Co2 demora a sair


Miga_

Recommended Posts

Boas pessoal.

Tenho no meu aquário um sistema de co2 de garrafa de extintor com válvula solenóide.

Tudo funciona muito bem, mas acontece que quando o relógio liga as làmpadas/Co2, o co2 demora um pouco a sair porque a água entrou para dentro do difusor e da mangueira, então demora cerca de 30 mts para a pressão fazer sair a água e começar a sair as microbolhas.

Tenho uma válvula anti retorno, já troquei a válvula anti retorno e acontece na mesma.

Será a pressão da água que faz o tubo inchar e encher-se com água, já coloquei a válvula anti retorno mais perto da água mas acontece na mesma.

Estou a colocar do lado correcto senão não saía co2.

É preciso algum tubo mais duro ou serve daqueles para ligar os ar às pedras difusoras?

O difusor pode ser o mau da fita nisto tudo?

Obrigado a todos

 

1307449650_1.jpg

 

tubo-rigido-16mm-semitransparente.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Devias ter o CO2 ligado a um temporizador diferente do da iluminação e devia começar a deitar o CO2 pelo menos 1 horita antes das luzes acenderem e deve terminar/fechar 1 hora antes delas apagarem.

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Devias ter o CO2 ligado a um temporizador diferente do da iluminação e devia começar a deitar o CO2 pelo menos 1 horita antes das luzes acenderem e deve terminar/fechar 1 hora antes delas apagarem.

 

Abraço,

 

É o que eu tenho. Duas horas antes das luzes abre-se a válvula do CO2 e uma hora antes das luzes apagarem, fecha-se a válvula do CO2.

 

 

Ibraima

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal.

Tenho no meu aquário um sistema de co2 de garrafa de extintor com válvula solenóide.

Tudo funciona muito bem, mas acontece que quando o relógio liga as làmpadas/Co2, o co2 demora um pouco a sair porque a água entrou para dentro do difusor e da mangueira, então demora cerca de 30 mts para a pressão fazer sair a água e começar a sair as microbolhas.

Tenho uma válvula anti retorno, já troquei a válvula anti retorno e acontece na mesma.

Será a pressão da água que faz o tubo inchar e encher-se com água, já coloquei a válvula anti retorno mais perto da água mas acontece na mesma.

Estou a colocar do lado correcto senão não saía co2.

É preciso algum tubo mais duro ou serve daqueles para ligar os ar às pedras difusoras?

O difusor pode ser o mau da fita nisto tudo?

Obrigado a todos

Boas,

 

Pois... eu estava a referir-me ao texto do Miga_...

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal dos peixinhos.

Obrigado pela vossa ajuda/Respostas.

Então estou a fazer tudo bem?

Mas a água não devia entrar no difusor e no tubo, não é para isso que serve a válvula anti retorno?

O que posso fazer para não ter de ligar outro relógio?

Cumps


os difusores necessitam de x bares de pressão para começarem trabalhar, enquanto o tubo não atingir essa pressão, não sai co2 do difusor

Sim eu sei disso, mas o que quero é que a água não entre no tubo.

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Acho que estás a fazer tudo bem e é normal o que está a acontecer.

 

Quando desligas o Co2 e a água que te entra para o tubo, ela não fica sob pressão, no entanto o co2 para sair para dentro o aquario tem de ter ou criar (no tubo) pressão suficiente para vencer a resistência o teu difusor.

 

Na minha opinião tens vários aspectos a contribuir para o fenómeno que relataste, nomeadamente:

 

  1. O tubo quando não é rijido, devido à sua elasticidade demora mais tempo a criar a pressão necessária para vencer a resistência mecanica da ceramica do difusor, que dificulta a passagem do co2.
  2. Os difusores de ceramica são os que apresentam maior "resistência" à passagem do co2, logo é necessária uma maior pressão para vencer essa resistência (existem relatos frequentes de aquariofilistas que não os conseguem utilizar com co2 produzido por fermentação, pois não atinge a pressão necessária)
  3. Eventualmente a ceramica do teu difussor, poderá estar já com sujidade/algas que dificultam ainda mais a passagem do co2.
  4. Vê se não existem fugas de co2 nas uniões, pois podem também estar a contribuir negativamente para a situação.

Pessoalmente, já tive difusores de ceramica mas acabei por optar definitivamente por difusores exteriores ao aquario, que fazem a mistura do co2 com a água entre a saída do filtro (igualmente externo) e a entrada no aquario.

 

Espero ter ajudado, abraço

Editado por J_Rosado

A aquariofilia não é uma ciência exacta, mas tem alguma ciência ...

Nem toda a informação é sinónimo de conhecimento, cabe-nos fazer a sua selecção!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

 

Quando desligas o Co2 e a água que te entra para o tubo

 

Na minha opinião tens vários aspectos a contribuir para o fenómeno que relataste, nomeadamente:

 

  1. O tubo quando não é rijido
  2. Os difusores de ceramica são os que apresentam maior resistencia
  3. Vê se não existem fugas de co2 nas uniões, pois podem também estar a contribuir negativamente para a situação.

 

 

Boas e obrigado pela resposta.

O meu problema não é que a água demora a sair pois como disseste e bem precisa haver pressão para esforçar a saída da água no difusor e por aqueles microburacos, claro que demora.

O problema está em ela entrar.

Disseste, quando o tubo não é rígido, mas existe algum tubo que seja mais duro que os normais e que uso?

E não, não tenho fuga por lado nenhum, caso contrário já me tinha esvaziado o extintor coisa que já me aconteceu no passado devido a uma junção mal feita, mas já corrigi isso, e acredita quando digo esvaziou, por muito pequena que seja a fuga o extintor vai num dia.

Como disse, uso uma válvula anti-retorno, essa válvula não serve para evitar entrar água no sistema? Pois por aquilo que está a acontecer, se a água entra é porque o ar/co2 retrocede e passa pela válvula.

Obrigado pelas respostas e desculpem pela minha ignorância, mas tento perceber o que acontece quando uso uma peça para isso mesmo não acontecer.

Cumps e saúdinha pós peixinhos

Editado por Miga_
Link to comment
Partilhar nas redes sociais