Calha iluminação - Ajuda


Invicto

Recommended Posts

Bom dia,

 

Preciso de uma calha de iluminação de 100cm para um aquário montado. Já estive a ver algum material, mas sinceramente fiquei um pouco assustado com os preços.

 

A capacidade do aquário é de 200 litros brutos e será plantado. Plantas sem necessidades exageradas de luz, digamos que são plantas de manutenção fácil (Anubias, Valisneria, Eleocharis Parvula e Musgo de Java).

 

 

Não queria gastar muito mais de 100 , pelo que, LED está fora de hipótese Surge-vos algo que aconselhem?

 

Muito obrigado!

Editado por Invicto
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, não te vou ajudar penso eu, mas visto que também ando com a mesma ideia de adquirir uma calha desse tamanho, acho que me vou virar para o DIY.

Digamos que fica mais em conta e podes fazer algo conforme as tuas necessidades!

Mas se alguém tiver opções alternativas, também gostava de saber! :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu na lógica do DIY sou básico. Não tenho muito jeito para as manualidades, com muita pena minha.

 

Caro Carlos Sainz não querendo eu a papinha toda feita, mas pode partilhar dois os três locais onde poderei encontrar o que refere?

 

Obrigado :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens uma loja perto da Maia/Santo Tirso que te vende umas barras de LED 5* (Com 50 euros comprei lá duas de 50cm + transformador e são brutais). Com 100 euros ficas com iluminação para criares qualquer tipo de plantas, mesmo as mais exigentes e o consumo é muito reduzido.

 

Têm 900 e tal Lumens e são de 6500K de temperatura de cor. E são à prova de àgua.

Editado por rottgomes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Claro que não me importo estamos cá para isso mesmo. Podes por exemplo procurar no Google por esta loja on-line Ecoarium tens lá calhas t5 da marca odyssea por esse preço. Na pet4you também é são lojas de confiança.

Enviado do meu GT-N7105 através de Tapatalk

Editado por CarlosSainz
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Julgo que me vou ficar pela Beamswork Hi-Lumen de 90 cm extensível até 100 cm, que fica por 92 euros.

 

Tenho é uma dúvida básica, que é a seguinte: quando for necessário substituir os leds, compra-se às "tiras"? A distância entre as lâmpadas é "universal"? Faz-me alguma confusão.

Vi umas reviews e dentro do preço julgo que dificilmente encontro algo do género.

 

http://www.ecoarium.pt/calha-led-beamswork-hi-lumen-3rd-gen/

 

LEDs Número: 129 (0.2W)

 

Super eficiente de energia de 0,2 watt LEDs de alto rendimento

120x 10.000 K LED

9x actínicas 460nm LED

 

Lumens: 2418

Consumo: 26 watts

 

Muito obrigado ;)

Editado por Invicto
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso não te consigo explicar, mas não deve ser fácil para qualquer um substituir os led´s, deves depois ter que levar a pessoal especializado. Mas isso também não pode/deve acontecer nos próximos anos..

 

Tem só atenção a uma coisa, eu não tenho grande experiencia com led's, essas calhas estão na moda pelo seu bom preço e também qualidade (pelo menos quem tem está satisfeito), mas isso não será muita luz para o teu aquário? Essas calhas acho que não trazem de serie qualquer regulador de intensidade, logo funcionam sempre em full power o que te pode trazer problemas de algas.. mas deixa alguém com mais experiencia em luz dar a opinião.

Editado por CarlosSainz
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito lógica a tua questão do eventual excesso de luz... não sei responder.

 

Contudo, pelo que percebi, 2418 lumens equivale a +/- 160 w, dando uma média de 0,88 w por litro (coloquei na conta 180 litros de água num aquário de 200 litros brutos).

 

Pode ser um pouco demais, mas se ao invés de ter 10 a 12 horas de luz por dia ligada, posso reduzir para 8 por exemplo... julgo que assim posso trabalhar esta questão do excesso de luz.

 

Ou estou a dizer grande asneira?

Editado por Invicto
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito lógica a tua questão do eventual excesso de luz... não sei responder.

 

Contudo, pelo que percebi, 2418 lumens equivale a +/- 160 w, dando uma média de 0,88 w por litro (coloquei na conta 180 litros de água num aquário de 200 litros brutos).

 

Pode ser um pouco demais, mas se ao invés de ter 10 a 12 horas de luz por dia ligada, posso reduzir para 8 por exemplo... julgo que assim posso trabalhar esta questão do excesso de luz.

 

Ou estou a dizer grande asneira?

Boas como é que fizeste essas contas dos Lumens equivalerem a 160W?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não convém teres um ciclo de 10/12, deves andar sempre por 6/7/8 e ficar por ai. Se o teu objetivo for um grande plantado com plantas exigentes é muito boa luz mas mesmo assim acho demasiada, a mesma calha em t5 tem 3 interruptores e podes jogar com a quantidade de luz..

