A minha experiência com LDA25


Vlad

Recommended Posts

Boas

 

A loucura dos pitbull plecos continua! :twisted: Depois de ter sido aconselhado por muitos de vocês a comprar este bicho para o esquadrão de limpezas, levei quatro para casa para o aquário de 240L.

 

O aquário tinha acabado de ciclar e sem que eu entendesse muito bem porquê, nitratos e fosfatos eram com fartura... que é como quem diz: algas. Algas nas plantas, nos vidros, nos sofás, nos vizinhos, etc. Só não havia no móvel e nos candeeiros, fora isso era um bocadinho em todo o lado.

 

Por falta de alembradura, não baixei o foto-periodo. Estava mais entretido a fazer umas trocas de água enquanto esperava com paciência que o filtro fizesse mais qualquer coisa com a ajuda das plantas. Estamos a falar de algas filamentosas que cresciam 10 a 20 cm por dia e tufos junto do areão que eu limpava TODOS os dias. Ok... dia sim dia não... :oops:

 

Juntei os amigos ao aquário e tirei algumas algas à mão. Também não quería stressar os peixes e mexer muito no aquário. Fui dar um joguinho de computador e jantar. Isto foi no Domingo ao fim da tarde.

 

Fui ver como estavam as novas vedetas. Três pareciam estar no aquário há mais de um ano e já eram muito meus amigos. Andavam em todo o lado, loucos, atiravam-se a tudo o que era tufo, cabelo, green spot, etc.

 

Ao fim de 3H o aquário estava praticamente limpo. Baixei o foto-periodo nesse dia, com efeitos no dia seguinte.

 

Na segunda-feira (24H depois portanto) o aquário estava (pensava eu) um brinco com a honrosa excepção de um ou outro bocadito que faltava.

 

Na terça feira, 48H depois as plantas estavam verdes... algumas delas eu pensava que estavam a apodrecer, afinal estavam cobertas de algas. Os plecos limparam-nas... e eu que pensava que já estava tudo feito...

 

Hoje, ainda nem fez uma semana sobre a chegada dos LDA25 o aquário está, no que toca a algas, UM LUXO!

 

Só tenho de ensinar os LDAs a fazer o pino e tenho de arranjar maneira de lhes explicar que o green spot que interessa limpar primeiro é o do vidro da frente, não o de trás.

 

O aquário é novo e ainda não está no ponto, mas que os LDAs ajudam a dar a ilusão de um aquário já a andar bem, lá isso ajudam.

 

Para os que têm dúvidas,

 

Vlad!

Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho uma experiencia um pouco diferente

 

tb comprei um pit bull para um aqua de 60 l

 

onde ja habita um otto e um SAE

nao tenho muitas algas, so umas green spots no vidro lateral e no da frente e umas algazinhas castanhas que ainda restaram do incio do meu aqua

(tem 2 meses e ja tem a sua fuana e flora estabilizada)

 

o LDA25 qd chegou escondeu-se, depois continuou escondido, e passou esta semana escondido (comprei-o no sabado) :lol:

 

as vzes la sai de tras das plantas e do vidro de tras e aventura-se para os vidros laterais

 

e pronto basicamente é assim q passa os seus dias colado no vidro de tras ou a "repousar" no areão :?:

 

ja sei que o vald comprou no mesmo sitio que eu, mas acho q me calhou o mais preguiçoso da loja :lol::lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

DrLucas e Miguel Silva

 

Eu penso que não exista grande dificuldade de os encontrar em Lisboa e arredores, mas para lá da ponte. :lol: Pessoalmente aproveitei uma visita para conhecer uma loja e comprar umas plantas e como precisava deles aproveitei.

 

pcdrg

 

Os meus tomaram o aquário de assalto. Não sei se foi a quantidade de algas que tinham para se alimentar que os espevitou, se o facto de haver pouquissima fauna no meu aquário relativamente à sua litragem e o aquário ser quase só para eles. Talvez tenha sido simplesmente sorte. Os meus pigmentaram como o areão e foram à vida deles limpar aquela javardisse. :lol:

 

Pessoalmente estou muito impressionado e só posso agradecer a quem me falou dos pitbulls, foram de facto uma óptima compra.

Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o meu tb pigmentou, tenho de o procurar no meio do area, pq as vezes esta mesmo bem camuflado

 

tlvz ele nao seja muito preguiçoso, os outro dois (o otto e o siames tb comprado na mesma loja) vao dando a pouco e pouco conta do recado

 

as plantas estão excelentes, e a crescer a bom ritmo. dai tb nao ter muitas algas as plantas tem ficado com os nutrientes todos.

 

so tenho mesmo green spots nos vidros, mas na loja avisaram-me logo que são as algas q so sao comidas qd nao ha mais nada

 

estava a pensar em testas o meu pit bull com pastilhas vegetais a ver se ele gosta

o SAE como tudo qd se deita no aquario desde larvas a artemia a pastilhas de fundo e mesmo a granulado flutuante

 

é lindo ve-lo atras das bolinhas na agua :lol:

 

bom fds

Pat

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu bem procurei aqui pelo porto, mas nada

 

estou a pensar em comprar um ancistrus... entretanto comprei umas daquelas cenas de limpar vidros e tenho tirado as algas á mão

"Ei! Curti mesmo esta mensagem! acho que vou já a correr ver o blog deste tipo!"

 

Sim é verdade, eu leio a mente via internet:

http://odeiooze.blogspot.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A pigmentação é muito interessante. Por acaso só depois de ler este post, relacionei com o facto de ele ter um mutismo muito interessante. Muitas vezes quando assustado, enterra-se também no areão. Quanto à limpeza, cinco estrelas. Nunca quero mais Otos. São menos resistentes e não tem este apetite. Será que se reproduzem em cativeiro ? Provavelmente sim. Porém requerem condições especiais. Vários indivíduos, simulação das estações e um aquário apenas para eles e com as condições ambientais necessárias (PH, Luz,...).

 

:):) LDA, LDA, LDA, LDA...Glorioso LDA....Glorioso LDA 025 :) LDA

Este planeta não é nosso, foi-nos emprestado pelos nossos filhos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pelo que sei a procura foi tão grande que esgotou em armazens de revenda e tudo. No inicio os clientes entravam na loja e pediam ottos, queria uns ottos e tal porque o otto é que é bom e tal e tal. Leve então um pitbull para experimentar, vai ver que não quer outra coisa, levavam sempre desconfiados um ou outro com a sensação que lhes estavam engrupir um peixe. Nos dias seguintes já tavam la batidos a querer mais. Hoje entram numa loja a perguntar pelo Pitbull, já ninguem quer os ottos para nada. Quando eles vierem, vai ser em grande de novo, para ""inundar"" o mercado mais uma vez. Venham as importações, que os nossos vidros e plantas tão a espera ehehehhe

 

:)

Pic_652_1.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,jà agora.....

 

Comprei 2 lda25 cerca de 2 meses , na altura um tinha cerca de 1,5cm e o outro 2,5cm acontece que o maior cresceu a olhos vistos e neste momento já é um"homem" o mais pequeno está praticamente igual.Durante o dia estao enterrados no areao e quando apago as luzes de noite sao os primeiros a saltar para o vidro.Eu até acho o mais pequeno mais trabalhador que o maior......Imaginam porque nao cresce o pequenino?

 

 

obrigada,rita

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 semanas depois...

Alguém sabe de alguma loja em lisboa ou arredores que venda LDA25 é que preciso deles, pois estou com muitas algas no aquário e os meus SAEs não dão conta do recado sozinhos!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...