Será posssível?


Duarte

Recommended Posts

Oi, será possível manter um aqua plantado, de 200L, com discos, coris , néons, adubação líquida, co2, e areão adubado com laterita sem comedores de algas?

é que eu quero manter discos, e não queria por um pleco, pois vocês já sabem aquela história do muco; e eu comprei á 3 dias um oto para o meu aqua de 45L e ontem ele andavam MALUCO, limpava um pouco do vidro e depois caia de barriga para o ar para o areão durante um bocado e depois voltava a limpa o vidro; hoje não o encontro, nem morto nem vivo.

 

Por isso, eu queria saber se consigo combater as algas sem "limpa-vidros", nem mudas diárias de 50 % da água.

 

Por isso, eu tenho 2 perguntas:

 

é possível manter o aqua assim sem limpa vidros?

pq é que que o meu oto morreu? (os outros peixes estão bem, o ph tá 6.8, a temp. 27/28ºC, e ainda ontem mudei 20% da água)

 

desculpem o testamento, mas é que vou receber o meu aqua daqui a uma semana (200L) e não quero cometer erros. nenhuns

 

Cumps

 

Duarte

Não é importante o tempo que vivemos, mas sim o que fazemos com o tempo que nos é dado para viver...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

experimenta os camarões ou os caracois. ambos são optimos limpadores de algas, ou então podes sempre usar seres mais pequenos como daphnias, cyclops, gammarus e outros que tal.

Este ultimos têem a vantagem de que quando crescer servem de alimento, e quanto são pequenos servem para "limpar as algas"

 

saudações

Sérgio

Pesquisem antes de perguntar!

Fish are friends, not foöd Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sérgio, obrigado, talvez tente os caracóis.

mas primeiro eu estava a pensar em exprimentar um daqueles produtos da tetra para prevenir algas (tetra algumin), e se não funcionasse, exprimentava os caracóis.

mas mesmo assim, já pensei, em por alguns caracóis para prevenção de algas e apenas alguns otos (vou tentar de novo com estes malandrecos), o que achas?

 

Nuno, isso das mudas de 50% diárias, pode dar cabo de uma pessoa :D

eu já li em muitos sites que o melhor a fazer nos aqua super "algados", é pegar num cartão de crédito velhoe....raspar......raspar.....raspar :cry:

 

Cumps

 

Fiquem bem

 

Duarte

 

P.S:já descobri o oto......morto :D

Não é importante o tempo que vivemos, mas sim o que fazemos com o tempo que nos é dado para viver...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É possivel é...

:cry:

 

O meu aqua de 250 litros tem CO2, muita luz, adubação liquida, e tudo o resto que dissestes e não tem muitas algas...(algumas q.b.)

Tem caracóis daqueles pequenos, 2 ottocinclos (não causam impacto nas algas), 1 CAE (que raramente come algas...gosta mais de coração de boi), um falso SAE (que come algas uma vez por semana)...

e não tenho problemas...camarões se tenho nunca os vejo... e se estiverem vivos também não causam impacto.

 

Otos têm a mania de morrerem no inicio enquanto não estiverem adaptados ao aqua, ou até que o stress da viagem do transporte até à loja se dissipe...

Estes peixes sofrem muito...

Depois de se adaptarem dram duram é como as tais pilhas...

 

Abraços!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oi António, que bela equipa de limpeza!!

pois....neste momento o meu aqua tem 3 tipos de algas: filamentosas, pretas e castanhas, se não fosse a minha espada e o meu guaramí azul que lá vão de vez em quando dando umas dentadinhas, o meu aqua tava preto!!!!!

Pois, tb acho que o oto morreu de stress, pois ele tava muito agitado.

quanto ás algas no meu aqua, não se assustem, pois eu vou dando uma ajuda com as mãos.... :cry:

daqui a uma semana recebo o novo de 200L :D :D :D e depois (2/3meses depois) passo os peixes pra lá e dou uma limpeza geral no aqua pequeno (descansem que eu não me esqueço de o ciclar de novo)

 

obrigado pla ajuda

 

FIQUEM BEM

 

Duarte

Não é importante o tempo que vivemos, mas sim o que fazemos com o tempo que nos é dado para viver...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mas primeiro eu estava a pensar em exprimentar um daqueles produtos da tetra para prevenir algas (tetra algumin), e se não funcionasse, exprimentava os caracóis.

:cry:.gif' alt='default_icon_cry.gif' alt=':cry:'>.gif'>

jcb_22_:D.gif

jcb_22_:D.gif

 

não cometas um erro logo no início, mete plantas rápidas de início, é preferivel!

 

convém é dar a essas plantas tudo o que elas precisam, vais ver que algas irão aparacer, mas depressam começam a decair...

 

não comeces com plantas lentas, só rápidas... depois alterando com o tempo para outras plantas...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se é possivel é muito discutivel... talvez se o aquario já estiver bem estabilizado... mas se for num novo diria que é quase impossivel. Mas tenta os caracois ( muitos e pequenos ) e tenta de novo com oto, se calhar tiveste azar com esse que escolheste... eles são um pouco sensiveis nas mudanças. Eu tenho 1 caracol enorme, 1 oto e 1 raposa voadora num aqua pequeno e não me livro de algumas algas...Boa Sorte!

