Ajuda com co2


RaposoAlves

Recommended Posts

Boas,

 

Neste momento estou a injetar co2 no sump, o difusor tem uma bomba para ajudar a misturar o co2, tou a fazer 1 gota por segundo e o teste do co2(JBL) esta no aqua principal num canto superior direito atrás e o reagente esta verde. Deduzo k esta td OK....

 

Outra questão tenho um controlador de pH, vale a pena aplicar? Ou meto apenas um temporizador na válvula soloenoide para funcionar só de dia... De momento tenho o co2 a trabalhar 24h/dia.

 

Plantas: anubias(varias), valisnerias, 2 tipos de echinodorus julgo eu.

 

Como tenho sump julgo k não necessito de bomba de O2, tenho wet and dry.

 

Mcump

Editado por Piraya
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cuidado com o co2 durante a noite. Convém andares em cima do PH para que não hajam grandes variações ou podes ter problemas.

Como tens a sump, a troca de gases é muito mais eficaz mas mesmo assim, convém estar atento ao pH para não teres surpresas desagradáveis. Lembra-t que é quando a luz se apaga que as plantas libertam co2 que por consequência faz baixar o pH. Se ainda injectas co2, maior a probabilidade de alterações bruscas. Mas cada caso e um caso. Se já tens isso à algum tempo e não notaste alterações, então não é preocupante e vai apenas monitorizando, se tens à pouco, mantém-te mais alerta.

Editado por olivepedro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

umas fotos do sistema ajuda para a malta opinar.

as plantas que descreves penso que não sejam muito exigentes em Co2.

existe alguma razão para injectares Co2 na sump e não no tanque principal?

penso que perdes mais Co2 dessa forma. Eu faria a mistura no circuito de elevação de água.

em relação ao controlador é uma mais valia, porque controlas a quantidade de Co2 de forma mais rigorosa. Quase todos os plantados aqui do forum usam apenas o temporizador, depois de bem afinado funciona muito bem. O controlador de Ph é bom mas não é obrigatório para ter sucesso.

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obg pelo feedback.

 

O aquario é "novo" tinha um de 300L e apanhei um excelente negocio e fiz um ugrade para um 700L, melhor ainda foi ter conseguido vender o outro antes de ir buscar este, tou msm bue feliz, ate agr a maior desvantagem é o barulho da sump, mas a mim não me faz mt confusão é mais à maria. O aquario está a funcionar +/- à 2 semanas.

 

Montei o difusor na sump porque o antigo dono disse-me que era onde ele o tinha e porque assim tinha td o que era aparelhos na sump e não no aquario principal. Tambem lhe perguntei se nao iria perder mt co2 mas ele disse que este difusor tinha uma bomba incorporada que ajudava o co2 a misturar na agua....

 

Vai uma foto para verem o sistema:

 

Sump

O co2 esta a injectar no lado esquerdo, onde esta a bomba retorno...
No outro dia tive uma data de horas a tentar calibrar o controlador sem sucesso até chegar à conclusão que era da sonda, hj comprei um nova e consegui calibrar, estranho será de dizer que mediu 8.20, acho mt para as piranhas dado que o ph ideal seria 6.7... mas elas estão bem.... tbm tenho tetras,corys e octocinculos, tudo impecável...
Qual seria o ph que recomendam eu por o controlador a desligar o co2?
Será do aquario ainda ser recente? como me aconselhariam a baixar o ph, nos testes da nutrafin o ph parecia andar a volta dos 7.6 e não dos 8 e poucos.... Qd tinha o outro ja tinha tentado baixar com trufa no filtro exterior mas sem sucesso.....
As plantas que escolhi mais pelo biótipo amazónico, não sei se tem alguma sugestão de alguma planta que possa ou deva acrescentar a neste biótipo...
Mcump
Editado por Piraya
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A tendência de um aquário depois de maturado é sempre a baixar o pH mas isso leva o seu tempo devido ao acumular de "lixo".

O co2 faz baixar o pH, turfa no filtro também, as próprias plantas igualmente. Mas o importante é saberes qual o pH da tua agua de reposição. Se queres baixar o pH para 6.7, não podes adicionar agua com pH 8.

 

Pessoalmente, o que eu faço no meu aqua de discus é misturar meio meio agua da rede publica que tem pH 7.6 e agua de uma fonte com pH 6.1. Desta forma consigo manter sempre o ph acido. Se tiveres a oportunidade de experimenta algo do género.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A bkd fui ver e o ph estava a 7.8, ontem devia de estar alguma coisa mal, quando comprei o aquario veio com um filtro de osmose, no outro dia estive a volta do aparelho e os filtros ainda estao bons e ta td a funcionar, tenho e de pesquisar mais um pouco para saber se e so tirar a agua do aquario e repor a da osmose ou se convem adicionar alguma coisa na agua da osmose antes de ir para o aquario.

 

obg pelas dikas

 

abc

Link to comment
Partilhar nas redes sociais