Como plantar Marsilea Crenata?


Luis Batista

Recommended Posts

Boas.

 

Para a minha primeira tentativa de fazer um tapete, foi me recomendado Marsilea crenata por ser mais facil de manter...

Que me dizem? Está bem plantado ou devem ficar mais enterrados na akadama?

Foi plantado na sexta feira, quanto tempo devo esperar até começar a ver rebentos a espalhar para os lados?

Uso CO2 caseiro, tenho 0,72W/Litro e fertilizo com Tropica Plant Growth Premium.

 

HPIM3849_zpsca4c24fa.jpg

 

HPIM3848_zpsa97b7cdf.jpg

 

HPIM3856_zps296f018a.jpg

 

HPIM3850_zps59ddddae.jpg

 

HPIM3851_zps1f1da594.jpg

 

HPIM3854_zpsce52ae12.jpg

 

 

Obrigado

 

Um abraço

Editado por Luis Batista

Cumprimentos,

Luis Batista

Wet Dream 100x30x45 (9 Abril 2014) Easy Rider 50x50x50 (28 Maio 2015)

Green Velvet 53x26x34 (12 Outubro 2015)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Poderias ter plantado pézinho em pézinho. Acabaria por render mais e ficar bem mais plantado. Claro que terias uma trabalheira desgraçada mas que no final compensava.

 

Quanto ao tempo de começares a ver novos pés a aparecer, depende de vários factores variáveis.

 

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Poderias ter plantado pézinho em pézinho. Acabaria por render mais e ficar bem mais plantado. Claro que terias uma trabalheira desgraçada mas que no final compensava.

 

Quanto ao tempo de começares a ver novos pés a aparecer, depende de vários factores variáveis.

 

 

Cumps

epa tas a brincar não? alguem consegue plantar isto por pés? Nem pensar nisso é bom :smile2:

Já me vi à rasca pra plantar isto em porções de 2-3 cm quanto mais individualmente...

Mas achas que deveria ter enterrado mais os pés ou tá bom assim?

Enterrei a parte que vinha com o gel, depois de o ter retirado um pouco claro...

Em relação aos pés que tão meio secos é normal certo? Pelo menos já vinham alguns assim e foi me dito que voltam a rebentar sem problemas.

 

Cumprimentos

Cumprimentos,

Luis Batista

Wet Dream 100x30x45 (9 Abril 2014) Easy Rider 50x50x50 (28 Maio 2015)

Green Velvet 53x26x34 (12 Outubro 2015)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

epa tas a brincar não? alguem consegue plantar isto por pés? Nem pensar nisso é bom :smile2:

Já me vi à rasca pra plantar isto em porções de 2-3 cm quanto mais individualmente...

Mas achas que deveria ter enterrado mais os pés ou tá bom assim?

Enterrei a parte que vinha com o gel, depois de o ter retirado um pouco claro...

Em relação aos pés que tão meio secos é normal certo? Pelo menos já vinham alguns assim e foi me dito que voltam a rebentar sem problemas.

 

Cumprimentos

 

Não estou a brincar e sim, alguém consegue plantar isso por pés. Eu já o fiz! :P Deu trabalho mas ficou impecável!

 

Desde que não se soltem é porque deve estar bem plantado.

 

Voltam a crescer. É provável até que muitos dos que aí estão verdes ainda derretam e voltem a crescer sobre a nova forma.

 

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Não estou a brincar e sim, alguém consegue plantar isso por pés. Eu já o fiz! :P Deu trabalho mas ficou impecável!

 

Desde que não se soltem é porque deve estar bem plantado.

 

Voltam a crescer. É provável até que muitos dos que aí estão verdes ainda derretam e voltem a crescer sobre a nova forma.

 

 

Cumps

 

Respect pah...

 

Infelizmente não tenho a mesma habilidade... Vamos aguardar e ver como corre...

 

Aproveitando a tua sapiência na materia, eu estou a fertilizar com 10 bombadas, 1x por semana de Tropica Plant Growth Premium.

Achas que devo reforçar ou chega? O aqua tem 100x30x45, com cerca de 100L uteis. As plantas podes encontrar aqui:

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=229717

 

Obrigado

 

1 abraço

Editado por Luis Batista

Cumprimentos,

Luis Batista

Wet Dream 100x30x45 (9 Abril 2014) Easy Rider 50x50x50 (28 Maio 2015)

Green Velvet 53x26x34 (12 Outubro 2015)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Respect pah...

 

Infelizmente não tenho a mesma habilidade... Vamos aguardar e ver como corre...

 

Aproveitando a tua sapiência na materia, eu estou a fertilizar com 10 bombadas, 1x por semana de Tropica Plant Growth Premium.

Achas que devo reforçar ou chega? O aqua tem 100x30x45, com cerca de 100L uteis. As plantas podes encontrar aqui:

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=229717

 

Obrigado

 

1 abraço

 

Parece que a minha sapiência terminou. :) Não faço ideia se chega ou se está em excesso. Nunca usei fertilizantes da Tropica. Mas faz o seguinte, usa conforme as instruções e daqui a uns tempos vês se está em excesso ou se tens de dosear mais. Isso vês através das plantas e dos testes. Simples.