 

AH, e quanto as mudas de agua, quantas mais melhor...

Um abraço!

 

Nuno Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se é possivel é muito discutivel... talvez se o aquario já estiver bem estabilizado... mas se for num novo diria que é quase impossivel. ...

 

garanto que é possivel (eu consigo, logo não é impossivel), basta que o proprietário não fique assustado com as algas, e que tente encher o aquário com as tais plantas com o máximo de massa vegetal possivel...quanto mais plantas mais fácil...

 

se tiver muita luz (tipo 1W por litro), até aconselho rotala macrandra, esta cresce rápido, e se estiver saudável não ganha algas...só se estiver a morrer, e se estiver a morrer é porque falta alguma coisa (nutrientes ou luz)...

 

se encheres o aquário com esta plantas (garanto que bastava um mês apenas com uns miseráveis pés no ínicio, claro se esta encontrar um bom ambiente)...

 

se tiveres menos luz vais ter de usar outras plantas, uma que eu gosto é a ceratopteris (cornuta ou thalictroides) (também serve para aquário com muita luz)...

esta por vezes ganha algas, mas se esta estiver saudável o crescimento rápido ultrapassa as zonas ocupadas pelas algas...basta trabalhar...(remover as partes com algas)

 

Se não quiseres gastar muito dinheiro podes começar com poucas plantas, mas tenta ter paciência e não coloques muitos peixes (mesmo esses "anti-algas"), com o tempo a massa vegetal aumenta e poderás meter mais peixes, sem riscos de algas...

 

cada vez que multiplicares as plantas é mais um passo na batalha contra as algas, a guerra jamais vencerás...eu agora ando com umas algas que promovo em determinados sitios...lindas parecem veludo sobre o coco que tenho para os ninhos dos apistogrammas...

:cry:

Mas tenta os caracois ( muitos e pequenos ) e tenta de novo com oto, se calhar tiveste azar com esse que escolheste... eles são um pouco sensiveis nas mudanças.  Eu tenho 1 caracol enorme, 1 oto e 1 raposa voadora num aqua pequeno e não me livro de algumas algas...Boa Sorte!

 

AH, e quanto as mudas de agua, quantas mais melhor...

quanto mais muidas melhor aqui concordo contigo!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

vais ter o aquário sem peixes durante 2 meses?

 

hum...

se não usares peixes durante esse tempo os tais 2/3 meses usa fertilizante para plantas (normais terrestres, com nitratos e fosfatos e outros elementos "os tais traces"), senão as plantas começam logo mal...

:cry:

de inicio se o fertilizante tiver apenas amónia ou ureia, esses "futuros nitratos" não serão contabilizados, portanto mete muito pouco, se usares um fertilizante com estas substâncias estes serão favoráveis para o ciclo do azoto, o problema é que muita gente diz que é a amónia o principal responsável pelas algas...

 

toma cuidado nisso... tenta atingir os 5 ppm de nitratos quando tiveres quase a colocares os peixes, se tiveres usado um fertilizante desse tipo (ureia/amónia), e se tiveres essa quantidade de nitratos, sabes que terás já bacterias produtoras de nitratos :D

 

Convém usar um fertilizante com este rácio 16:1 de nitratos para fosfatos, assim as plantas até vão agradecer e as algas terão menos hipóteses...

:D

 

geralmente dá para ver a proporção deste nos recipientes dos fertilizantes: N-P-K

 

N-elementos com azoto, É preferível que o N esteja na forma de ureia ou amónia, como não irás ter peixes nesses 2 meses, não afectará os habitantes...e vais começar a dar um empurrão favorável para o ciclo do azoto.

convém que este seja 16x superior ao P (fosfatos), potássio convém ter bons valores deste. (eu sou a favor de menores percentagem de fosfatos, aí 20 para 1 ou mesmo 30 para 1, mas isso será impossivel de arranjar)

 

um exemplo:

NPK 5.7.10

Terá 5% de nitratos, 7% fosfatos e 10% de potássio

 

Este exemplo seria mau...

terias de aumentar a concentração de nitratos de forma a que a relação fosse de 16:1 favorável ao N, portanto arranja aquele que tiver mais próximo desta concentração.

Se mesmo com quantidades industriais não consegues atingir os tais 5 ppm de nitratos ao fim dos tais 2/3 meses, então é porque as plantas tão a comer tudo e não deixam nada para as bactérias (pode acontecer, isto se tiveres muitas plantas)

 

Vais limpar o aquário pequeno?

tipo desinfecção, limpeza de areão?

Não vale a pena...

O aumento de matéria orgânica no areão até é benéfica para as plantas...

Porquê?

Mesmo que tenhamos porradas de ferro no areão e na água, este nas condições de grandes quantidades de oxigénio (que promovemos nos nossos aquários), encontra-se sempre na forma não acessível pelas plantas (as algas até nem se chateiam, elas sobrevivem com quantidades ínfimas seja do que for), isso é grave...

Agora com o areão cheio de restos orgânicos, irá se promover zonas anaeróbicas, e mais importante zonas ácidas, que irão transformar o ferro na forma acessível...por isso também é saudável zonas com maior altura de areão.

:D

 

Abraços!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais