Nano 30l, primeiro , duvidas


fl4t10

Recommended Posts

Boas pessoal , vou montar agora um nano com 30x30x35 e como sou newbie preciso de dicas, o principal vai ser o visual e depois meter uns shrimps(com os quais nunca tive experiência)

 

De momento vai ser isto:

Filtro de cascata

termostato de 50w

Aqua 30x30x35

Luz é uma calha com 11w da seastar

2 ou 3 dragon stones

 

A minha duvida é nos substratos, posso meter um substrato inerte e ter plantas ? Isto usando fertilizante liquido e co2?

Ou há substratos que não é preciso meter uma camada de inerte por cima que recomendem ? Eu tenho aqui humus...

E que plantas e musgos usar.

 

cumps

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!!!

Penso que só com substrato inerte não vai dar para manter plantas, a não ser que as mesmas tenham rizomas ou não tenham raízes (ex.: anúbias, fetos de java, musgos, riccia, etc.).

 

Desconheço a existência de substrato fértil que não implique a colocação de um inerte por cima, mas também são iniciante neste passatempo.

 

Em relação às plantas, quando montei o meu nano usei o site da Tropica para ver os requesitos das plantas e o Google (pesquisando por "low tech tank") para ver as plantas usadas noutras montagens. Tem de ter em consideração que essa lâmpada não vai dar para manter plantas muito exigentes.

Boa sorte com a montagem e espero poder ver para breve algumas fotos :photo: .

Cumps.,
Pedro C.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas fl4t10 sim podes sem problemas ter plantas com um inerte

tens é de escolher bem as plantas, por exemplo podes ter elodias, sublata, valisnerias,musgos,anubias, fetos de java etc é so procurar na net ;)

Abraço

Guilherme Martins

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Podes manter plantas com um substrato inerte desde que fertilizes e injectes CO2 na coluna de água.

 

Tens depois de ter em consideração o tipo de plantas, isto porque há plantas que "comem" através das folhas e outras que preferem alimentar-se através das raízes, a granulometria do substrato também é muito importante para o desenvolvimento do sistema radicular...

 

Dependendo também das espécies de camarões que queres manter, há também os que não gostam de CO2 nem de fertilizações, há espécies que não se importam...

 

Tudo é fácil se soubermos compreender as necessidades dos vivos que tencionamos manter...

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado pessoal, eu vi aqueles substratos próprios para shrimps como o da fluval que diz que tem o necessário para as plantas e para os shrimps, nem sei se é fiável ou não, no entanto eu tenho aqui humus posso meter humus e depois uma camada de inerte por cima, ate me disseram onde estou a comprar o material que posso meter depois akadema por cima.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não sou fã desses substratos :s acho que mais vale ter um inerte e depois controlar os parametros da agua a nossa vontade!

Se queres camaroes so te aconcelho substrato preto inerte

Guilherme Martins

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, algo deste genero

http://img12.imageshack.us/img12/8011/24557922.jpg

 

por exemplo ai nessa foto que mandei, so tem um tipo de substrato e é plantado queria fazer algo do género sabem que tipo de substrato é aquele ?

o humus mais akadama ou outro substrato inerte não é boa ideia então?

Editado por fl4t10
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Se queres um aquário do género da foto que mandaste aconselho um substrato com alguma "comida", o ADA Amazónia ou o da TMC, o Nutrasoil por exemplo, ajudam imenso as plantas a "arrancar".

 

A Hydrocotyle tripartita, a planta intermédia, consegues mantê-la sem CO2, já a da frente, parece-me a Montecarlo, duvido..., talvez com Excell ou similar se aguente, mas vai depender da iluminação que tiveres.

 

Com calma e perseverança tudo é possível :cool2:

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Exactamente amigo, eu ainda tenho de me informar muito nesta area do aquascaping e dos shrimps.

A. Ferreira por acaso foi o teu nano que vi e que me deu vontade de fazer um de me informar mais e tirar ideias tenho aqui o teu topico guardado parabéns esta excelente .

Secalhar vou entao optar pelo ada amazonia, iluminaçao ainda nao comprei, que calhas aconselham ?

Fertilizantes por qual opto ? Andei a ver a muita variedade e perco-me no assunto

 

Edit: outro que adorei foi o do cubo da vodafone deste topico aqui: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=158390

Editado por fl4t10
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Iluminação para um cubo desses aconselho pelo menos 18W PL, preferencialmente 26W.

