Ajuda: Comportamento de Sul-Americanos


Recommended Posts

Boas

 

Tenho um aquário de 240L, com fauna extritamente amazónica. Embora esteja "in-love" com ciclideos, a verdade é que é a primeira vez que os estou a manter e o comportamento dos bichos ultrapassa-me completamente. Se alguém puder dar uma ajudinha, agradeço.

 

O setup, resumido:

 

Dimensões: 120x40x50

Fluval 404

pH: 6,8

Temperatura: 27ºC

Nitritos e Amónia: 0

Nitratos e Fosfatos: Lentamente a descer (desculpem mas não presentes os valores exactos.

 

Flora: Anúbias, Echinodorus, Valisnérias, Riccia com injecção CO2 e iluminação baixa.

 

Fauna actual:

4 Escalares

2 casais de Apistogramas Cacatuoides Triple Red

10 Cardinais

4 Bebados

1 Corydora Trilineatus (à espera do resto)

3 Pitbul Pleco

 

Os escalares apresentam um comportamento agressivo entre eles. Reparei que a saída do filtro os limitava a um espaço reduzido devido à corrente. Alterei a saída e neste momento movimentam-se livremente no aquário. Parece-me que neste momento estão mais calmos, mas gostaría que alguém me desse uma luz sobre esta agressividade. Não sei se é relevante, mas estão no aquário há uma semana aproximadamente. Estavam juntos noutro aquário e chegaram-me em excelentes condições, logo deduzo que seja qualquer coisa com o meu aquário.

 

Os apistogramas... bem, os dois machos estavam constantemente a correr um com o outro. As duas femeas lá andavam. O aquário é rico em esconderijos e locais de desova especialmente junto dos troncos. Imaginei que dois casais se formassem, um em cada tronco, mas surpresa, as duas femeas juntaram-se no mesmo tronco e um fez uma postura. Logo, de vez em quando há bulha, mas nada de grave. Os dois machos continuam agressivos entre si, embora um se mostre altamente submisso neste momento.

 

O tronco onde as femeas se alojaram tem pedras por perto e o outro não. O tronco que não tem pedras por perto é também o que estava próximo da saída do filtro que estava a incomodar os escalares. Não faço ideia se, dado que consegui controlar o fluxo de água, se colocar pedras próximo do outro tronco consigo "mudar" para lá outra femea e assim um dos machos ficar por lá.

 

Se calhar até é normal o comportamento agressivo, ou então asneirei e não devía ter dois casais juntos.

 

Aguardo a vossa ajuda.

 

Um abraço

 

Vlad!

Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

n deves ter mais que um macho apistograma

 

deves ter no minimo um macho para 3 femeas

 

Ok, vou tratar disso... Obrigado pela ajuda. Já agora, tenho um aquário pronto a receber peixe. Achas que deva tirar o macho submisso para lá?

 

Vlad!

Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Basicamente o que está descrito no setup.

 

Vou aumentar a população de bebados de 4 para 10 e corydoras de 1 para 6 ou 8 e juntar um cardume de topo, provavelmente peixe-machadinho (acho que é este o nome comum).

 

Fora isso não tenho planos de colocar outras espécies que não as descritas.

 

Já agora, porque perguntas? :lol:

 

Vlad!

Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que será normal os escalares estarem um pouco agressivos, mas deve ser do período de adaptação. Isso passa-lhes, agora nao tenhas é peixes muito pequenos com eles :D, mas isso já deves estar fartinho de saber :lol:, no entanto, o teu aquario pareçe ser grande o suficiente para nao teres problemas de maior :lol:

 

A ver se consegues por umas fotos do mesmo :D

Saudações Felinas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tropheus:

 

Não vou pôr mais apistogramas. A minha ideia era e é 3 cardumes + equipa de limpeza fundo e algas + vedetas escalares e casal de apistogramas. Se achar que precisa de ficar mais composto, aumento os cardumes, não o número de espécies.

 

gatto:

 

Ok, obrigado. Eu senti que os bichos não saiam do mesmo sitio por causa do filtro e embora isto acontecesse com todas as espécies, era mais notório com os ciclideos. Fiz a alteração ontem ao fim da tarde e hoje de manhã estavam espalhados por todo o aquário. Tenho de ir vendo o comportamento.

 

Obrigado a ambos pela ajuda.

 

Vlad!

Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei se é relevante, mas estão no aquário há uma semana aproximadamente. Estavam juntos noutro aquário e chegaram-me em excelentes condições, logo deduzo que seja qualquer coisa com o meu aquário.  

 

Casa nova, novas regras :D Como qualquer ciclídeo que se preze, os territórios estão a ser redefinidos. Os únicos problemas que poderão sugir é se existirem diferenças de tamanho substânciais entre eles. Se achares que a pancadaria tarda em acalmar, reduz um pouco a temperatura para que eles fiquem mais "cool down"

Cumprimentos,

 

Paulo Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais