Apresentação e novo projecto


Recommended Posts

Boas,

 

Sou o Sérgio e sou do Porto.

Estou a iniciar na aquariofilia e vou começar com um pequeno projecto calmamente para evitar cometer muitos erros.

 

Já tenho o seguinte material:

Aquário: 80x30x40 - 96L

Filtro: Eheim Liberty 2042

fnc5.jpg

Aguardo a chegada de:

Termostato 100W

Termometro digital

Iluminação

Quanto a decoração, tenho algumas duvidas sobre o areão que irei colocar devido a gostar de ver os aquas com areão preto, mas estar a ver se arranjo a um preço que não seja muito elevado.

Já tenho uma pedra engraçada para colocar e vou ver se arranjo mais uma ou 2 jeitosas..

Quanto a plantas, ai já tenho algumas dificuldades a saber o que devo colocar, não vou ter muita iluminação nem quero escolher plantas que sejam complicadas de cuidar, prefiro começar com as mais basicas para treinar, daí agradeço opiniões.

Outra grande duvida é sobre os peixes que devo colocar, não estou muito confiante na escolha dos peixes, ando de momento a planear o aqua e só depois irei planear que peixes colocar..

Inicialmente queria colocar 2 peixes estilo tubarões, mas já me disseram que exigem imenso cuidado e muita experiencia.. dai pelo menos para já não arrisco nisso..

Desde já agradeço também opiniões sobre que peixes colocar.

Aproveito também para questionar se é necessário colocar uma bomba de ar no aquário, ou se com este material já serve para iniciar e ter alguns peixes a viver tranquilamente..

Desculpem, mas eu sou completamente novo nestas andanças, até hoje apenas tive peixes de agua fria e tartarugas, dai ter tantas duvidas nesta área.

Agradeço opiniões de todos os que puderem ajudar para construir o meu aquario direitinho e sem cometer muitos erros.

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Vou aqui deixar-te algumas sugestões:

 

Filtro : além desse de mochila, eu apostaria num Eheim 2215. Ficaria com dois filtros. Os filtros são os rins do aquário, e uma boa filtragem poupa muitos dissabores. Colocaria ainda um UV de 11 W à saída do 2215.

 

Em relação à fauna, se queres ver os peixes a reproduzirem-se, sugiro os viviparos, guppys, mollys, etc... Se não tens grande interesse na reprodução, então tens uma grande variedade à tua disposição, mas vê bem se são compatíveis. Informa-te primeiro e compra depois.

 

No que diz respeito às plantas, tens valisnérias, elodeas, cambombas, anúbias entre outras, e que poucos cuidados necessitam. Há também uma variedade interessante de musgos, mas o de java é talvez o que menos cuidados necessita.

 

Informa-te também sobre o ciclo do azoto, é talvez a coisa mais importante quando se inicía um novo aquário.

 

Boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas,

 

Deixo algumas fotos para mostrar como vai evoluindo :)

 

De momento estou a tratar de construir a tampa e a iluminação, ambas na próxima semana deverão ficar prontas.

 

f76b.jpg
d8ta.jpg
90eh.jpg
qjb5v.jpg
j9bz.jpg
sxcu.jpg
1t31.jpg
ies6.jpg
hu1dc.jpg
98it8.jpg
tt9lc.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Filtro externo a funcionar e mais umas adições.

 

Resumindo, de momento.

 

Testes qualidade da agua todos ok.

 

Material:

Termostato Sera 100w

Jbl Cristalprofi e901

 

Fauna:

2 Corydora Plateus

2 Corydora Aeneus

10 neon inessi

3 neon cobre

3 Iriatherina werneri

2 Gupy

10 Red cherry

 

Flora:

Musgo de java

Fetos de java

E mais umas plantas que ainda não sei os nomes..

 

 

 

 

 

dqkm.jpg

6lpe.jpg

Editado por Sérgio Fernandes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas pessoal,

Penso que estou aqui com uns resultados não muito bons, agradecia que alguém me confirmasse sff.

 

PH: 8

GH: 6.0

KH: 4.0

NO2: 0.05

NO3: 20.0

 

Restantes não tenho testes..

Esta leitura foi retida umas hora antes do tpa, Irei introduzir ainda esta semana o CO2 o que irá ajudar a baixar um pouco o ph.. mas quanto aos restantes resultados alguém me pode ajudar e dizer se há algo de muito grave?

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com o co2 adicionado o ph já desceu para 7.5, visto que é o primeiro dia não sei se entretanto deverá baixar mais..

Quanto ao ciclo foi feito correctamente, os peixes introduzidos de forma pausada..

 

Algo estranho aconteceu hoje, apareceu um red cherry morto e com a cabeça um pouco comida, ainda a pouco reparei numa corydora a tentar comer outro que nem lhe cabia na boca, ainda bati no vidro para a afastar, mas já era tarde..

Não era suposto as corys serem do mais pacífico que existe?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.