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Respect pah...

 

Infelizmente não tenho a mesma habilidade... Vamos aguardar e ver como corre...

 

Aproveitando a tua sapiência na materia, eu estou a fertilizar com 10 bombadas, 1x por semana de Tropica Plant Growth Premium.

Achas que devo reforçar ou chega? O aqua tem 100x30x45, com cerca de 100L uteis. As plantas podes encontrar aqui:

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=229717

 

Obrigado

 

1 abraço

 

Boas!! :)

 

Bem eu uso "esse" fertilizante, uso é o Specialized... Uso normalmente 8 bombadas para 70lt ÚTEIS de água!

 

Acho que com esse podes abusar um bocadinho mais e fazeres umas 14 bombadas por semana para 100Lt!

 

Cumprimentos! :)

Brevemente... ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Parece que a minha sapiência terminou. :) Não faço ideia se chega ou se está em excesso. Nunca usei fertilizantes da Tropica. Mas faz o seguinte, usa conforme as instruções e daqui a uns tempos vês se está em excesso ou se tens de dosear mais. Isso vês através das plantas e dos testes. Simples.

 

 

Abraço

Pois sempre tenho de investir nuns testes...

Obrigado

Cumprimentos,

Luis Batista

Wet Dream 100x30x45 (9 Abril 2014) Easy Rider 50x50x50 (28 Maio 2015)

Green Velvet 53x26x34 (12 Outubro 2015)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Boas!! :)

 

Bem eu uso "esse" fertilizante, uso é o Specialized... Uso normalmente 8 bombadas para 70lt ÚTEIS de água!

 

Acho que com esse podes abusar um bocadinho mais e fazeres umas 14 bombadas por semana para 100Lt!

 

Cumprimentos! :)

 

Ora boas

 

Tambem tive para comprar esse.

O specialized não é mais à base de nitrato e fosfato e indicado para quem tem poucos peixes em relação a plantas? Que se obtêm facilmente com restos de alimentação não ingerida e dejectos dos mesmos?

Foi o que entendi ao ler sobre o specialized...

 

cump.

 

Cump.

Cumprimentos,

Luis Batista

Wet Dream 100x30x45 (9 Abril 2014) Easy Rider 50x50x50 (28 Maio 2015)

Green Velvet 53x26x34 (12 Outubro 2015)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É exactamente isso! Melhor descrição era impossível

 

:smile2:

 

Então se tivermos peixes em abundancia justifica se o seu uso na mesma ou até se desaconselha devido a estar a saturar o aqua com excesso de nitratos e fosfatos?

 

1 abraço

Cumprimentos,

Luis Batista

Wet Dream 100x30x45 (9 Abril 2014) Easy Rider 50x50x50 (28 Maio 2015)

Green Velvet 53x26x34 (12 Outubro 2015)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se queres que te diga recomendo, isto porque eu até acho que tenho uma quantidade razoável de peixes e alimento.os bem e neste momento nitratos nem velos.... e estou a exagerar um bocado na fertilização para ver se os subo um bocadinho!

Para ja não falar que fertilizo com 1ppm de PO4 por dia...

 

Abraço

Brevemente... ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se queres que te diga recomendo, isto porque eu até acho que tenho uma quantidade razoável de peixes e alimento.os bem e neste momento nitratos nem velos.... e estou a exagerar um bocado na fertilização para ver se os subo um bocadinho!

Para ja não falar que fertilizo com 1ppm de PO4 por dia...

 

Abraço

 

Ok então. Vou ver se consigo analisar os nitratos no meu e se tiver um valor baixo aproveito e complemento a fertilização com o specialized...

Plantei na sexta feira Alternanthera reineckii "Pink" e notei hoje algumas folhas das de cima a ficar com buracos e as folhas a rasgarem se literalmente... Será que faz parte da habituação da planta ao meu aqua ou falta de algum nutriente? Apenas fertilizo com o Premium e tenho jbl aquabasis plus e akadama... Será melhor meter umas pastilhas de sera florennete a que tenho e nunca cheguei a usar?

Entretanto vou abrir um topico sobre isto para não abusar da tua boa vontade...

 

Muito obrigado...

 

1 abraço

Cumprimentos,

Luis Batista

Wet Dream 100x30x45 (9 Abril 2014) Easy Rider 50x50x50 (28 Maio 2015)

Green Velvet 53x26x34 (12 Outubro 2015)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, a quanto tempo tens o aquabasis a atuar? é novo??

 

Sim é provável que precises de fertilizar com K para esses buracos também desaparecerem :)

Aahaha não estás a abusar nada pa! :)

 

Sim mede 1º os nitratos/nitritos e depois é que pensas em mudar! Se calhar até não precisas :)

 

Toma é bem atenção aos fosfatos que é bem importante (também)

Brevemente... ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, a quanto tempo tens o aquabasis a atuar? é novo??

