"Paludarios" ?


Recommended Posts

Andei a ver um forum Inglês, e eles lá tinham um sub-fórum para paludarios... Com um Inglês todo mal escrito fiz lá umas perguntas básicas, mas inda não obtive resposta nenhum ( não estava assim tão mal escrito... ). As minha dúvidas são as seguintes:

 

Pic_3181_8.jpg

 

O que se vê na fotografia acima é madeira?... Ela não apodrece, ou fica cheia de fungos, ou coisa de género?...

 

P4250056.jpg

 

E na acima, o que é, e como se faz?...

 

as1.jpg

 

E nesta... Como é que se prende as plantas á madeira/coisa?... Com cordas e furos no suporte?...

 

P4180003.jpg

 

Posso usar plantas tipo echinodorus e anubias nana em montagens como a acima?...

 

Posso colocar peixes, como cardenais, se houver espaço, e condições, é claro?...

 

Para manter a húmidade basta tapar o aquário com uma tampa de vidro?...

 

 

 

Eu não percebo nada do assunto, mas gostava de saber o suficiente para fazer um... Ou não... =b

"Is is possible to learn this power? - Not... From a Jedi."

 

|==|================ ================|==|

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 parece cortiça em principio nao apodrece

 

2 parece uma construção em epoxi

 

3 provavelmente com nylon ou entalando parte da raiz em algum sitio (a raiz pode ser estrangulada depois ou dar cabo do sitio onde se entalou

 

 

4-podes

 

5-podes

 

6-sim e utilizares um nebulizador ligado intermitentemente para ajudar (ainda custa por volta dos 50 euros)

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E a minha querida stôra de história se queichava que eu dava as respostas curtas, e não as desenvolvia :D

 

Mas está respondido e isso é que importa, não é?

 

Epoxi K???? O que é que é mesmo epoxi, e como se faz?...

"Is is possible to learn this power? - Not... From a Jedi."

 

|==|================ ================|==|

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Epoxi K???? O que é que é mesmo epoxi, e como se faz?...

São tintas ou resinas que se usam para cobrir diversos materiais. O interessante dos epóxidos é que após a sua reacção, são extremamente fortes e na sua maior parte inócuos (não fazem mal aos peixes nem às plantas). Só para teres uma ideia de quão forte são as ligações originadas pelos epóxidos: São usados para reparar rachas nos capacetes. Podem-se ligar juntas de pontes com epóxidos (óbvio que não são só 2-3 gotinhas como na super-cola 3 :)). A super-cola 3, ou super-cola tudo, costuma ter na sua composição Epóxidos, mais precisamente, Epiclorohidrina (C3H5ClO, molécula mágica prós Químicos Orgânicos :)), que ao reagir com outras moléculas (por exemplo ciano-acrilato) forma cadeias de polímeros muito resistentes a forças e também extremamente estáveis.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ivanpantz, obrigado pela esclarecedora resposta! Parece que sabes muito sobre o assunto... Entao, para fazer um como o das fotos posso:

 

1º - Arranjar uma placa de cortiça, colocar uns papeis amachucados em cima ( para dar o efeito de rocha ) e cobrir tudo de Epoxi? Fica com aquela cor, ou posso por a cor que quiser?...

 

2º - Arranjar umas pedras, colocalas como os "degraos" da imagem e cobrir novamente de Epoxi?...

 

Onde é que arranjo Epoxi? Drogarias?... É caro? Posso trabalhar com isso em casa?

 

Por agora é tudo, obrigado [[[[[]]]]]

"Is is possible to learn this power? - Not... From a Jedi."

 

|==|================ ================|==|

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

1º - Arranjar uma placa de cortiça, colocar uns papeis amachucados em cima ( para dar o efeito de rocha ) e cobrir tudo de Epoxi? Fica com aquela cor, ou posso por a cor que quiser?...  

 

2º - Arranjar umas pedras, colocalas como os "degraos" da imagem e cobrir novamente de Epoxi?...

Viva. É assim, eu não sou grande entendido na utilização de tintas/resinas Epoxi. Eu apenas dei uma explicação química :lol:. No entanto, a ver se consigo tirar-te algumas dúvidas (se estiver errado, dêem-me na cabeça).

A partir do momento que tenhas a tua estrutura final, e com a côr que gostes, podes aplicar o epoxi. Assim de um modo simples, aquilo é como se fosse um "verniz" que está a proteger a tinta/cola da água do aquário. Óbvio que mais importante ainda, protege a água do aquário da tinta/cola :shock:

O epoxi é a protecção das tuas coisas. Não deixa que a água as dissolva. E consequentemente, não altera as propriedades da água do teu aquário.

Em todo o caso, podes sempre tentar procurar aqui no Fórum sobre fundos de aquário em cimento e poliuretano, ou então fala com os users hotrodder e Nuno Antunes (espero que não se importem), visto eles já terem alguma experiência nessas "manhas" :wink:

 

Onde é que arranjo Epoxi? Drogarias?... É caro? Posso trabalhar com isso em casa?

Em lojas de tintas, bricolage deves encontrar facilmente. Quanto a preços não sei, mas creio que não deve ser muito caro.

Óbvio que não podes usar a tinta epoxi dentro de casa. Tens de pedir aos gajos que te a vendam, para usares uma sala com pressões reduzidas e piso anti-vibrações de modo a que o epóxido não se auto-inflame na tua cara :?

Claro que podes usar isso. Mas como em tudo, convem usares esses materiais em divisões bem arejadas e longe de fontes de ignição (pareço uma ficha de segurança de produtos químicos, qualquer dia só digo S-11, R-22, etc... :P)

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oix!

é melhor falarem a serio para o rapaz, não va pedir mesmo uma sala emprestada.

ja agora este site ensina a fazer esses fundos, a secçaõ maquetismo tam algumas coisas de jeito. a cortiça não apodrece mas deixa-te a água amarela e acida

 

http://idd01ewm.eresmas.net/FBW_make5.htm

 

abraço

A Água está cada vez mais Viva!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado aos dois pela atenção!!!

 

Então... Essas salas... Alguém conhece quem me alugue uma??? LOL...

 

Penso que a parte em relação à Epoxi está esclarecida... Inda tenho montes de perguntas, mas 1º vou ver se encontro mais alguma coisa...

 

Obrigado [[[[]]]]

"Is is possible to learn this power? - Not... From a Jedi."

 

|==|================ ================|==|

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

........ e eles lá tinham um sub-fórum para paludarios...

 

 

 

Olha que não era uma má ideia aqui para o forum, para motivar o hobby a informação que se encontra em Portugues é quase nula e sempre era mais alguma cena para "animar"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

TUGA POWER!!!!!!!!! JUNTEM-SE, MULTIPLICAM-SE E TOMAI CONTA DA TERRA!!!!!!!!!!! MUHAHAHAHAHAHAHA...

 

Agora a sério... Os vidros não ficar todos embaciados, de modo a que não se veja nada?...

"Is is possible to learn this power? - Not... From a Jedi."

 

|==|================ ================|==|

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá novamente

 

Agora a sério... Os vidros não ficar todos embaciados, de modo a que não se veja nada?...

Já viste algum terrário húmido? Obviamente, depende de vários factores, mas em princípio vais ter uma humidade um pouco grande na parte sem água. Não te posso precisar a percentagem de humidade que vais ter, mas ainda deve ser grande (70-80%, mais ou menos). Mas se mantiveres o paludário numa sala que não seja muito fria, em principio não deves ficar com os vidro muito embaciados. Como deves saber, quanto mais frio estiver o exterior, melhor condensa o vapor nos vidros.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...

Pessoal,

 

Peguei neste topico que já tem um tempinho para perguntar se entretanto já alguém tem mais experiências com paludários...

 

Ainda não avancei para o meu projecto porque gostava de saber com que dificuldades me vou deparar...

 

Vem-me à cabeça várias dúvidas, nomeadamente quanto a vidros embaciados, humidade libertada para a casa, formas de iluminação, inclinação das tampas, plantas recomendadas, filtragem recomendada, substratos para as plantas palustres, etc...

 

Se alguém puder dar dicas, agradeço...

 

Sei que há muitos sites em inglês sobre a matéria, mas este forum já vai sendo uma base de dados muito interessante (EM PORTUGUÊS) e acho que este tema ainda não foi aqui bem discutido...

 

Cumprimentos

 

João Milhinhos

 

 

 

 

Olá novamente

Já viste algum terrário húmido? Obviamente, depende de vários factores, mas em princípio vais ter uma humidade um pouco grande na parte sem água. Não te posso precisar a percentagem de humidade que vais ter, mas ainda deve ser grande (70-80%, mais ou menos). Mas se mantiveres o paludário numa sala que não seja muito fria, em principio não deves ficar com os vidro muito embaciados. Como deves saber, quanto mais frio estiver o exterior, melhor condensa o vapor nos vidros.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Grande João...

 

Tudo bem que não é um Paludário/Aquaterrário, mas fala com o outro Fortunato do Fórum, que ele tem as dendrobates em terrários húmidos, e concerteza sabe melhor do que eu sobre isso.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Inicio do tópico: Apr 27 2005, 02:14 PM

 

 

O que foste desenterrar XD

 

Já me apercebi que não posso ter um paludáraio, não me façam sofrer mais =b Mas obrigado [[[[]]]]

"Is is possible to learn this power? - Not... From a Jedi."

 

|==|================ ================|==|

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

vi agora o topico e n sei se ainda estas interessado mas podes ir a www.amphibio.org e um forum sobre anfibios e tem muitas fotos de terrarios,aquaterrarios e paludarios e tambem podes perguntar alguma duvida que tenhas na montagem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos pelas respostas.

 

Tenho intenção de contruir um paludário de 165 x 80 x 80 na minha casa nova, por isso ando a estudar a situação...

 

Vou pedir ajuda ao amigo Daniel Marques para fazer a cobertura fotográfica do andamento do projecto para depois colocar aqui...

 

Abraços

 

João Milhinhos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos pelas respostas.

 

Tenho intenção de contruir um paludário de 165 x 80 x 80 na minha casa nova, por isso ando a estudar a situação...

 

Vou pedir ajuda ao amigo Daniel Marques para fazer a cobertura fotográfica do andamento do projecto para depois colocar aqui...

 

Abraços

 

João Milhinhos

 

E quanto é que tu pagas ?? bigsmile

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 11 meses depois...

oi

 

ando a ver para fazer um fundo 3d tambem, e ando a procura de uma tinta / verniz ou algo do genero que nao faça mal aos peixes e que claro nao deixe a agua passar para a esferovite.

 

fui ver o tal produto epoxi....

 

e jesus....

 

 

1L fica por 30 euros

 

realmente é isso mas tira logo a vontade de fazer alguma coisa. tipo aquilo pelo que o dono da loja disse junta-se com um bocado de agua,... logo rende mais um bocado, mas tipo eu nem metade de 1 litro preciso, é mesmo pouca coisa,... e ficar ali aquilo sugeito a estragar-se....

 

 

mas pelo que ja vi ha pessoal que tem fundos 3d feitos em casa e nao esta a partilhar o que usou com o pessoal,.... vamos la era suposto entre ajudarmo-nos.

 

o dono da loja a mim disse-me para usar um verniz aquoso,... uma vez que tirei da cabeça colocar o fundo em contacto com a agua.

 

este fundo é para um paludario, tenho é medo que faça mal as plantas da terra nao aquaticas.

gallery_26293_1342_184.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais