Limpeza Calcario, já tentei de tudo


Recommended Posts

Bem malta, como o titulo indica, já tentei de tudo.

 

- Vinagre

- Limão

- W5 Calcarios

- Lã de aço com massa de polir.

- Raspar com faca

- Giletes

 

 

Sinceramente não sei o que ei de tentar mais, tipo, já saiu a maioria, so que nota-se manchas brancas :|

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caríssimo,

Ora bem, para tirar o calcário do vidro pode usar-se o ácido muriático que é o nome comercial do ácido clorídrico com uma concentração mais reduzida.

Se não sair com muriático, usa clorídrico.

 

Agora é muito importante:

Usar luvas e máscara (pois é corrosivo e liberta gases altamente tóxicos). Faz o trabalho numa zona arejada.

 

Tens de ter o aquário vazio e depois tens de lavar muito bem (podes usar água quente em abundância e uma escova com vinagre). Tenta não aplicar ácido na silicone.

 

Aconselho-te a ir aplicando o ácido com uma esponja (deixa um tempo a actuar e vai repetindo se vires que não limpou tudo) e ir passando um pano ou um esfregão com água quente que não risque o vidro. Podes também usar aquelas lâminas que os pintores usam para tirar os salpicos de tinta dos vidros.

 

Boa sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tipo, o aquario era do cunhado da minha namorada, ele usou o aquario durante uns tempos, depois tirou a agua e deixou o aquario ficar na cave onde aquilo é rico em humidade e aguas perdidas. resultado, o aquario ganhou camadas de calcario nos vidros (parte de fora)

 

Vou experimentar então o acido diluido em agua.

Editado por PhilipC
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tipo, o aquario era do cunhado da minha namorada, ele usou o aquario durante uns tempos, depois tirou a agua e deixou o aquario ficar na cave onde aquilo é rico em humidade e aguas perdidas. resultado, o aquario ganhou camadas de aquario nos vidros (parte de fora)

 

Vou experimentar então o acido diluido em agua.

Se for o muriático, não o diluas. E se é só na parte de fora, aplica-o com um pincel ou despeja-o do frasco com cuidado em cima do vidro de forma que não atinja a silicone. Deixa-o actuar uns 10 a 15 min. e depois limpa-o com água quente do chuveiro em abundância.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muriático e luvas.... Deitas e esfregas com esponja. É o melhor conselho que te deram.

Cuidado com os metais. o Silicone não gosta mas não sofre muito.

Local arejado e depois lava com água abundante... se passares a mão e sentires como se fosse uma camada escorregadia, deita mais água...

Tem atenção que se lavares em cima do cimento, o cimento vai ficar manchado no mínimo....

 

PauloA :character0050:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nadinha, nem tocou . Siril não funcionou.

 

 

Calcim ? É bom?

 

Muriático e luvas.... Deitas e esfregas com esponja. É o melhor conselho que te deram.

Cuidado com os metais. o Silicone não gosta mas não sofre muito.

Local arejado e depois lava com água abundante... se passares a mão e sentires como se fosse uma camada escorregadia, deita mais água...

Tem atenção que se lavares em cima do cimento, o cimento vai ficar manchado no mínimo....

 

PauloA :character0050:

Alfapa,

O PhilipC iniciou o post com uma dúvida, já lhe expliquei como há-de resolver a situação e continua a perguntar se o assunto se resolve com outros produtos, enfim, não vale a pena perder tempo a tentar ajudar.

Ele que faça como quiser e com os próximos conselhos que lhe derem (que eu já não digo mais nada).

PhilipC o calcário também sai com um martelo mas pode acontecer que se partam os vidros.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então vou te responder...

 

Não existe acido desses aqui nas lojas onde moro, apenas perguntei quais eram as opções e se as que tinha aqui nas lojas funcionavam... Se estás com essas coisas de ajudar pessoal que está com duvidas então na ajudes. Para professor não irias dar...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então vou te responder...

 

Não existe acido desses aqui nas lojas onde moro, apenas perguntei quais eram as opções e se as que tinha aqui nas lojas funcionavam... Se estás com essas coisas de ajudar pessoal que está com duvidas então na ajudes. Para professor não irias dar...

Em vez de perguntares por novos produtos, deverias ter referido que não o encontras na tua zona. Eu explicar-te-ia que esse ácido existe em qualquer drogaria, leroy Merlin, Aki, Maxmat, etc. Também é um ácido que se usa para desentupir canos. As empresas de construção usam-no para limpar cimento do mosaicos.

E já agora, não perguntaste "quais eram as opção" ao ácido muriático. Ah, para tua informação, sou professor.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas o "calcim" tem como base o acido muriatico

Vê a ficha técnica do produto e se puderes aplicar sobre vidro, experimenta.

Eu nunca ouvi falar de calcim (cá para mim é um nome comercial de um produto anti-calcário).

Como dizes, se a base é ácido muriático, serve para remover o calcário. É capaz é de ter uma concentração reduzida de ácido muriático e ser ineficaz.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já comprei no AKI ácido muriático? Em vezde levar no fim com agua quente posso lavar com agua fria de uma mangueira?

Claro, quando te falava em água quente era para diluir e remover mais rapidamente o ácido. O importante é enxaguar muito bem para não ficar resíduo nenhum de ácido. Tem cuidado com a silicone, se for algum ácido para a silicone que seja só pelo enxaguamento.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já comprei o Acído muriatico por tanto, agora é experimentar.Em vez de tirar com agua do choveiro quente posso tirar com agua fria ?

Já comprei o Acído muriatico por tanto, agora é experimentar.Em vez de tirar com agua do choveiro quente posso tirar com agua fria ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

LOL... POTAV, só estava a tentar dar mais enfase....

Em todo o caso, eu já limpei vários aquas com ácido muriático...

Quanto mais água melhor, a quente ajuda mais... mas se não há... muita de qualquer água que haja.

 

O que pode acontecer é que depois da lã de aço e massa de polir o problema já não seja o calcário....

 

Em todo o caso o muriático é 5*... tem é muito cuidado com os salpicos.. se forem para os olhos é um problema.. na pele, depende.... nas palmas das mãos pode não ser grande problema mas nos braços, ou nas costas das mãos pode causar mais que uma pequena irritação.

PauloA :character0050:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já comprei o Acído muriatico por tanto, agora é experimentar. Em vez de tirar com agua do choveiro quente posso tirar com agua fria ?

Já comprei o Acído muriatico por tanto, agora é experimentar. Em vez de tirar com agua do choveiro quente posso tirar com agua fria ?

Julguei que na minha anterior resposta tido sido explícito. Assim, podes usar água fria.

Julguei que na minha anterior resposta tido sido explícito. Assim, podes usar água fria.

Julguei que na minha anterior resposta tido sido explícito. Assim, podes usar água fria.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Foi erro do pc. Peço desculpa.

 

Já agora desisti, coloquei acido muriatico puro no vidro com um Pincel, esfreguei e nada. Continua lá a mancha.

Deixaste uns 15 minutos a actuar? Se sim, tenta agora retirar com aquelas lâminas que os pintores usam para tirar salpicos de tinta dos vidros.

Se não resultar, como te disse anteriormente, a única solução é com ácido clorídrico (que é mais corrosivo, CUIDADO - USAR LUVAS E MÁSCARA E ESPAÇO AREJADO).

Se não sair com clorídrico, é porque são fungos no interior da chapa vidro e aí não há solução.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como isto está díficil, eu vou dar outra hipótese.

 

1º Com um x-acto cortas o silicone que prende o vidro que tem essas manchas

2º Retiras esse vidro

3º Vais a um vidraceiro e pedes um com as mesmas medidas (ou seja, igual mas sem manchas)

4º Retiras todo o silicone dos vidros de onde descolaste esse manchado e limpas bem.

5º Colocas o vidro novo com silicone.

 

:naughty::naughty::naughty::naughty::naughty:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.