 

Sim é provável que precises de fertilizar com K para esses buracos também desaparecerem :)

Aahaha não estás a abusar nada pa! :)

 

Sim mede 1º os nitratos/nitritos e depois é que pensas em mudar! Se calhar até não precisas :)

 

Toma é bem atenção aos fosfatos que é bem importante (também)

 

Boas

 

O aquabasis é recente, tem cerca de 2 meses. Foi colocado a 2 de abril :smile2: .

Vamos ver como se vai desenvolver...

Todos os dias é algo para me fod#$ a cabeça... Hoje deu me na real mona retirar a travessa do aquario porque tava a tapar a luz no centro do aqua...

Resultado, 1 barriga quase como a minha biggrin.png' alt=':biggn:'> .

Já colei a travessa, usei um pedaço de madeira com 2 cortes onde enfia o vidro da frente e de traz, apertando o aqua... Com a mer%& da pressa, parecia me ja bem seco, retiro a madeira, descola a travessa!!!!

BAHHHHH

 

Cump.

Cumprimentos,

Luis Batista

Wet Dream 100x30x45 (9 Abril 2014) Easy Rider 50x50x50 (28 Maio 2015)

Green Velvet 53x26x34 (12 Outubro 2015)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

LOOOOOOOOOOOOOOL grande aventura estou a ver!

 

Ouvi dizer (numa fonte muitooooooooooooooooo fidedigna) que o Aquabasis é um bocado mauzinho... ao fim de 4 mesinhos fica quase sem efeito!

 

Mas nunca testei...

 

Ve lá ve... um dia chegas a casa e tens peixinho no chão...

Brevemente... ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

LOOOOOOOOOOOOOOL grande aventura estou a ver!

 

Ouvi dizer (numa fonte muitooooooooooooooooo fidedigna) que o Aquabasis é um bocado mauzinho... ao fim de 4 mesinhos fica quase sem efeito!

 

Mas nunca testei...

 

Ve lá ve... um dia chegas a casa e tens peixinho no chão...

Boas...

 

aventura?

1 verdadeiro epico!!!

Mas já voltei a colar a travessa hoje de manha, com uma especie de silicone rapido manhoso e ao fim da tarde já pude encher o aqua...

Mas quem é que me manda a mim andar a mexer no aqua todos os dias?

Ou é 1 pedra da akadama em cima de alguma planta, ou um toque numa pedra para outra posição...

Enfim, algo me diz que não devo ser o unico :smile2:

 

 

Epa fiz umas pesquisas, tendo poucos conhecimentos no hobby, e o que encontrei de boa marca e mais em conta foi o JBL Aquabasis Plus. Ao abrir o saco de 5 KG pareceu me tambem muito fraquinho tipo daquela terra de marca branca que se compra para as plantas de casa, mas como nunca vi mais nenhum substracto fertil para aquario de outra marca pensei de ser mesmo tudo assim, muito partido, muito curtido...

Para a proxima meto mais uns euros e compro algo que me dê mais garantias... Já que se ta com o trabalho, que seja em condições...

 

cump.

Editado por Luis Batista

Cumprimentos,

Luis Batista

Wet Dream 100x30x45 (9 Abril 2014) Easy Rider 50x50x50 (28 Maio 2015)

Green Velvet 53x26x34 (12 Outubro 2015)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nem precias de por mais euros!

Eu uso o da Équo comprei na aquaeden e é mesmo bom até! Na altura falei que ia comprar o aquabasis e disseram logo para esquecer a ideia... que não valia a pena!

Por isso comprei este e é mesmo bonzito!

 

Epa garanto te que nao es o unico... TODOS os santos dias faço manutenção do aquário... então agora com filamentosas nao o deixo...

 

Agora tirar travessas... loooool ganda maluco!!

Para teres uma ideia já refiz o aquário 3x em menos de 2 anos!

2 delas com o mesmo fértil! (Na 1x nem o tinha ainda) mas pronto... cenas xD

Brevemente... ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hoi deseijo-te muita sorte pois plantei no meu um tapete quase completo pé por pé no aquario tanho aquecimento no fundo para as plantas que tem deponitmix da dennerle fertilisante Elixier dennerle e ja plantei lilaeopsis brasiliensis. hemianthus callitrichoides Cuba glossostima elatinoides . e Destas nunca tive tapete quanto as outras planta de 15 em 15 dias tenho de podalas sempre senao envaden o aquario todo e uma otentica selva deseijo-te muita sorte tanho co2 dennnerle com ph controler e nada e as plantas aqui na suiça são muito caras mas não perdi a esperança de voltar a tentear...

Editado por Jose15
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

USA os testes liquidos de fertilisantes que as barras de papel de teste não te dão com muita precisão os valores os testes e a melhor opesão sabes em 5 minutes os valores corretes se està a mais ou a menos..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

plantas aqui na suiça são muito caras mas não perdi a esperança de voltar a tentear...

boas

 

esse é que é o espirito!!!

Não desistir...

Cumprimentos,

Luis Batista

Wet Dream 100x30x45 (9 Abril 2014) Easy Rider 50x50x50 (28 Maio 2015)

Green Velvet 53x26x34 (12 Outubro 2015)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais