Método de fertilização EI trouxe mais algas


kallong

Recommended Posts

Sorry...sim isso!!! água oxigenada, H2O2, peroxido de hidrogénio!!!!!! ;)

 

Boas, uma pergunta.

Comprei este drop check http://www.trukesfishes.com/loja/testes/431-api-5-i-1-test-strips-25-unidades.html mas não tenho bem a certeza como funciona por duas razões:

1ª a maioria dos testes que vejo na net contêm 2 reagentes e este só contém 1.

2º como é que é um teste permanente se a embalegem contém a indicação de 150 testes? o vidro insere-se dentro da água do aqua e depois como sei quando aquele teste acabou e tenho de adicionar mais reagente? estou confuso!

Thanks, Tiago Bastos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O reagente pode ser só um... É um teste de pH como outro qualquer.

 

Para funcionar corretamente funciona assim.

 

1- Usas o reagente na dose recomendada

 

2 - Não usas a água do aquário. Não funciona corretamente se usares (embora eles o digam). Assumem que toda a variação do pH que ocorre no teu aquário (que no fundo é o que mede um Dropcheck) advém do CO2 que introduzes, o que é falso.

 

3 - Para a coisa funcionar de forma correta tens de usar uma solução de água destilada a 4ºdH. Para tal vais necessitar de um garrafão de 5l de água destilada e bicarbonato de sódio e uma balança de cozinha eletrónica. Pesquisa na net como é que se faz a dissoluções, é fácil e não é nada demais. Estragas é 5l de água destilada.

 

4- Depois é colocares 1-2ml dessa solução no DC e juntares as gotas de reagente prescritas. Quando misturares terá de ficar azul-escuro intenso. Depois coloca o DC no aquário e espera umas horas.

 

5 - Se passada uma horas a cor tiver mudado para um verde-claro a passar para a cor lima, estás a injetar CO2 suficiente, caso se mantenha no azul ou verde-escuro/azul vais subindo gradualmente a injeção de CO2. Sobes um pouco, esperas um dia e observas o resultado. E assim consecutivamente até chegar á cor pretendida.

 

6- É permanente porque o DC fica no aquário sempre durante cerca de 3 semanas. Ao fim desses tempo tiras, lavas e repetes e colocas no aquário outra vez

 

Cumps

 

Vasco

Editado por Ptuga
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só mais uma coisa no meu caso eu gastei 5l de água destilada e "produzi" 200ml de solução a 4ºdH. Obviamente dai dar para uma eternidade. Não necessitas de gastar 5l de agua destilada cada vez que necessitas de renovar o teste.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Só mais uma coisa no meu caso eu gastei 5l de água destilada e "produzi" 200ml de solução a 4ºdH. Obviamente dai dar para uma eternidade. Não necessitas de gastar 5l de agua destilada cada vez que necessitas de renovar o teste.

Boas tardes.

Como já se passaram cerca de 3 semanas depois das minhas alterações para resolver a questão, e elas foram:

Desligar uma lâmpada e ficar só com 24W durante 7 horas diárias

Fertilizar EI com as doses recomendadas na solução (10 ml)

Reposicionei o inflow e outflow do filtro (ambos na lateral do aqua do mesmo lado)

Comprei o drop check (medindo com a solução de água destilada mais o produto, apresenta sempre uma cor verde azulada, nunca um verde amarelado)

 

 

Ora bem, os resultados foram, nenhuns... cada domingo tiro "cabelos" (filamentosas) das plantas, tenho de limpar os vidros com aquele "pó verde" (algas verdes) e as algas BBA parecem controladas mas sem desaparecerem.

 

Ando a seguir todos os tópicos aqui do Pedro Rosa no fórum e estou capaz de refazer todo o aquário com os substratos ADA e fertilação ADA também mas tenho medo de voltar a cometer algum tipo de erros, assim como não sei o que fazer á minha fauna!

 

Obrigado e aceito ajudas!

Thanks, Tiago Bastos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só uma pergunta, tens substrato fértil?

Andas aí com uma desregulação de nutrientes. tens alguns testes à agua que possas dar valores, nitratos, fosfatos?, mesmo que não sejam a coisa mais fiável sempre são uma ideia

Qt aos peixes comprar no supermercaedo uma caixa de 40l e bota lá para dentro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só uma pergunta, tens substrato fértil?

Andas aí com uma desregulação de nutrientes. tens alguns testes à agua que possas dar valores, nitratos, fosfatos?, mesmo que não sejam a coisa mais fiável sempre são uma ideia

Qt aos peixes comprar no supermercaedo uma caixa de 40l e bota lá para dentro

Sim, tenho uma camada de JBL aquabasis e outr de JBL manado. Na á um ano atrás o gajo da loja recomendou-me ;)

Ontem arranquei uma das plantas e tinha uma raiz meu deus, enorme... as plantas também crescem bem em altura porque em qualidade esquece (ou folhas ratadas, ou algas, principalmente algas)

Eu acho que tenho um problema de fluxo, tanto sobre a areia, como sobre o substrato e também em zonas meias escondidas, acumula-se muito lixo (parece detritos de algas)

O meu Eheim 2213 nunca me convenceu. Só tem 6 meses e faz sempre um burburinho, de vez em quando faz mais barulho até! Mas o que me intriga mais é o caudal, parece-me muito pouco mas pode ser impressão minha. (Vou postar um vídeo para dares uma olhada)

 

https://www.youtube.com/watch?v=SD_MZq6dIr8

Editado por kallong

Thanks, Tiago Bastos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Também tenho um 2213 e o fluxo parece-me igual... o meu aqua é 100x30x40 e não me queixo no que toca a filtração...

