato de vegetais.

 

Editado por ignace
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu agora estou pacientemente à espera das algas :- .

Nelson passei no teu tópico, afinal também tens limpets, o que estás a fazer em relação a isso. Eu todos os dias tiro dois ou três do vidro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá WarMode, agora já não desmonto mais :) , quanto a isso posso garantir. Antes não fazia ideia que não devia, mas mais uma vez, foi apenas três dias depois e a única coisa que fiz foi basicamente retirar o máximo de água possível, limpar o tronco e reposicionar o mesmo e replantar uns pés das plantas de caule, nem foram todos. As partículas de micro não tinham nada, viam se bem e estavam até a cobrir as plantas, nas plantas que não mexi ainda hoje se vêm restos dessas partículas que tenho a certeza são dos fungos, não eram da areia . Neste momento os fungos parecem estar a desaparecer, o meu ancistro tem estado a tratar disso timidamente, e eu vou dando uma ajuda aspirando com um tubo de ar. Os camarões, que me disseram que tratavam disso num instante, :-D nem lhes tocam, parecem putos com um prato de vegetais.

 

Boas.

 

Outra hipotese é ser da media que tens no filtro.. existem algumas que se desfazem um bocado e deixam nacos a flutuar no aquario quando se liga o filtro...

 

Os meus camarões também nunca tocaram nos fungos... agora as corydoras e sewelias.. vai lá vai.. pastavam o dia todo naquilo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A media do filtro realmente é branca e com algum pó, é a que vem com o filtro. Muito interessante esse peixe, sewelias. Por acaso nunca me tinham dito que as corydoras tratavam disso, mas se o meu ancistro continuar assim em princípio ele trata do assunto.

 

No que diz respeito a limpeza, um peixe que gosto muito são os otocinclus.

 

Editado por ignace
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É possivel então que seja do filtro.

Se entretanto começar a desintegrar de novo, troca o media por um decente.

 

 

A minha equipa de limpeza é isso mesmo, Corys, Sewelias, red cherrys, neritinas e ottos :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A media do filtro realmente é branca e com algum pó, é a que vem com o filtro. Muito interessante esse peixe, sewelias. Por acaso nunca me tinham dito que as corydoras tratavam disso, mas se o meu ancistro continuar assim em princípio ele trata do assunto. No que diz respeito a limpeza, um peixe que gosto muito são os otocinclus.

É os otos são girinhos mas são esquisitos em termos de comida. Adoram algas castanhas e pouco mais, depois há sempre o vegetal fervido ou alguns tipos de pastilhas de spuralina. Ainda vou vender é algas castanhas que tenho muitas.

 

Eu agora estou pacientemente à espera das algas :- .

Nelson passei no teu tópico, afinal também tens limpets, o que estás a fazer em relação a isso. Eu todos os dias tiro dois ou três do vidro.

Absolutamente nada. Nem lhes toco.

Neste momento existem porque têm comida em abundancia mas quando conseguir estabilizar isto decerto que não vai haver comida suficiente para sobreviverem/propagarem. Por isso deixo-as andarem. até me ajudam a limpar os vidros que os meus pequenos planorbis ( oferta incluida nas plantas) não dão para a encomenda.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É os otos são girinhos mas são esquisitos em termos de comida. Adoram algas castanhas e pouco mais, depois há sempre o vegetal fervido ou alguns tipos de pastilhas de spuralina. Ainda vou vender é algas castanhas que tenho muitas.

Afinal são esquisitos? Pensei que gostassem de qualquer coisa. Uma das coisas a que me chamaram a atenção é que eles quando limpam as plantas têm tendência a ir um pouco longe demais.

Essas de vender algas, não sei se conheces o programa lago dos tubarões, podias experimentar para ver se um deles investe nisso:-D

 

 

Editado por ignace
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.