nova dúvida sobre iluminação


Recommended Posts

pessoal peço mais uma ajuda, num aquario de recife qual os kelvins mais adequados para favorecer crescimento dos corais e alga coralina?

10 000,14 000, 18 000 ou 20 000 kelvins

obrigado pela vossa preciosa colaboração

oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Oliveira,

 

Este é um assunto que tem gerado muita discussão e ainda não existem conclusões muito concretas. Uma boa ideia é misturar as temperaturas de cor com lâmpadas diferentes, ou então fazer como eu fiz que foi escolher uma temperatura de cor intermédia, como 14000K.

De qualquer modo 10000K também é indicado e não posso afirmar que será melhor ou pior que 14000K. É talvez mais uma questão de gosto em termos da coloração que transmite ao aquário.

Na minha opinião, 20000K já se torna demasiado azulado, perde-se um pouco de naturalidade e deixamos de conseguir ver bem as cores de certos animais.

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Apenas para complementar em relação à alga coralina dá uma vista de olhos neste link

 

http://www.garf.org/NORM/coralline/corallinenorm.html

 

Do qual retirei a seguinte passagem, motivado por uma resposta do apisto em outro post

 

Coraline algae loves actinic blue actinic light and hates white light. To give your coraline a boost, increase your blue light and decrease your white light. Coraline grows best deep in the ocean where only blue spectrum light can penetrate. When starting a reef tank, allow the blue actinic bulbs to run 24 hours a day for two weeks.

 

Cumps

Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A 10K eh a mais equilibrada, embora exista um artigo na reefs.org do Steve Tyree onde divide as lampadas em tres categorias, azul, violeta e espectro total.

 

Lampadas 10K e actinias falham na segunda (violeta), 20K e 12K tem pouco azul e apenas as Iwazaki 6K se enquadraria na opção de espectro completo, mas o visual não fica agradável, dai suplementar com uma 20K.

Celso e-mail: celsois@ipaq.org.br

IPAq. Aquicultura e Aquariologia ao seu alcance. em www.ipaq.org.br

logo.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oi pessoal obrigado pela preciosa colaboração optei pelas de 14 000 kelvins, duarte tambem já consultei link sobre alga coralina, achas para acelerar crescimento desta no meu aqua devo deixar actinicas ligadas as 24 horas por dia e durante quanto tempo?

obrigado

neste momento tenho fotoperiodo de 10 horas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oi pessoal ,como devo fazer para favorecer o crescimento de alga coralina no meu aqua.

estou a fazer reposições diárias de agua O.I. com kalk e tenho um fotoperiodo de 10 horas.

li no link que o duarte me mandou, que as luzes azuis favorecem o crescimento da mesma nos aquas, acham que devo aumentar o nº de horas das actinicas, para quanto tempo e durante quanto tempo?

obrigado

oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Oliveira.

 

Eu achei apenas o link interessante, mas ainda não experimentei porque a minha calha tá díficil de parir.

 

Se quiseres ir fazendo de cobaia :? e depois postares os resultados com fotografias de 2 em 2 dias p.ex. podia ser uma experiência interessante.

 

Cumps

Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

O link sem dúvida que é interessante mas a minha experiência diz o contrário!!

 

TEnho como poderão saber a RV nuns tanques que estão iluminados apenas com uma lampada de HQI de 150 W 10000 Kelvins (portanto branca) e o boom de alga coralina na RV que comprei posteriormente tem sido incrivel... Acrescento sem dosasem certa iodo e estrôncio semanalmente. Coloco água com kaklk também semanalmente.

 

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais