90 L de água salgada. Novato


Recommended Posts

Vou mostrar o meu novo aquário de água salga para saber as vossas opiniões, e saber se estou a ir num bom caminho.

 

Material:

 

Aquário de 90L com 30x60x50.

Calha Glo T5 HO com lâmpadas T5 24W Actinica e T5 24W 10000K;

 

Escumador Protein Skimmer 300;

 

Termostato Sera 150W;

 

Filtro Aquele Fan Filtre 2 plus;

 

A bomba de circulação ainda por comprar mas será a Sun Sun 3000l/H;

 

Areia CaribSea Ocean Direct Caribbean Live Sand.

 

Água:

 

A água apanhei a no mar da praia do Areião quase ao pé de Mira. Zona de Aveiro.

 

Os níveis são:

 

PH: 8.5-9;

 

KH: 9° dKH;

 

NO3: 0;

 

NO2: 0;

 

NH4 e NH3: 0;

 

Densidade entre os 1.020 e 1.030.

 

1° Video Aquário 90L (Created with @Magisto):

 

pa8e5uga.jpg

 

Enviado do meu GT-I9195 através de Tapatalk

 

Editado por 'MiguelrRodrigues
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Poderias colocar no Setup as dimensões do aquário (comprimento x largura x altura)?

À partida no geral parece-me porreiro. Só gostava de conhecer as dimensões para ter uma ideia geral da litragem útil e confirmar se está tudo ok com iluminação, aquecimento, escumação, etc. ;)

Abraços, Artur Fonseca   -   Aqua60 -> Aqua200 -> Recife54 -> Recife396

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Olha esse Aquael fan filter tira, não se usa em agua salgada. O fundamental é o escumador, que a meu ver devias mudar o teu. Com esse escumador estás muito limitado a nível de peixes.

Quanto a densidade, esses valores são muito vagos, tens que saber ao certo como isso anda. Uma vez que tens esse densimetro tens que ver a densidade com as bombas desligadas para que esteja o mais parado possível.

Qual a marca dos testes?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que tipos de filtro e escumador aconselhas?

Fazer um sump?

Os testes tenho para o PH e NH4/ NH3 da Sera, NO2 e NO3 a aquapex, e do kH da prodactest.

 

Enviado do meu GT-I9195 através de Tapatalk

 

Editado por 'MiguelrRodrigues
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim sump é sempre uma mais valia. aumenta a litragem e podes esconder o material.

 

Filtro aqui não se usa. só mesmo escumador. Quando falo em filtro é os filtros que se usa em agua doce.

Quanto ao escumador vai depender do que queres meter, que devido ao tamanho também não pode ser muita coisa, mas um bom escumador ajuda sempre. Depende também de quanto podes e queres gastar. Bubble magus, nunca tive, mas o pessoal diz que são bons e até são baratos. Alguns penso que sejam um pouco barulhentos. Eu tenho deltec e gosto.

As vezes consegues arranjar bons negócios em segunda mão, é questão de estares atento. Lê reviews dos escumadores antes de comprar, por vezes quem vende só quer despachar e diz-te que dá, convem ter uma ideia do que o pessoal acha da marca e do modelo especifico que vais comprar.

 

Quanto aos testes, para mim é salifert. Baratos e bons.

Editado por rjpf
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O sump para mim não é me favorecia muito por causa do espaço que tenho, não sei como terei de fazer para meter um. Eu vi e utilizam muita gente o sump já como filtro, eu como nao posso ter tirava este que tenho e não utilizava nenhum? Ou existem filtros próprios para a água salgada?

Eu tive a ver da marca que disse e encontrei um para até 100L de interior (Bubble Magus Nac QQ) . É uma má opção os interiores como o que tenho?

A minha densidade é1.025 esta no limite da zona verde do desimetro.

 

 

Enviado do meu GT-I9195 através de Tapatalk

 

 

  • Votar - 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse embora não conheça, isto é, nunca vi a trabalhar, penso que seja melhor do que o que tens. Mas atenção, quando se escolhe um escumador devemos escolher um com capacidade superior ao nosso aquário. Lá por eles dizerem que o escumador dá para 100 litros não quer dizer que seja real e depois claro depende da carga orgânica que vais ter.

 

Não caias no erro de comprar esse por ser o mais acessível, mais vale esperares mais e compras um melhor. Sempre te faz um trabalho melhor e ficas com um escumador para o futuro, se um dia quiseres aumentar um pouco podes fazer sem problemas.

 

Quanto ao bubble magus, dizem ser barulhentos alguns. Antes de comprares lê opiniões sobre o escumador para o qual estás mais inclinado e não deixes de ver os classificados, por vezes vê-se bons escumadores a venda.

 

Filtros que se usam em água doce aqui não se usam, já referi isso antes.Esses filtros usam esponjas e nos de água salgada não se usa. Os filtros que vês são filtros fluidizados.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Comprei mais pedra viva base e indonésia premium,
E precisava de ajuda porque na rocha viva base vinha um ver vivo eu penso que seja uma aranha mas ainda não consegui ver bem.
Animal peludo

:

Editado por 'MiguelrRodrigues
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Actualizações: :naughty:

O meu cálcio está a 320-340, alguma sugestão para aumentar?

 

Montagem de um sump nas costas do aquário, era a minha única hipótese por causa do espaço limitado que tenho, mais estou à espera do overflow para o meter a funcionar. E vou instalar o método Algae scrubber para ver se elimino as algas verdes que deixam o meu aqua feio.

 

sump

 

Já tenho também seres vivos:

 

1 Lysmata Amboinensis

IMG 6535

1 Hermita Comum

2 Hermitas Pernas Azul Metalicas

Hermita Pernas Azuis Metalicas

1 Mandarim (Pterosynchiropus splendidus)

20140818 125723

IMG 6550

1 Peixe Palhaço (Amphiprion ocellaris)

IMG 6534

IMG 6539

 

1 Anemona Amarela (heteractis sp carnation sebae)

20140817 190749

20140818 125746

IMG 6537

 

1 Sarcophyton

IMG 6543

 

1 Euphilia

IMG 6542

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...
  • 2 semanas depois...

Que agua utilizas? Osmose? Qual o sal?

Quantas horas de luz por dia?

A quanto tempo tens o aquario?

Que resultados deram os teus ultimos testes?

 

So assim conseguimos apurar a razão pela qual o cyano ainda se encontra aí.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1411820109970

1411819985210

Não gosto nada de ver isto no aquario.

O utilizo água de osmose de um sistema da JBL com que faço a reposição compro na loja de animais.

Tenho o aquário ligado 8 horas por dia, antes tinha a 12 horas, e já o comecei à 5 meses.

As trocas de água também utilizo as agua de osmose e desde que comprei, á mais ou menos 2 meses, o sal Red Sea Coral Pro Salt faço-as de 2 em 2 semanas 10L, antes utilizava o Prodac "OceanFish".

 

PH: 8.5 Não tenho bem a certeza, mas sempre me apareceu esta cor.

ph

ph

ph


KH(Dureza): 9° dKH;

NO3(nitratos): 0;

nitratos

nitratos

NH4 e NH3 (amónia): 0;

amónia

Densidade: 1.022

densidade

Temperatura: 27,2 ºC

temperatura

 

E os meus corais estão assim:

1411820086320

1411820049591

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Rapaz, compra CyanoClean vai ajudar-te.

E andas a fazer pouca TPA, deve-se fazer pelo menos 15% semanal, ou seja no teu aqurio eu trocaria 15 litros todas as semanas, so assim vais conseguir controlar a água e ter sempre bons niveis de nutrientes , como cálcio e etc...

Depois reduz o numero de horas de luz para umas 6.

Aumenta a salinidade para 23/24.

 

Eu tambem tive durante os primeiros 2 meses, depois comecei com cyanoclean e comecei a fazer TPA's todas semanas de 15% da água e resultou-me lindamente.

Já agora, esse escumador é curto, deve-se usar um escumador para 3x a capacidade, ou seja, compras um escumador que faça até 300litros em vez de um até 100litros. Agora que ainda tens poucos corais e peixes até se pode portar razoavel mas nunca vais ter ai uma agua exelente, como um dia ouvi um senhor dizer

"O Escumador é o coração do aquario"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais