Recomeço Infinito - ADA MINI M


Miguel Reis

Recommended Posts

Amigos, após estar ausente alguns meses e de ter encarregue o anterior projecto aos cuidados do pessoal da casa (que obviamente descambou) cá estou novamente para mostrar o que está a nascer por aqui.

 

No inicio de Março comprei um ADA MINI M e ADA AQUASKY 361. Sempre quis ter um aquário e calha com acabamentos de topo e encontrei nestas peças o que sempre desejei.

 

Após a montagem do hardscape, encostei mês e meio à espera do tempo para plantar e encher. O hardscape não ficou propriamente como gostaria mas assim que tive tempo aproveitei para avançar com o enchimento e não olhei mais para trás.

 

O objectivo, é de participar no IAPLC 2014, que na minha opinião já vou tarde mas vamos ver o que rende até lá.

A montagem conta com 3 semanas e tenho mais 3 semanas para a realizar de acordo com a minha idealização.

 

Quero agradecer ao Rui e Sónia da Aquaeden por tudo aquilo me disponibilizaram e fazerem a pressão necessária para montar, encher e mostrar. biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

Chega de conversa e mais acção.

 

IMG_5948bcopy.jpg

 

IMG_5961bcopy.jpg

 

2014-05-112155.jpg

 

 

Aquário: ADA MINI M

Iluminação: ADA AQUASKY 361

Filtragem: EHEIM 2211 + Lily Pipes Do!Aqua

Substrato: ADA PowerSand S + Penac P + Penac W + Tourmaline BC + Aquasoil Amazonia

Fertilização: ADA Brighty K, Green brighty STEP1 e Green brighty Special Lights

CO2: Pressurizado 4 bolhas/segundo + difusor Do!Aqua Music Glass Mini 15

Flora: Micranthemum "Monte Carlo" e Riccardia Chamedryfolia.

Fauna: Caridina Japónica, Ottos.

Comentários e criticas são bem vindos!

Cumps

Editado por Miguel Reis
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Deixa lá começar..., bem-vindo de volta Miguel biggrin.png' alt=':biggn:'> , pensei que fosses mais um a emigrar... :rolleyes:

 

Quanto ao áqua, fantástico :cool2:

 

Na foto não consigo vislumbrar a riccardia..., presumo que sejam apontamentos nas gretas das pedras, é isso?

 

Esse difusor não seria mais eficaz uns centímetros mais abaixo?

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Deixa lá começar..., bem-vindo de volta Miguel biggrin.png' alt=':biggn:'> , pensei que fosses mais um a emigrar... :rolleyes:

 

Quanto ao áqua, fantástico :cool2:

 

Na foto não consigo vislumbrar a riccardia..., presumo que sejam apontamentos nas gretas das pedras, é isso?

 

Esse difusor não seria mais eficaz uns centímetros mais abaixo?

 

Abraço,

 

 

Emigrar não está nos meus planos. Por enquanto Portugal ainda me consegue proporcionar aquilo que preciso.

 

Não consegues vislumbrar a riccardia? Só tenho duas espécies de plantas. A Monte Carlos em tapete e onde está a riccardia? Observa atentamente! :P

 

Quanto ao difusor, é um Music Glass Mini que fica apoiado no vidro e desse modo não vai mais para baixo.

 

doaqua-music-glass-mini.jpg

 

No entanto, parti-o na curva e posso levá-lo mais para baixo. De qualquer das formas, é indiferente pois a corrente criada desvia as bolhinhas para a direita que acabam por espalhar por todo o aquário.

 

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

...

Não consegues vislumbrar a riccardia? Só tenho duas espécies de plantas. A Monte Carlos em tapete e onde está a riccardia? Observa atentamente! :P

...

:tongue:

 

Ok, com essa dica percebi!

 

Só podem ser as "árvores" biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:tongue:

 

Ok, com essa dica percebi!

 

Só podem ser as "árvores" biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

Abraço,

 

Bingo!

 

Foi uma boa escolha para o efeito desejado, no entanto com crescimento demasiado demorado para o curto tempo que tenho. Isto deveria de ter arrancado em Fevereiro e não no final de Abril.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hardscape espetacular.

Muito bom mesmo.

Parabéns Miguel.

A sensação de grandeza é enorme, muito harmonioso.

 

 

Obrigado.

 

Gostaria de ter elaborado mais e de ter rectificado alguns pormenores do hardscape mas o tempo foi escasso.

 

Sempre tentei jogar direito com as proporções nestes nanos de modo a conseguir fazer parecer maior do que na verdade é e é isso que me dá gozo enorme ao manter estes tupperwares de água! :P

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso está com um hardscape muito bom, é pena ter passado uma ventania danada nas árvores :tongue:biggrin.png' alt=':biggn:'> :tongue:biggrin.png' alt=':biggn:'> :tongue:biggrin.png' alt=':biggn:'>

Riccardia nas árvores deve ser tarefa quase impossível... mas quem sou eu para falar sobre arvoredo :unsure:

 

PS: Esse setup já pede um filtro da ADA :)

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso está com um hardscape muito bom, é pena ter passado uma ventania danada nas árvores :tongue:biggrin.png' alt=':biggn:'> :tongue:biggrin.png' alt=':biggn:'> :tongue:biggrin.png' alt=':biggn:'>

Riccardia nas árvores deve ser tarefa quase impossível... mas quem sou eu para falar sobre arvoredo :unsure:

 

PS: Esse setup já pede um filtro da ADA :)

 

Calma que nas ultimas 3 semanas a Riccardia cresceu mais do que estava à espera! :)

Deveria de ter sido feito há mais tempo mas não foi, infelicidade a minha. Vamos ver..

 

Quanto ao filtro, :angel:

Miguel,

 

Bem-vindo!!!

 

Gosto bastante!!

 

Mete aí uma foto geral....

 

Abraço

Jorge Santos

 

Obrigado, Jorge.

 

Quanto ao pedido da geral, só daqui a 3 semanas. :)

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Isso continua a andar bem?

Como está a floresta?

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso continua a andar bem?

Como está a floresta?

 

Está com umas filamentosas na Riccardia. Quem tem os fosfatos a zero calha-lhe! :) Estão controladas e comecei ontem a dar-lhe fosforo extra para equilibrar a coisa.

O tempo começa a apertar.

 

PS: Liga-me quando quiseres, tenho uma nova lente. :P

 

Requisitam-se fotos para matar a curiosidade p.f.. Obrigado :P

 

Quem sabe que durante os próximos dias, apareça por cá qualquer coisa!

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Ui! Boas notícias :)

Não marque nada para a tarde e noite de sábado ;)

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Excelente projecto. Estamos a espera de fotos para ver a evolução da coisa :)

 

 

Enviado do meu iPad usando o Tapatalk

 

Obrigado. Até eu estou à espera de meter aqui umas fotos da evolução! :)

 

Que troncos é que utilizou?

 

 

Para ser sincero, acho que nem podemos chamar isto de troncos. São pequenos galhos muito finos, alguns deles com espessura de 1mm. Encontrei perdidos e secos pelo jardim de casa.

 

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ah ok, sou muito fixes os "troncos" por acaso tinha andado à procura de uns assim mas a unica coisa que conseguir foi retirar as partes mais finas de as raizes de uma videira que já tinha tratado para aquário e também ficam com um aspeto interessante.

River of the Stone Age (acabado)

____________________________________

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Ontem fui até à terra dos dinossauros, Lourinhã, e passei a tarde em casa do Miguel :apple: a fazer ... (surprise - ele há-de revelar :tongue: ) ... e nos entretantos tirei umas fotos ao copo de água (ele chama-lhe aquário!) de 20l que é o magnifico ADA MINI.
O sujeito tem a coleção toda da Canon em lentes mas dá-lhe trabalho carregar no disparador da máquina... :yawn:

Digo-vos que não consegui fotografar aquilo de forma a transmitir-lhes o quão bonito o aquário está. Está mesmo muito bom para a dimensão. O layout está muito bem conseguido e a saude das plantas é assinalável...
Sobre este aquário tb hei-de colocar aqui outras "imagens" entretanto.


20140621-1.jpg

20140621-2.jpg

20140621-3.jpg

20140621-4.jpg

20140621-5.jpg

20140621-6.jpg

Pedro.

  • Votar + 1

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito, muito obrigado, Pedro! Foi um prazer ter-te aqui em casa e ter a tua mão na ajuda da surpresa que aí vem. :)

 

As fotos estão muito boas, pena o aquário ainda não estar como gostaria e de árvores estarem um pouco despenadas mas com tempo vai para onde quero.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Obrigado Pedro pela actualização.

 

O copo de água está bem bonito e as árvores até estão engraçadas, bonito efeito.

 

Da Stau é que não gosto :sorry: , rebenta a escala, e o local onde está também não ajuda.

 

Abraço,

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá A. Ferreira.

 

Está longe de estar como quero. A Riccardia leva tempo a crescer e ganhar o jeito que idealizei. Pelo efeito foi a escolha acertada mas pelo desenvolvimento nem por isso.

 

Quanto à Staurogyne, foi debatida algumas vezes antes de a adicionar.

O objectivo é trabalhá-la com a fotografia. O objectivo é tapar os cantos frontais com a folha um pouco maior que as restantes para dar maior noção do que está perto e do que está longe. No entanto, para tal, é necessário que tudo o resto se desenvolva mais e que o trabalho de tesoura e posteriormente o trabalho fotográfico.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aquário já está muito bonito mas vai melhorar bastante quando fechar o tapete e a copa das árvores crescer.

Num espaço tão pequeno fazer este hardscape e de louvar.

Gosto muito

Cumprimentos
Luís Cardoso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.