 

Bvale os portes são +- 6€.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa calha quanto te fica com os portes?

92,02 euros + 9,53 euros de portes = 101.55 euros, porém posso-a levantar em Gaia, e não pago portes.

 

Boas como é que fizeste essas contas dos Lumens equivalerem a 160W?

Vi duas tabelas de conversão na net, ambas com ligeiras diferenças, e efetuei uma regra de 3 simples, ou seja, os lumens que a calha LED possui corresponde a +/- 160 w

Não convém teres um ciclo de 10/12, deves andar sempre por 6/7/8 e ficar por ai. Se o teu objetivo for um grande plantado com plantas exigentes é muito boa luz mas mesmo assim acho demasiada, a mesma calha em t5 tem 3 interruptores e podes jogar com a quantidade de luz..

 

Bvale os portes são +- 6.

Mas a T5 tem um consumo maior. Eu julgo que jogando com o tempo em que tenho a luz acesa, um eventual excesso de luz corrige-se... mas repito, é o que eu julgo, e percebo pouco ou nada disto, por isso agradeço as vossas opiniões.

Editado por Invicto
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

92,02 euros + 9,53 euros de portes = 101.55 euros, porém posso-a levantar em Gaia, e não pago portes.

...

 

Bem eu condigo arranjar-te essa calha por 80€ mas ias ter que esperar prai 1 mês :S

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa calha é para àgua salgada. A temperatura de 10000K é excessiva para peixes tropicais. Essa temperatura é para poder atravessar a coluna de àhua alta que um salgado normalmente tem e a actinina nem sei bem para o que serve mas sei que é para àgua salgada.

Quanto à comparação de Wats de LEDS vs T5 tens que comparar lâmpada vs Lâmpada.Exemplo: Uma lâmpada T5 de 10 Wats com 100 Lumens dá tanta luminosidade como 2 Watts de LEDS com 500 Lúmens. è uma relação entre os lúmens, que medem a luminosidade que a ilúminária emite. 10Wx100=1000 2wx500=1000. Isto foi o que um professor universitário me explicou de uma forma muito simples para comparar.


Eu no teu lugar comprava 1 ou 2 destas: http://folgosa.olx.pt/calha-led-para-aquario-100cm-iid-440410105 / http://folgosa.olx.pt/calha-led-para-aquario-especifica-1m-iid-446565513 + transformador que custa 15 euros julgo.

Editado por rottgomes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa calha é para àgua salgada. A temperatura de 10000K é excessiva para peixes tropicais. Essa temperatura é para poder atravessar a coluna de àhua alta que um salgado normalmente tem e a actinina nem sei bem para o que serve mas sei que é para àgua salgada.

Quanto à comparação de Wats de LEDS vs T5 tens que comparar lâmpada vs Lâmpada.Exemplo: Uma lâmpada T5 de 10 Wats com 100 Lumens dá tanta luminosidade como 2 Watts de LEDS com 500 Lúmens. è uma relação entre os lúmens, que medem a luminosidade que a ilúminária emite. 10Wx100=1000 2wx500=1000. Isto foi o que um professor universitário me explicou de uma forma muito simples para comparar.

 

Eu no teu lugar comprava 1 ou 2 destas: http://folgosa.olx.pt/calha-led-para-aquario-100cm-iid-440410105 / http://folgosa.olx.pt/calha-led-para-aquario-especifica-1m-iid-446565513 + transformador que custa 15 euros julgo.

Quando mais julgo que sei, mais percebo que nada sei... Vou então ver a tal calha que refere na Folgosa - Maia.

 

Qual o LED que aconselham, no que respeita aos lumens, para o aquário de 200 litros brutos, com 100cm x 50 cm x 45 cm com plantas de manutenção fácil?

 

48 x branco lumens 1920

38 x branco , 10 x azul lumens 1665

24 x branco , 24 x azul lumens 1308

48 x azul lumens 696

 

Obrigado a todos, sem exceção.

Editado por Invicto
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Ola estou a ver o que nesecitas e te vou mostrar o melhor

perfil de alumino com tampa transparente e com fita de led rigida SMD5630 2200 lumens metro com uma duraçao de cerca de 35000 horas se vai alimentada com uma fonte PWM e que tb tira melhor rendimento

 

te dou as carateristicas

  • Potencia: 20W/m.
  • Voltajem: 12V
  • LED Tipo: 5630
  • LED quantidade: 72 leds/m.
  • Lumens: 2200 lm/m.
  • Cor da luz: Branco 6000k valor aproximado

e por baixo preço ja com alimentador + control de luminusidade 60 euros

 

ja montei algumas e vai estupendo

 

ou tb tira flexivel IP68 1200 lumen metro e aconselho sempre usar IP68 ou senao as tiras so duram cerca de 3 meses

a maioria das tiras Ip 65 nao servem para aquarios

 

em relaçao au de folgosa as tiras que usa sao normais so com proteçao de silicona na parte de cima

espero que te sirva de algo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais