Primeiro aquário de água quente 15L


CFlor.at

Recommended Posts

Boas noites,

Venho aqui apresentar-vos o meu primeiro aquário, de 15L, agora que já está estabelecido. Eu sei que a fauna não está ajustada mas dêm sugestões de espécies que posso ter num aquário tão pequeno. Também já comprei um aqua de 60L que só falta é ter tempo para o montar, mas vou fazer um suporte DIY e essas coisas todas, se conseguir :drool3:

 

Setup:

 

15L (12 reais) panoramico

termostato 25W

Filtro interno de esponja 300L/h

 

Substrato: areia de silica

 

Fauna:

 

2 platys fêmea
1 corydora bronze

 

Flora:

 

5 Foxtail
6 hygrophila polysperma

5 Rotala

5 tipo valisneria mas que não crescem tanto e que não sei o nome assim de repente

musgo de java

 

pH 7 (mas estou a tentar baixar com pinhas de amieiro e folhas de amendoeira da india)

 

 

Agora aqui vão umas fotos do antes e depois do meu aquario

 

ANTES

 

gallery_72734_4182_624576.jpg

 

gallery_72734_4182_28392.jpg

 

 

DEPOIS

 

gallery_72734_4182_553432.jpg

 

 

gallery_72734_4182_135885.jpg

 

 

gallery_72734_4182_3318.jpg

 

gallery_72734_4182_516260.jpg

 

gallery_72734_4182_146284.jpg

 

 

Não se acanhem nas criticas e nas sugestões!!!

Editado por CFlor.at
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde,

 

Vou-te ser sincero, isso a mim parece me um garrafão e não um aquário...

 

Além de não gostar da parte estética, também não gosto da parte ética, os peixes nem tem espaço pa nadar...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A mim pareceu-me engraçado o facto de ser tipo um garrafão e há aquários que não parecem garrafões e são bem mais pequenos. Como disse, este é o meu primeiro aquário por isso é normal que não esteja a fazer as coisas bem, mas a regra do 1cm de peixe para 1L está mais que lá. Agora sei que não são as espécies mais indicadas para ter num espaço tão pequeno, mas não sabia quando os comprei e por isso é que pedi sugestões.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ao inicio até me parecia uma boca de incêndio...

 

Existem várias coisas que me fazem torcer o nariz..

Eu sou fã de se recriar ecossistemas que reproduzam da melhor maneira o habitat dos peixes, e um garrafão que se parece com uma boca de incêndio...

  • 15 litros, é curto até para apenas um beta.. pelo que meter espécies de cardume sozinhas, para mim é um enorme "não"...
  • Há uns anos atrás li que não de se devia ter peixes em aquários 100% redondos (sem arestas), que constituía uma prática de crueldade para os peixes.
  • O aquário é bem mais alto que largo, que faz com que não haja espaço nenhum de jeito para a cory nadar...

 

Se referes que tens um aquário de 60L, monta-o, e mete esses pobres bichos lá mais uns quantos amigos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas se fosse um aqua de 15L paralelepípedo e não cilíndrico já lhe podia chamar nano e aí já era aceitável e bonito, era isso?

Eu vou montar o de 60L mas isso não se faz de um dia para o outro.

Eu fiz asneiras, sim, mas não vou deitar tudo pela janela fora e começar de novo.

No aqua de 60L não queria ter umas espécies mais pequenas, sugerem que dê as platies e o corydora a alguém agora ou só na altura? Eu também não quero estar aqui a torturar peixes, e se dizem que está assim tão mal...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas se fosse um aqua de 15L paralelepípedo e não cilíndrico já lhe podia chamar nano e aí já era aceitável e bonito, era isso?

 

Eu vou montar o de 60L mas isso não se faz de um dia para o outro.

 

Eu fiz asneiras, sim, mas não vou deitar tudo pela janela fora e começar de novo.

 

No aqua de 60L não queria ter umas espécies mais pequenas, sugerem que dê as platies e o corydora a alguém agora ou só na altura? Eu também não quero estar aqui a torturar peixes, e se dizem que está assim tão mal...

 

Perdoa-me a sinceridade, mas é com respostas destas que afastas as pessoas que te queiram ajudar.

 

Eu disse "15 litros, é curto até para apenas um beta.. pelo que meter espécies de cardume sozinhas, para mim é um enorme "não"..."

 

Sejam 15 litros num recipiente redondo, "paralelepípedo", ou em forma de canoa... um aquário é mais fácil de manter quantos mais litros de água tem... nomeadamente quando se pretende colocar espécies de cardume que precisam de espaço para nadar.

 

Se tiveres um nano de 30L, já quase só serve para camarões...quanto mais se tiver apenas 15 litros...

 

A minha opinião foi honesta e sincera. Se levas a mal, é contigo.

 

Serei franco, perdi um bocado a vontade de continuar a ajudar-te.

Boa sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando dizes que no aqua de 60L não querias ter espécies mais pequenas, referes-te a quê? Que estás a pensar colocar?

 

Enganei-me, eu quero espécies mais pequenas, estava a pensar em endlers.

 

 

Ao inicio até me parecia uma boca de incêndio...

Existem várias coisas que me fazem torcer o nariz..

Eu sou fã de se recriar ecossistemas que reproduzam da melhor maneira o habitat dos peixes, e um garrafão que se parece com uma boca de incêndio...

 

E é com respostas destas que eu entro na defensiva. O aqua está mal? Está, mas é escusado ofender...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Há uns anos atrás li que não de se devia ter peixes em aquários 100% redondos (sem arestas), que constituía uma prática de crueldade para os peixes

 

Porque ?

Sands

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O meu concelho é montares o aqua de 60 o quanto antes, realizas o ciclo com calma e depois transferes os peixes que tens para o aquario maior. Se queres ter endlers , os corys e os platys sao perfeitamente compativeis

Todos erramos, agora é tentares solucionar o problema, manter esse aquario a longo prazo é que nao

 

Qualquer duvida, ja sabes :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas CFlor.at, primeiro que tudo sê bem vinda ao forum e obrigado por partilhares connosco o teu "aquário". Não leves a mal as aspas mas aquilo de aquário tem muito pouco mas sendo o que é não deixa de ser um ponto de partida para algo melhor. Não vejas as opiniões dos outros como ofensas pessoais que aqui não são admitidas coisas dessas. Se alguma vez alguém te faltar ao respeito avisa-nos que nós tomaremos as medidas necessárias. Isto serve para todos neste forum.
Quanto às aspas que coloquei previamente tem a ver com o facto de as superfícies redondas serem prejudiciais aos seus habitantes devido ao facto de absorverem todos os ruídos à sua volta, os peixes ao nadarem sempre à volta sem perceberem o fim ficam mais confusos. Aqui a regra dos cms de peixe equivalentes aos litros de agua não fazem sentido devido à sua altura verso largura e profundidade. Nos peixes de fundo o mais importante é a área de fundo da mesma maneira que para peixes como os escalares ou discos precisam de aquários altos. Há nos classificados regularmente vendas de aquários a bom preço. E com um aquário poderás ter plantas naturais, mais peixes e retirarás maior prazer sabendo que aqueles que acolheste e dos quais és responsável estarão em boas condições.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

deixo a sugestão de montares um aquário maior, onde poderás manter os peixes em condições, podendo usar o de 15 litros como por exemplo um local de crescimento para alevins.

Cumptos.

Maurício

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu peço desculpas pela forma como respondi, mas achei que estavam a implicar com a aparência do aqua e não com as características em si. Eu pensei que tinha deixado claro no inicio do tópico que queria melhorar, e quero mesmo. O meu objetivo é proporcionar a melhor vida possivel aos peixes e eu sei que não o estou a fazer. Por isso decidi que vou dar as platies e o corydora, alguem quer ficar com eles ou trocar por algo? Não quero ficar com eles porque o aqua de 60L não é para já e porque o meu projeto para ele é ter uma só especie principal.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá C.Flor.at comprei recentemente um aquario de 80 cm e estou apensar vender o meu anterior de 60 cm bem baratinho se estiveres interessada posso vender-te (faz uma proposta), neste momento posso dizer -te que é da marca aquapor (linha loja) e está com leds adaptados pelo meu marido. Só quero mesmo livrar-me dele porque nao tenho sitio para ele e estou farta de ouvir o meu marido a chatear-me para o vender...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.