Para aumentares alguma coisa no fluxo podes reduzir o diâmetro interno da saída de agua com um adaptador que improvises por ai... mas acho que não é por ai...

Não opinando muito sobre a causa das algas apenas posso dizer o que eu faria (nada garantido, seria mais uma experiência antes de pensar em desmontar tudo)... colocava 2x 24 W a 6 horas, tpas 2x 50% numa semana (aspirando esse fundo todinho) e depois de plantar esse aquário com mais plantas (à bruta) iniciava novamente o EI... Ou seja tentava zerar a coisa e aumentava a massa vegetal para competir com as algas... Também usava Excel durante uns tempos como complemento de Co2 e porque ajuda a erradicar as algas... No fim, se pudesse (ver incompatibilidades nas espécies que tens) colocava uns camarões para tratar do excessos de comida e massa vegetal morta que vai acumulando...

Cumps

Ps: acredito na "poda antes das plantas chegarem ao tecto" :smile2:

"Onde existe uma vontade, existe um caminho."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pss: Para não ficares baralhado em relação a outro bom conselho que te deram relativamente ao passar a apenas a 1x 24w, apenas sugeri novamente as 2x 24w para quando tiveres o aquário mais plantado do que tens agora e reiniciares o EI com o Excel a ajudar...

"Onde existe uma vontade, existe um caminho."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim, eu não quero desistir antes de avançar para o meu plantado perfeito ;p

mas paro com a fertilização enquanto faço essas 2x50% semanais e enquanto não chegam mais plantas?

muito obrigado pela ajuda pessoal

Thanks, Tiago Bastos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não pares com a fertilização e fizeres a fertilização adequada é menos um fator que tiras da equação. Ou seja uma coisa a menos que estás a "fazer" menos bem que possa a estar a causar algas.

MIcros? que fertilização?

Colocaste o DC com solução a 4º dH?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ptuga, on 19 Mar 2014 - 5:13 PM, said:

Limafish, on 18 Mar 2014 - 6:50 PM, said:

 

eu fiz aquela solução com água oxigenada.

eu explico mais em cima o método EI que estou a usar.

mas a verdade é uma, eu tenho uma espécie de planta de manutenção fácil, acho que não havia necessidade de estar a usar a dose recomendada para 60L (10 ml) tendo em conta que não tenho um plantado, digo eu porque os fertilizantes são caros ;p

Editado por kallong

Thanks, Tiago Bastos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

boas, segui agora o teu tópico, e questiono-me como está a tua equipa de limpeza?

já ponderaste adicionar 2 SAE e 4 camaroes amano?

aposto que verias diferenças em pouco tempo quanto as algas.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas, segui agora o teu tópico, e questiono-me como está a tua equipa de limpeza?

já ponderaste adicionar 2 SAE e 4 camaroes amano?

aposto que verias diferenças em pouco tempo quanto as algas.

 

Cumprimentos

 

Ora então... após 3 semanas:

- replantei as plantas (apenas os novos rebentos sem algas) e comprei 3 vasos de Cryptocoryne wendtii green''.

- desliguei uma das lâmpadas e reduzi para 6 horas a única ligada

o resultado foi este:

http://i160.photobucket.com/albums/t165/tiagolimabastosg/20140406_225512_zps5dce0929.jpg

http://i160.photobucket.com/albums/t165/tiagolimabastosg/20140406_225523_zpsa3382dc6.jpg

 

á pouco tempo comprei 3 garrafas de co2 e já estou na última, sei que são pequenas de 95gr mas de qualquer forma, o meu drop check com a solução do reagente e água oxigenada, parece que não funciona muito bem. Uma bolha por segundo e a cor anda sempre inconstante. Agora está assim:

http://i160.photobucket.com/albums/t165/tiagolimabastosg/20140406_225535_zps4cf00f80.jpg

 

Sobre as algas estas duas semanas, parece que só estas pioraram... e estou a tratar com água oxigenada 1 vez por semana..

http://i160.photobucket.com/albums/t165/tiagolimabastosg/20140406_225550_zps3045e97d.jpg

 

não vejo nada das filamentosas mas também tenho cuidado muito do áqua a nível de limpeza e aspiração.

 

estou a tentar não cair na tentação de mudar tudo e criar o meu esperado plantado. tentar aprender mais primeiro, se bem que ao fim de um ano já devia conseguir manter plantas de fácil manutenção :P

 

Vou criar um tópico para me darem opinião sobre flora para o meu aqua!

Thanks, Tiago Bastos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais