Duvida com iluminação


Fábio Lança

Recommended Posts

Ola boa tarde, eu vou iniciar um aquário. Vai ser low-tech, mas tenho uma duvida com a iluminação.

O aquario é de 53 x 26 x 34cm. O aquário ja traz uma calha apenas de uma lampada. E no transformador diz la 8-15W.

 

1ª Estes numeros são o que o transformador "transfere" ou a potencia da lampada?

2ª Estes 15W chegam para um aquário destes?

3ª Se comprar uma lampada com por exemplo 30W será que a calha aguenta?

 

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esses numeros são a potência que o transformador envia para a lâmpada.

Para poderes aumentar a luz tens obviamente de aumentar a potência do transformador.

Quanto a questão de a luz chegar, depende das plantas que lá quiseres por.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então não vale a pena por uma lampada com mais de 15W se o transformador não aguenta certo?

 

E ha algum truque para que a luz se torne mais forte ou melhor? Eu estava a pensar forrar o interior da calha com papel de aluminio e tirar a tampa de plastico que a calha tem por baixo, visto que depois ha um vidro que separa a calha do aquario.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O mais facil e forrar a calha com papel de alumínio, podes tirar esse plastico (normalmente fosco)

Se quiseres ter mais trabalho compras um transformador da potência que queres e alteras.

Eu não sei o tamanho da tua calha mas partindo do principio que mede o mesmo que o aquario podes comprar um balastro electrónico de 36W e mais uma lampada compacta também de 36W e ficas com luz para dar e vender. ( Gastas a volta de 25euros)

 

Cumprimentos

Editado por Esousa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a calha deve de ter a volta de uns 30cm +-

Mas eu tambem não quero plantas muito dificeis de manter. Vai ser tudo a base de low-tech, um musgo, umas anubias e mais umas que ainda estou a investigar.

Estou-me a guiar pelo aquahobby.com e eles têm la a parte das plantas e estou-me a decidir pelas plantas de iluminação fraca.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui no forum tens algumas.

As que não houver é só pesquisar no Google.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok muito obrigado.
So mais uma questão, que é a mais urgente agora. O meu aqua tem a volta de 38l brutos. Quais destes filtros é o melhor?http://www.tetra.net/en/en/aquarium/equipment/filter/tetra-in-plus-filter
http://www.aquapor.com/en/filters/ecofilter/ecofilter_300.html
http://www.aquapor.com/en/filters/ecofilter/ecofilter_200.html

Editado por Fábio Lança
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E apostava mais neste

EHEIM LIBERTY 200 para além de não ocupar espaço dentro do aquario sempre leva massas filtrantes.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E apostava mais neste

EHEIM LIBERTY 200 para além de não ocupar espaço dentro do aquario sempre leva massas filtrantes.

 

Cumprimentos

Tenho 2 e adoro.

 

Enviado do meu SGP312 através de Tapatalk

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.