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, pessoal, vou entao optar pelo substrato da ADA amazonia mas surgiu-me uma questao, existe a versao ada amazonia e ada amazonia powder qual uso ? ou compro um saco de cada um e misturo?

Neste tipo de substrato nao preciso de meter uma camada de inerte por cima pois não ?

entretanto arranjei dragon stone a 3,75€ o kg. Depois é so escolher :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Eu tenho usado a Amazónia normal, a outra acho que custa o dobro, mas cada qual sabe de si...

 

Não precisas por nada por cima, podes é por por baixo um fértil de libertação lenta o plant growth da Tropica, por exemplo, é sempre uma mais valia para plantas de tapete.

 

Muito bom preço para as Dragon Stone, embora tenha a impressão (não comprovada) de que elevam um pouco o pH.

 

Força nisso.

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Entao prontos ta tudo pronto e planeado, meto so o normal e uma camada do plant growth por baixo, porque também o orçamento tem limites, tem de ser com calma.

Um saco de 3l sera que chega do ADA ?

Se souberem onde posso arranjar as luzes em conta avisem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

As Blau tens aí perto, em Matosinhos, pelo menos o site da Aqua-Station diz isso: http://www.aqua-station.com/index.php?page=shop.product_details&flypage=flypage-ask.tpl&product_id=958&category_id=122&option=com_virtuemart&Itemid=56

 

O ideal eram 2 de 13W, pois o raio da de 18W tem a guia flexível muito comprida e é dificil arranjar uma posição baixa para a lâmpada. Se comprares guarda religiosamente a garantia pois os balastros são muito frágeis.

 

Outra alternativa para iluminação seria um candeeiro de secretária do género dos do Ikea, tipo isto com uma lâmpada Osram de 23 ou 26W, tenho um na minha garagem num aquário de 60 cm:

0169144_PE079702_S3.JPG

 

O candeeiro custa 7 e picos e a lâmpada outro tanto.

 

Abraço,

Editado por A. Ferreira
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um saco de 3l sera que chega do ADA ?

No meu nano (que tem as mesmas dimensões do seu) usei cerca de 2/3 (+/-3L) de um saco de 5L de substrato de uma outra marca. A quantidade vai depender do tipo de arranjo que vai fazer (se vai querer fazer um plano inclinado, criar um monte, etc.).

 

O ideal eram 2 de 13W, pois o raio da de 18W tem a guia flexível muito comprida e é dificil arranjar uma posição baixa para a lâmpada. Se comprares guarda religiosamente a garantia pois os balastros são muito frágeis.

É sempre bom saber :wink2:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado mais uma vez ,nem conhecia essa loja .

 

Comprei hoje as dragon stone e o filtro em cascata da Seastar HX-003 faz 280L/H penso que é suficiente, e ficou em conta.

Luz ainda é a decidir, mas secalhar vou optar pelo candeeiro mais a lâmpada Osram que fica mais barato e depois ainda nem pensei nas plantas que vai ser outro tombo :laugh2:

 

Edit: com as lues osram de 23 ou 26w nao posso vir a ter algas ?

Editado por fl4t10
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Salvo erro, a lâmpada da Osram é de 6500 Kelvins, o que é óptimo para aquriofilia.

 

Algas..., apetece dizer, quem as não tem... :rolleyes:

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal, vi este luz no ebay acham porreira ?

 

http://www.ebay.co.uk/itm/BeamsWork-LED-Clamp-Clip-on-1W-x9-white-6500K-30cm-fish-planted-Aquarium-Light-/151037925232?pt=UK_Pet_Supplies_Fish&hash=item232a8fd770

 

Features:
  • Dimensions - 10.75” x 5.00” x 1.00”/ 26.5x12.5x2.3cm
  • Includes 9 LEDs total 9 Watts
  • 1 Watt LED
  • 9x 6500K LEDs
  • LUMEN 1300
  • Slim and contemporary light design
  • 2 mode on / off function for day and night use
  • Clamp on bracket
  • Max 0.25" thick (rimless only)
  • Non-corrosive powder coated aluminum housing
  • Low voltage power supply
  • 110V - 220V

 

Secalhar para um plantado nao é o ideal devido a pouca quantidade de wats quanto aos lumen's nao percebo nada.

Editado por fl4t10
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Também acho que isso dá, custa é quase 40 mocas..., este custa também 40 e não demora 1 mês a chegar ah..., e tem 2 anos de garantia.

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.