Rocky Glen


antonio simoes

Recommended Posts

Boas,

 

venho-vos apresentar a minha nova montagem e esperar por comentarios e recomendações para poder melhorar...

 

desmontei o antigo que tinha( http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=223821), e montei este que já tinha em mente faz algum tempo.

 

data de montagem:

 

02/04/2014

 

aquario:

 

90*50*50

 

hardscape:

 

pedra vulcanica

 

substrato:

 

vigor da equo,

 

akadama para enchimento traseiro,

 

e eden da equo

 

filtragem:

 

2 x 2213 da eheim

 

Co2:

 

tmc com valvula selenoide e reactor externo

 

aquecimento:

 

250W de jager (eheim) / pretendo um externo????

 

fertilização:

 

tropica ?

 

iluminação:

 

2x36wPll + 2x 24w T5L8

 

vamos ver então umas fotos para comentários!!!

_DSC0197_zpsb0032d42.jpg

 

_DSC0198_zpsccd69cc6.jpg

 

opiniões, criticas e conselhos são bem vindos.

 

mais tarde irei por a fauna e a flora que irá ter!

 

Cumprimentos

Editado por antonio simoes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para já gosto imenso dessas pedras e da disposição delas, agora dependendo da flora que aí colocares vais realçar ou retirar importância a elas. Eu acho que está demasiado simétrico, devias subir mais um dos montes, eu apostava no do lado direito :) . As duas pedras do monte do lado direito estão ao mesmo nível, não consegues desenquadrá-las um pouco? Não gosto da colocação da pedra que está entre os dois montes. E gosto do pormenosr dos troncos. Vais usá-los como suporte para plantas/musgos?

E é isto :)

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o tamanho do aquário desvaloriza o trabalho que teve a fazer este otimo cenário, se o fizesse num aquário mais comprido ficava bem melhor e mais simétrico, as pedras estão todas ao mesmo nivel o que dá ilusão do espaço ser ainda mais pequeno. porém bom trabalho.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para já gosto imenso dessas pedras e da disposição delas, agora dependendo da flora que aí colocares vais realçar ou retirar importância a elas. Eu acho que está demasiado simétrico, devias subir mais um dos montes, eu apostava no do lado direito :) . As duas pedras do monte do lado direito estão ao mesmo nível, não consegues desenquadrá-las um pouco? Não gosto da colocação da pedra que está entre os dois montes. E gosto do pormenosr dos troncos. Vais usá-los como suporte para plantas/musgos?

E é isto :)

Boas António,

 

desde já obrigado pelo comentário.

quanto ao monte do lado direito, estão realmente ao mesmo nivél, mas foi a unica forma de as conseguir encaixar de modo a se aguentarem... e mexer nelas agora era começar tudo de novo :tapfoot: !!!

a pedra do meio... depois das plantas crescerem vais mudar de opinião!!! :scarerun:

 

isso mesmo, os troncos são para musgos!

 

Abraço e obrigado

o tamanho do aquário desvaloriza o trabalho que teve a fazer este otimo cenário, se o fizesse num aquário mais comprido ficava bem melhor e mais simétrico, as pedras estão todas ao mesmo nivel o que dá ilusão do espaço ser ainda mais pequeno. porém bom trabalho.

Muito obrigado Carmen.

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vamos a actualizações...

 

Fauna:

 

tapete central--Hemianthus callitrichoides ''Cuba''

 

tapete laterais-- Lilaeopsis brasiliensis

 

traseiras centrais--- Pogostemon helferi, onde acaba a cuba

e por trás fica a Staurogyne repens com uns pontos pelo meio de Alternanthera reineckii 'Mini', só para ver o contraste... vamos ver se resulta.

 

dos dois lados da staurogyne irá ficar a Ammania sp. 'Bonsai'...

 

falta-me uma planta para a traseira do lado direito... preciso sugestões!!! :discuss_gathering:

 

Musgos:

 

pedras do lado direito e frente esquerda vai ficar Fissidens fontanus

 

entre as pedras lado dir e esq vai ficar Fontinalis antipyretica 'Willow'

 

pedras lado esq irá ficar Riccardia chamedryfolia

 

e no fundo esquerdo vai ficar um bosque de Taxiphyllum sp. 'Flame'

 

_DSC0204_zpsdce0debf.jpg

 

_DSC0203_zps3d3e1bdf.jpg

COMENTÁRIOS e ajudas!!!

 

Cumprimentos

Editado por antonio simoes
  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

acho que isso está com bom aspecto!

Relativamente ao hardscape já tens ai boas sugestões.

Sugiro ainda:

- Aquecimento externo? talvez não. Já ouvi ai ma opiniões menos positivas desses aquecimentos.

Jager é garantido! Pode ser que no futuro apareçam uns aquecimentos seguros para aquascaping...

- Fertilização: tudo uma questão de preço. Pelo que tenho lido consegues fazer uma boa fertilização com quase todas as marcas ou misturas. Sugiro o DIY se quiseres reduzir os custos.

- Plantas: se gostares Vaslisnéria spiralis mini (no máximo 15 cm) e a Rotala sp. 'Nanjenshan' que é mais pequena e delicada.

Talvez uma ou duas anúbias pequenas nas pedras. Mas nas plantas é tudo uma questão de gosto.

Vou acompanhar a evolução,

cumprimentos

tiago

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

acho que isso está com bom aspecto!

Relativamente ao hardscape já tens ai boas sugestões.

Sugiro ainda:

- Aquecimento externo? talvez não. Já ouvi ai ma opiniões menos positivas desses aquecimentos.

Jager é garantido! Pode ser que no futuro apareçam uns aquecimentos seguros para aquascaping...

- Fertilização: tudo uma questão de preço. Pelo que tenho lido consegues fazer uma boa fertilização com quase todas as marcas ou misturas. Sugiro o DIY se quiseres reduzir os custos.

- Plantas: se gostares Vaslisnéria spiralis mini (no máximo 15 cm) e a Rotala sp. 'Nanjenshan' que é mais pequena e delicada.

Talvez uma ou duas anúbias pequenas nas pedras. Mas nas plantas é tudo uma questão de gosto.

Vou acompanhar a evolução,

cumprimentos

tiago

Boas Tiago,

 

obrigado pelos coments... o problema é que o jager é enorme... lá atrás não cabe e tenho que por mamarracho à frente do aqua!!!

 

eu tenho fertilização diy, mas o problema é que eu passo muito tempo fora, e para ser mais simples para a minha mulher, talvez opte pela tropica normal mais a np alternada!

 

anubias já estou cansado delas... vamos ver a evolução disto e logo se farão updates!!!

 

Obrigado e cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

vai uma actualisação depois da 1ª TPA feita ao 4º dia (sabado).

Já com a fauna dentro que irei descrever assim que poder!

_DSC0263_zps28872e4f.jpg

 

_DSC0244_zpsfb9d822c.jpg

_DSC0229_zps79e0228d.jpg

 

_DSC0259_zps3bc074af.jpg

 

_DSC0228_zps4fa95597.jpg

 

_DSC0231_zps33f4ad30.jpg

 

assim que poder irei por a lista da fauna que tenho, mais o resultado dos testes que vou fazer...

 

coments!!!

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

depois da 1ª TPA feita ao 4º dia (sabado).

Já com a fauna dentro que irei descrever assim que poder!

 

 

 

 

 

Como é que é???Explica lá isso melhor sff :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Como é que é???Explica lá isso melhor sff :)

Boas António!!!

 

 

todos os peixes que tenho nesta montagem, eram de uma montagem anterior em que aproveitei toda a agua e em que os peixes ficaram numa caixa com os 2 filtros a trabalhar... portanto nunca quebrou o ciclo... mesmo a akadama que tinha, serviu para fazer o enchimento por trás das pedras...

 

montagem anterior

t5po.jpg

 

água e peixes em espera ... juntamente com os filtros a trabalhar...

 

_DSC0206_zps99055736.jpg

 

esperei 24h depois da nova montagem, até a água estar limpa e dei-lhes uma nova casa!!!

 

Cumprimentos :discuss_gathering:

 

:scpsmile:

  • Votar + 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:thumbup3: Assim tudo muito bem explicadinho é que é bonito :) Assim quem lê e não sabe dos factos fica esclarecido. No entanto eu não fico completamente descansado da maneira como se fazem estas mudanças. Sim, é verdade que os filtros ciclados e a funcionar ajudam muito na manutenção das bactérias mas o mesmo não serve para a agua. E mudando o substrato principal tens que dar tempo para que as bactérias se alojem também no substrato. Convêm nos próximos dias ires testando a amónia e os nitritos just in case :)

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:thumbup3: Assim tudo muito bem explicadinho é que é bonito :) Assim quem lê e não sabe dos factos fica esclarecido. No entanto eu não fico completamente descansado da maneira como se fazem estas mudanças. Sim, é verdade que os filtros ciclados e a funcionar ajudam muito na manutenção das bactérias mas o mesmo não serve para a agua. E mudando o substrato principal tens que dar tempo para que as bactérias se alojem também no substrato. Convêm nos próximos dias ires testando a amónia e os nitritos just in case :)

Boas António,

 

obrigado, já fiz isto umas três vezes e felizmente nunca tive nenhum problema...

 

tenho realmente de controlar a agua com testes... que até agora tem estado normal, mas ainda falta o boom que o novo substrato vai libertar!!!

 

amanhã já faço e publico os resultados dos testes!!!

 

Cumprimentos

 

Excelente!

 

:smile2:

 

Continua a partilhar sff.

 

Abç!

 

Obrigado!!!

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

desculpa repescar a fertlização DIY, mas desde que arranjei uma bomba doseadora nunca mais me esqueci de fertilizar.

 

Também uso esse sistema (das caixas) para as minhas montagens, sem dúvida melhor que começar do zero.

 

Já agora, qual a tua opinião do skimmer?

tive para arranjar um para as folhas, mas li que isso poderia ser uma ratoeira...

usas só no inicio?

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

desculpa repescar a fertlização DIY, mas desde que arranjei uma bomba doseadora nunca mais me esqueci de fertilizar.

 

Também uso esse sistema (das caixas) para as minhas montagens, sem dúvida melhor que começar do zero.

 

Já agora, qual a tua opinião do skimmer?

tive para arranjar um para as folhas, mas li que isso poderia ser uma ratoeira...

usas só no inicio?

 

cumprimentos

Boas Tiago,

o meu problema com a fertilização Diy não é o esquecimento... o problema é que estou fora durante muito tempo e é a minha mulher que fertiliza e faz as tpa´s, mas só isso... no caso de haver alguma anomalia ou desiquelibrio eu não estou cá para corrigir e como são doses individuais não consigo perceber o problema por skype.

Então vou experimentar o tropica no sistema EI para ver se se torna mais facil !!! mesmo porque tirando a cuba, não tenho plantas muito exigentes a nivel de nutrientes.... vamos ver como corre!!! tenho cá no3, po4 e magnesio se quiseres.

 

Quanto ao skimmer,

para as folhas o melhor mesmo é uma rede :scarerun: . mesmo que ele as sugue, quando desliga elaas voltam!!!

eu uso-o para aquela gordura manhosa que se forma á tona de água... está ligado 30m por dia depois das luzes apagarem e ajuda a oxigenar um pouco a água! e neste sentido estou satizfeito com o resultado...

 

Cumprimentos

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então vou experimentar o tropica no sistema EI para ver se se torna mais facil !!! mesmo porque tirando a cuba, não tenho plantas muito exigentes a nivel de nutrientes.... vamos ver como corre!!! tenho cá no3, po4 e magnesio se quiseres.

Boas, eu uso uma receita DIY (aproximada à da tropica, tudo em 1 NPK + micros) depois de perceber a dose ideal é muito cómodo.

Obrigado mas mandei vir os químicos da PlantFood.uk! :smile2:

 

Obrigado pelo feedback do skimmer. Estava com dúvidas agora ficou mais claro.

Lá vou eu ter de andar na pesca... :mad:

 

Se quiseres uns pés de Rotala sp. 'Nanjenshan' para experimentar na traseira eu ofereço.

Vai metendo fotos,

Cumprimentos

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, eu uso uma receita DIY (aproximada à da tropica, tudo em 1 NPK + micros) depois de perceber a dose ideal é muito cómodo.

Obrigado mas mandei vir os químicos da PlantFood.uk! :smile2:

 

Obrigado pelo feedback do skimmer. Estava com dúvidas agora ficou mais claro.

Lá vou eu ter de andar na pesca... :mad:

 

Se quiseres uns pés de Rotala sp. 'Nanjenshan' para experimentar na traseira eu ofereço.

Vai metendo fotos,

Cumprimentos

Boas,

obrigado pelas rotalas, mas não vou usar plantas que cresçam "muito"... 30cm já é muito!!!

 

Cumprimentos

Editado por antonio simoes
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

hoje foi dia da 2ª tpa, mas antes fiz uns testes para ver como isto estava, e aqui vão os resultados:

 

Ph - 6.6

Kh - 2

Gh - 4

No2 - 0.1

No3 - 0.5

Nh4 - 0

Po4 - 0

 

Acho que com uma semana está dentro da normalidade!!!

 

se se mantiver assim, no fim da 2ª devo começar a fertilizar?

 

 

uma dúvida ´na iluminação-- tenho estado a usar só as 2 PLL de 36W, acham que devo manter assim ou devo aumentar com as 2 x 24W T5L8?

 

obrigado e cumprimentos

 

António Simões

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

com esses valores (Po4 = 0 e No3= 0,5) começava já a fertilizar.

Quanto à luz, pessoalmente gosto de ter muita calma no arranque, pelo que se as coisas estiverem bem como estão adiava mais umas semanas o aumento da potência.

Editado por Manuel Resende
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo com o Manuel.

Sem Nitratos/Fosfatos se aumentas a luz, estás a arriscar um bocado...

  • Votar + 1

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.