Novo em aquariofilia


peixescalar

Recommended Posts

Boa Noite pessoal,

 

 

Sou um membro recente deste forum e pretendia umas dicas com um escalar que adquiria à dias (2dias).

O aqua é pequeno 25x25x30 de 20L. Foi tudo comprado por impulso e sem estudo prévio.

 

Config aqua:

Bomba 300l/h c/ filtro interno

Termostato 50W

 

pH 7,5

27,5 Celsium

 

O escalar ainda não comeu das 2x diárias que tenho dado e agora cheguei a casa e ele estava assim muito parado num canto do aqua e com uma respiração um pouco ofegante.

 

Podem-me ajudar, pf?

 

Obrigado.

 

xtyw.jpg

z0mk.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas peixescalar...

 

Antes que mais deixa que te diga que compras por "impulso" nunca dão bons resultados...

 

fizeste o ciclo de azoto como manda a "natureza" ? :tapfoot:

 

ou compraste tudo por "impulso" e o peixe também e montas-te tudo no mesmo dia?

 

e 20L pareçe-me pouco para 1 escalar...

Editado por Gonçalo Melo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Obrigado pela resposta. Fiz um ciclo de mais de 2 semanas com a planta que está no aquário. O único teste que tenho agora disponível é o de pH. Que posso tentar fazer mais?

Pois..de facto,já me arrependi. O aqua foi oferecido pela namorada a pensar em poupar espaço, e eu ganancioso meti logo um escalar! :( tenho um de 60l que em tempos já tive peixes agua doce, mas a ideia tambem neste momento não era usar esse..

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Fiz um ciclo de mais de 2 semanas com a planta que está no aquário.

 

Por quanto tempo fizeste o ciclo (quanto a mais de 2 semanas) e como?

Cumprimentos,

Fernando JB

FEEDBACK: http://www.aquariofi...howtopic=191276
Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal: http://www.aquariofi...ncement=6&f=229

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Fiz o ciclo de perto de 20 dias,não contei ao certo..mas foi apenas com a água da torneira aquecida (não foi com o termostato que tenho neste momento,foi com um mais fraco e não tenho a certeza da temp),com bomba de agua(tambem nao tinha este filtro) e finalmente acho que acertei que foi com a planta..

Alguma coisa foi mal feita?:(

 

Obrigado.

 

Cumps,

Pedro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tinha um filtro,mas sem carvão activo,ou seja,era só de esponja..este filtro só comprei depois com o peixe..mas se o ciclo foi mal feito o que poderá tornar como consequência?o peixe já teria morrido,nao?

 

Obrigado pela ajuda.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite , o que tens ai é um caso complicado :scarerun: ! . Muitas vezes 2 semanas não é suficiente para o ciclo se completar, a única forma de saberes se o ciclo do azoto está completo é com testes . Visto que o peixe ainda não morreu , ou é bastante resistente e tem génes de aço :medieval_mace: , ou já tens o ciclo relativamente feito , visto que não podes tirar o peixe desse aquário para um já clicado e estabilizado , a única coisa que te posso aconselhar é tenta fazer diariamente uma troca parcial de agua ai de 10, 15 % , não alimentes o peixe em excesso e se vires que ele não comeu tenta retirar a comida para evitar poluir ainda mais a agua , e se poderes comprar uns testes de Amonia , nitritos e nitratos era bem melhor para avaliar a situação . Por ultimo acho esse aquário bastante pequeno para um escalar , tenta optar por outra fauna , ou começa a ciclar o aqua de 60L para la o meteres :smile2:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Obrigado pelas respostas. Eu fiz uma TPA na Quarta-feira (23 Jan) e fiz hoje o teste de pH e continua com 7,5. As TPA's servem para controlar o pH ou a Amonia?

Ele continua sem comer, à uma semana.. :( deverá estar à espera que a fome aperte? (~2semanas)

 

Cumps,

Pedro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A TPA serve para controlar , no teu caso, os níveis de amonia, nitritos e / ou nitratos . Num aqua maturado não é suposto que a amónia e os nitritos estejam presentes, portanto serve para controlar os nitratos.
O ph é suposto estar sempre constante, para o bem da fauna .

 

Relativamente ao peixe, neste momento apresenta algum sintoma externo ? Ou apenas a falta de apetite?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que é falta de apetite mesmo :( porque ele não apresenta nenhumas manchas ou comportamentos estranhos.. é possível que eles entrem em 'greve de fome'? Devo trocar a comida? Estou usar Flocos Wave Basic (c/ L-carnitin & Astaxantin).

 

O pH de 7,5 está bom para este tipo de peixes? Vou ter mesmo de comprar testes de Amónia... Pensava que estava relacionado, ou seja, consoante a poluição do aqua fosse aumentado ia também aumentar o pH.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

na teoria está um pouco alto, mas por experiência própria isso não tem grande problema, interessa é que o ph esteja estável, que não existam oscilações. Já mantive escalares com ph a 7,3 e viveram sempre felizes e contentes. Isso não é problema.

Experimenta trocar de comida, por ser isso, mas duvido, normalmente os peixes não são assim tão esquisitos e já passou tanto tempo, mesmo que a comida não lhe agradasse no primeiro dia, nos dias seguintes iria comer.
Tenta arranjar os testes de amonia, nitritos e nitratos, isso é que te irá dar indicações de que o ciclo está feito ou não.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Escalar continua sem comer :( TPA feita. Tentativa de fundo aspirada. Digo tentativa porque aquele 'aspirador' nada sugava, apenas o agitada mais :( também passei o filtro por água para retirar o que estava lá acumulado de ter agitado o fundo.. a água ficou bastante turva :( ainda não consegui fazer o teste da amónia.

 

Uma coisa que reparei também foi que o peixe 'sente-se' mais à vontade com a luz apagada. Estará ele ainda a 'desconfiar' do novo lar?

 

Eu sei, sou um dono bastante desajeitado, mas estou-me a esforçar!! :)

Editado por peixescalar
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Secalhar vou-me repetir um bocado mas aqui vai..

Tpa's 1x p semana de 30% da agua.. a agua que repoes deve vir a uma temperatura o mais perto possivel da que ja esta no aqua para nao haver choques termicos.

 

Repoe sempre, SEMPRE, as bacterias e um bom anti-cloro correspondentes aos litros de agua que poes no aqua nas tpa's. Alimenta com pouca comida.

 

Convem mesmo arranjares um termometro para saberes a que temperatura tens a agua, deve estar sempre entre os 26° e os 28°C, e pelo menos um teste de nitritos ou amonia.

 

Escalares apreciam a companhia de pelo menos um da mesma especie (de sexo diferente d preferencia).. mas p isso tens mesmo que lhes arranjar uma casa maior.. esse aqua ja é pequeno demais so para esse quanto mais para 2.. se conseguires fazer estes passos basicos acho que te safas ai com ele.

Qualquer duvida é so perguntares que a malta ajuda.

 

BOa sorte.

Cumps

Editado por silvia_paixao
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Obrigado pelas respostas. Entretanto, mais uma TPA feita de cerca 30%! estou a fazer 1x por semana, contudo é difícil limpar o fundo por isso existe sempre sujidade que fica..A temperatura é que chega a baixar 2 graus, mas não vejo como consigo adaptar melhor a temperatura da água.. Alguma dica?

Ele parece que já se ambientou..não 'pica' a comida directamente na tona da água, mas quando ela vem abaixo ele vai lá 'picar'. Será normal de escalares?

 

 

Abraço,
Pedro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola...

Parece que o "miudo" é timido .. ou esquesito com a comida :)

Se ele come deixa-o andar. Para limpar a sujidade do fundo eu pessoalmente uso um sifao electrico. Daqueles que funcionam com pilhas. Nao atinava com os manuais.

 

Quando faço a tpa uso esse sifao para tirar a aqua do aqua ao mesmo tempo que vou sifonando o fundo.. a porcaria vem toda p balde juntament com a agua. :)

 

Dizes que a temperatura desce 2 graus mas quando? Depois das tpa's ou ao longo dos dias?

Se for depois das tpa'tens a soluçao de " temperar" a agua antes de a pores np agua, ou seja, misturas agua quente e fria ate teres uma agua morninha o mais proximo possivel á que esta no aquario..mesmo que desça 1 ou outro grau nao e grave.. a temperatura ao fim de umas horas estabiliza outra vez.

 

Ja se for ao longo dos dias entao nesse caso quer dizer que tens um termostato com pouca potencia para a litragem do teu aqua.

Agora de inverno é sempre dificil manter estavel a temperatura da agua porque esta mais frio.

Eu por exemplo tenho um termo de 300w para um aqua d 200lts, o que supostamente devia chegar e sobrar de potencia para manter a agua estavel, e mesmo assim durante a noite tambem me desce sempre 2° de temperatura da agua.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Outra coisa. Tive a ver outra vez as fotos e queria aconselhar-te a pores uma bomba de ar com pedra difusora no aqua. Serve para dar oxigenio á agua do aquario. O teu escalar vai agradecer.

 

Ja vi que tens daqueles filtros que supostamente tmbem fazem essa oxigenaçao mas acredita.. pouco o fazem e nao é a mesma coisa.

 

No meu aqua de alevins tambem tenho uma assim e o que faço é por o filtro de forma a que a boca por onde sai a agua esteja acima do nivel da agua.. assim quando a aqua que sai do filtro cai no aqua leva tambem algum oxigenio para dentro da agua.

 

Podes fazer assim ate arranjares uma bomba de ar.

Editado por silvia_paixao
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

A temperatura desce 2 graus quando adiciono a água, mas passado uma hora já tenho novamente os 27 graus :) Outra questão, convém a água depois de sair da torneira estar um pouco em repouso para sair o coloro?

Pois, eu também tenho de ir para um eléctrico porque estou farto de fazer de bomba! lol

Ele já se sente mais em casa e inclusive já conhece os cantos à casa, dando várias voltas pelo aqua :) Acho que agora apenas se sente solitário e às vezes acho que gostava de dar uma braçada a mais! :)

 

Obrigado.

 

Cumps,

Pedro.


A dica do O2 para o aqua também já tinha lido. O filtro tem injecção de O2 externa (por um tubo) e aquilo dá para controlar, mas se tiver todo aberto faz mais barulho.. às vezes abro-o, mas como ele é só um não sei se necessita assim de tanto O2..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O2 e sempre bem vindo. Agua bem oxigenada os peixes agradecem sempre porque quanto mais oxigenio houver na agua melhor eles respiram.

 

Quanto ao cloro se usares um bom acondicionador (anti-cloro) nao precisas de deixar a agua de repouso. Eu uso sempre nas tpas e nao tenho problemas. Alem disso e um bocado complicado arranjar espaço para ter 60lts d agua a repousar 1x p semana :)

 

Acho que o teu eacalar ia mesmo apreciar companhia mas para isso deves ponderar arranjar um aqua maior.. esse é pequeno para 2 escalares.. o que te vai acontecer se juntares 2 num espaço tao pequeno é eles andarem a zaragata e ferirem se mutuamente porque nao existe espaço para fugirem e afastarem-se um do outro.

Durante o acasalamento por exemplo quando o macho esta muito chato a minha femea foge p outra ponta do aqua e esconde-se nas plantas dele ;)

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais